Onde conseguir empréstimo mais barato?

Juro em cooperativas é metade do cobrado por bancos comuns.

Vantagens da Cooperação | 29 de março de 2017
cooperativa financeira
cooperativas
cooperativas de crédito
crédito
empréstimo em cooperativa
empréstimo mais barato
empréstimos
juro de empréstimo
juro de empréstimo em cooperativa
juros
juros mais baixos
negócio cooperativo
Sicoob
taxas de juros
taxas de juros bem menores
empréstimo mais barato
empréstimo mais barato

Com taxas de juros bem menores, além de outras vantagens, as cooperativas de crédito têm sido vistas, cada vez mais, como alternativas aos bancos comuns.

Segundo dados do Banco Central, no terceiro trimestre de 2016, o volume de empréstimos concedidos por essas instituições aumentou em 8,5%, em relação ao mesmo período de 2015.

Isso porque os juros mais baixos são alguns dos principais atrativos das cooperativas. Para se ter uma noção, enquanto o Sicoob cobra em média 2,27% ao mês no empréstimo pessoal, a média cobrada pelos bancos comuns é 4,58% ao mês.

Ou seja, o juro de empréstimo em cooperativa chega a ser metade do que é cobrado por bancos comuns. E fazer parte de uma cooperativa ainda tem outras vantagens. Confira:

– Como conseguir empréstimo em uma cooperativa?

Para obter um empréstimo em uma cooperativa financeira, é preciso associar-se à instituição. Esse é um dos princípios do negócio cooperativo: todos são associados.

Tornar-se associado é relativamente simples: você deve apresentar os mesmos documentos que precisaria para abrir uma conta (identidade, CPF, comprovantes de renda e de residência). E precisa adquirir ao menos uma cota parte (o custo varia por cooperativa, mas é, em média, R$ 50).

Qualquer pessoa pode associar-se a uma cooperativa. Há cooperativas específicas para profissionais liberais, cooperativas ligadas a órgãos de classe e sindicatos e também há outras de livre admissão.

– Quais as vantagens em associar-se a uma cooperativa?

Além de ter acesso aos mesmos produtos e serviços financeiros de um banco comum com taxas de juros bem menores, quem se associa a uma cooperativa de crédito ainda tem outros benefícios, como:

Participação nas decisões – em uma cooperativa, a gestão é democrática e todos os associados têm o mesmo poder de voto, independente de suas posses. Assim, quem se associa participa das decisões da instituição, tendo maior conhecimento e controle de tudo que acontece com as suas finanças.

Distribuição de resultados – como as cooperativas não visam lucro, quando a instituição tem resultados positivos, a sobra é dividida entre os associados.

Fundo Garantidor – em caso de algum infortúnio, o associado tem a proteção do Fundo Garantidor das Cooperativas de Crédito (FGCoop), que cobre até R$ 250 mil por CPF e por cooperativa, no caso de conta corrente e investimentos (mesmas regras do FGC dos bancos comuns).

– Para quem é indicado o empréstimo em cooperativa?

Para todos. Como mencionado, qualquer pessoa pode associar-se a uma cooperativa e assim ter acesso a serviços financeiros com taxas de juros bem menores. Mas é bom ter atenção a alguns pontos:

Se você já for associado a uma cooperativa, a facilidade e rapidez de liberação do empréstimo pode ser maior. Afinal, o limite do crédito varia conforme o montante que o associado tem na cooperativa. Em todo caso, a concessão de crédito está sempre sujeita à análise e aprovação.

Para quem ainda não é associado, vale a pena pesquisar bem as instituições antes de associar-se. É bom, inclusive, checar os resultados da cooperativa nos últimos anos. Afinal, os associados participam economicamente da cooperativa tanto em caso de ganhos (recebendo sobras), quanto em caso de perdas.

Você pode ter o histórico de todas as cooperativas regulamentadas e até comparar as informações trimestrais de todas elas no site do Banco Central: selecione o mês e em Relatórios escolha ‘Resumo’. Em seguida, é só marcar as caixas correspondentes às Cooperativas).

Uma situação em que o empréstimo de cooperativa pode ser bastante indicado é para trocar uma dívida mais cara (como no cheque especial ou no rotativo do cartão) por outra menor. Afinal, as taxas em cooperativas são bem mais competitivas e podem caber melhor no seu bolso e no seu orçamento.

Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob?

Quer se associar a uma cooperativa?

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar