Proximidade e tecnologia em cooperativas financeiras

Conheça soluções tecnológicas inovadoras disponibilizadas por cooperativas

Vantagens da Cooperação | 28 de julho de 2022
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Atuar com valores mais justos e humanos, colocando as pessoas no centro de suas operações, são características intrínsecas ao cooperativismo. Em cooperativas financeiras, por exemplo, os cooperados são tratados de forma muito mais próxima do que em um banco comum. Ao mesmo tempo, essas instituições também têm se destacado quando o tema é transformação digital. Afinal, a adoção da tecnologia em cooperativas financeiras é cada vez mais intensa.

Confira alguns bons exemplos:

Aplicativos

A tecnologia em cooperativas financeiras já vai muito além do mobile banking. Ainda que este continue sendo um dos mais importantes canais digitais dessas instituições.

No caso, por exemplo, do Sicoob – sistema cooperativo financeiro presente em todos os estados do Brasil – de todas as transações realizadas pelos seus mais de 6 milhões de cooperados no ano passado, 78% foram feitas pelo App Sicoob. Além disso, a abertura de contas por meio desse aplicativo foi três vezes maior em 2021 do que no ano anterior.

"O App Sicoob é a cooperativa na palma da mão do cooperado, completo em produtos e serviços, seguro e sempre disponível, mantendo a dianteira no mercado em qualidade, com as melhores notas de avaliação nas lojas virtuais App Store e Play Store", comenta o diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob, Antônio Vilaça Júnior.

E a instituição ainda oferece outros 7 aplicativos a seus associados:

Assistentes virtuais

Os chatbots (robôs que respondem a perguntas simples em chats) já são bastante comuns. A evolução desses robôs de conversação foi que deu origem aos assistentes virtuais. E esse é outro bom exemplo da aplicação da tecnologia em cooperativas financeiras.

O Sicoob, por exemplo, conta com duas assistentes virtuais, a Alice e a Helen, soluções inspiradas em duas mulheres reais: Alice Acland e Helen Keller.

Em 2021, a Alice foi responsável por 2,8 milhões de atendimentos aos cooperados do Sicoob, apresentando 89% de retenção e 97% de assertividade nas respostas dadas a esses associados.

A Helen, por sua vez, é a assistente virtual do Sicoob que torna os canais digitais da instituição ainda mais inclusivos, seja por meio da leitura do conteúdo ou da tradução do texto na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

SUGESTÃO: podemos inserir neste tópico imagens da Alice e da Helen

Pagamentos por aproximação

Os pagamentos contactless (feitos por aproximação, sem ter que inserir o cartão na maquininha) também estão entre as tecnologias disponibilizadas por cooperativas financeiras.

Para ter uma noção, em 2021, os cooperados do Sicoob fizeram mais de 22 milhões de pagamentos dessa forma, movimentando mais de R$ 2 bilhões.

Em relação aos métodos de pagamento, vale a pena citar ainda que o Sicoob também teve destaque nas transações realizadas pelo PIX. Somente em 2021, os cooperados do Sicoob fizeram 300 milhões de transações pelo sistema, movimentando R$ 400 bilhões.

Interfaces de programação

Em 2018, antes mesmo do Banco Central (BC) começar a implantação do Sistema Financeiro Aberto no Brasil, nós já começamos a falar por aqui sobre a era Open Banking. Foi nesse ano, aliás, que o Sicoob lançou o seu Portal do Desenvolvedor, abrindo ao mercado suas interfaces de programação de aplicativos (APIs, na sigla em inglês) – que é na prática o que permite o funcionamento do Open Banking.

Atualmente, a instituição já disponibiliza mais de 140 APIs na plataforma, proporcionando mais fluidez e agilidade na integração com o Sicoob. De fato, o Sicoob foi a primeira instituição financeira cooperativista a integrar-se com o Gov.br, facilitando o acesso dos cooperados aos serviços federais, estaduais e municipais.

É válido destacar também que a instituição trabalhou no atendimento das quatro fases regulatórias do Open Finance definidas pelo BC  e já tem novas soluções previstas para lançamento no mercado.

Reconhecimento facial

Outro ótimo exemplo da aplicação da tecnologia em cooperativas financeiras é a solução de reconhecimento facial para identificação dos cooperados.

O Sicoob foi pioneiro no lançamento dessa inovação, que já estava em pleno funcionamento no App Sicoob em abril de 2020, colaborando para que os associados pudessem autenticar sua identidade e realizar suas transações de maneira segura sem ter que sair de casa (uma solução ainda mais relevante em plena pandemia).

A tecnologia rendeu ao Sicoob o Prêmio Relatório Bancário de Transformação Digital 2020 na categoria Experiência do Usuário.

O sistema que integra tudo isso

Se engana quem pensa que a transformação digital das cooperativas financeiras é um processo que só teve início recentemente.

Prova disso é a plataforma de serviços financeiros do Sicoob, o Sisbr, um sistema tecnológico responsável por integrar digitalmente os mais de 6 milhões de cooperados da instituição com mais de 40 mil colaboradores, em 372 cooperativas singulares, 16 centrais e uma confederação (que inclui um banco, uma seguradora, uma administradora de consórcios e outras entidades), fazendo funcionar mais de 3.700 pontos de atendimento por todo o Brasil.

No ano passado, o Sisbr completou duas décadas de existência e foi o responsável por conferir ao Sicoob um novo Prêmio Banking Transformation Relatório Bancário, na categoria Inclusão Financeira.

E por falar em inclusão financeira, você sabia que, em mais de 300 municípios brasileiros, o Sicoob é a única instituição financeira presente? Sabia que o Sicoob é a instituição financeira com a 2ª maior rede de atendimento do Brasil? Empregar a mão de obra local e buscar o constante contato presencial com seus associados são outras características da instituição.

Tudo isso só demonstra a proximidade das cooperativas financeiras e comprova também que a adoção da tecnologia em cooperativas financeiras é só uma das formas de aproximar ainda mais a todos os cooperados.

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