Seguro de Vida também pode ser útil durante a vida

Doenças graves inesperadas e outros casos justificam a contratação dessa proteção

Guia de Bolso | 03 de outubro de 2022


Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

Doenças graves inesperadas e outros casos justificam a contratação dessa proteção

Durante este e o próximo mês, são celebradas internacionalmente duas campanhas de conscientização de extrema importância: o Outubro Rosa e o Novembro Azul. Provavelmente, você já sabe que ambas são campanhas que tratam de alertar para a importância de prevenir-se e de diagnosticar precocemente o câncer (de mama e de próstata, respectivamente). Agora, você sabia que uma das formas de se prevenir contra essas e outras doenças graves é contratar um seguro de vida?

É muito comum que as pessoas associem diretamente o seguro de vida à cobertura por morte (natural ou acidental). Só que esse tipo de garantia financeira também pode ser contratada incluindo outros tipos de coberturas que podem ser muito úteis durante a vida. Veja só:

Doenças graves

Ao contratar um seguro de vida, uma das coberturas de risco que podem ser incluídas na apólice é a que protege o segurado em caso de doenças graves inesperadas.

Algumas das doenças e procedimentos que costumam ser cobertos são:

"Se eu não tivesse esse seguro, eu não sei o que ia ser hoje de mim", comentou a gaúcha Marilene Bernas, que superou um câncer de rim com o apoio de um seguro de vida. Confira o vídeo em que Marilene conta sua história e conheça também outros casos reais que comprovam as vantagens do Seguro Mulher.

Diárias por internação ou incapacidade

O que você faria se tivesse que ficar internado em um hospital ou tivesse algum tipo de incapacidade que te impedisse de trabalhar durante um certo período de tempo?

Você sabia que, em um seguro de vida, também podem ser incluídas coberturas para situações como essas? Nesses casos, o seguro oferece pagamento de indenização proporcional ou de diárias correspondentes ao período de internação ou incapacidade.

Vale esclarecer que há também corretoras que oferecem planos específicos para a cobertura desses tipos de risco, comumente denominados Seguro de Vida Renda Protegida.

Acidentes

Alguns seguros pessoais (pode ser um seguro de vida ou de saúde) também permitem a inclusão de coberturas que protegem o segurado em caso de acidentes pessoais.

Os Seguros de Vida Empresariais, normalmente, já incluem essa proteção como uma cobertura básica. Os Seguros de Vida Renda Protegida também podem servir a tal função, caso o acidente sofrido gere uma internação ou uma incapacidade temporária. Em alguns casos, há ainda planos específicos com esse objetivo, os Seguros de Acidentes Pessoais.

Em todas essas opções, a ideia é garantir o reembolso relativo a despesas médicas, hospitalares e/ou odontológicas (de acordo com a orientação médica de tratamento), caso o segurado seja vítima de um acidente pessoal (desde que este esteja previsto na apólice).

Perda de renda

Desde 1986, o trabalhador brasileiro que perde o emprego sem justa causa tem direito a receber o seguro desemprego. O valor é garantido pela Previdência Social e é oferecido gratuitamente aos cidadãos.

Só que esse valor não costuma ser muito alto. Por isso, algumas seguradoras também oferecem a opção de contratar uma garantia extra para casos como esse junto ao Seguro de Vida ou ao Seguro Renda Protegida.

Vale a pena considerar essa possibilidade.

Invalidez

Normalmente, as coberturas por invalidez já estão incluídas entre as coberturas básicas de um seguro de vida, garantindo maior tranquilidade ao segurado, durante a vida, caso venha a ficar inválido.

De toda forma, é interessante observar que podem existir algumas variações nas condições que determinam as coberturas por invalidez.

Inclusão de dependentes

Outra forma de beneficiar-se de um seguro de vida ainda em vida é incluir seus dependentes no plano. Há planos que oferecem a possibilidade de incluir cônjuges, companheiros e/ou filhos.

Em geral, os dependentes incluídos podem beneficiar-se das mesmas coberturas do segurado principal, apesar de que pode haver algumas exceções. De toda forma, vale a pena conferir essa possibilidade.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar