Como usar o Instagram para ter sucesso nos negócios

6 dicas valiosas para impulsionar sua marca usando essa rede social

Guia de Bolso | 24 de abril de 2019
instagram
negócio

Lançado em 2010, o Instagram é uma das redes sociais que mais cresce no mundo. São cerca de 95 milhões de fotos/vídeos publicados diariamente e 4,2 bilhões de curtidas por dia. O melhor é que você pode aproveitar toda essa popularidade da rede para divulgar seu negócio, atrair mais clientes e otimizar o relacionamento com seu público. Quer saber como?

Muitas empresas já utilizam o Instagram para divulgar seus produtos, sejam roupas, acessórios, alimentos, eletroeletrônicos, entre muitos outros. Mas também é possível utilizar a rede para divulgar serviços, para mostrar os bastidores do seu negócio ou até para fazer autopromoção (no caso de artistas, blogueiros, etc.).

Manter um perfil empresarial nessa rede social pode ser muito útil para quem deseja estreitar os laços com seu público, aumentando o engajamento e também as vendas. Se esse é o seu objetivo, confira a seguir 6 dicas valiosas de como usar o Instagram para ter mais sucesso nos negócios:

1 - Atenção ao perfil

O primeiro passo é ter um perfil comercial no Instagram. Assim, você pode ter acesso a análises e outras ferramentas úteis para aumentar seu alcance na rede. É fácil: basta acessar seu perfil, entrar nas configurações da conta e mudar para o perfil comercial, vinculando sua conta à fanpage da sua empresa no Facebook.

Atenção também ao nome do perfil e ao nome de usuário. O ideal é usar o nome da sua empresa em ambos (ex.: nome - Sua Empresa; nome de usuário - @suaempresa), para ser facilmente reconhecido e encontrado pelos seus clientes. Caso o nome já esteja sendo usado, tente adotar pontos ou sinais (ex.: @sua.empresa, @sua-empresa ou @sua_empresa, etc.).

A descrição do seu perfil também deve ser bem pensada, com o logo da sua empresa na foto do perfil (ou uma imagem única e bem representativa do seu negócio), uma biografia bem resumida (de preferência, em tópicos), incluindo um link para sua página institucional e um botão de contato.

2 - Quem é o seu público?

Essa pergunta – essencial em qualquer plano de negócio – é ainda mais importante quando se trata de uma rede social. Aliás, no Instagram, você tem a possibilidade de conhecer um pouco melhor seu público. Então, aproveite essa chance.

Assim como você faria uma pesquisa de mercado, acesse o Insta e visite o perfil de seus concorrentes e também de seus clientes. Em quê seu público está interessado? O que costuma postar? Quais outras contas segue?

Algumas empresas, inclusive, costumam compartilhar fotos de seus seguidores usando ou consumindo seus produtos e serviços (com autorização prévia, claro). É o caso da Starbucks, que aproveita as fotos sinalizadas com a hashtag da marca para postagem no perfil da empresa, aumentando o engajamento com seu público. Vale a pena inspirar-se em estratégias assim.

3 - Se a rede é social, socialize

Postar, reagir, responder, cada interação conta quando falamos de uma rede social. Para usar o Instagram como ferramenta para movimentar o seu negócio, é recomendável ser um usuário ativo. Não adianta postar só de vez em quando ou responder só a alguns comentários.

Interaja com seus seguidores e com os visitantes do seu perfil. Responda sempre a todos os comentários e procure curtir e comentar fotos deles também.

Outra dica é manter uma frequência regular de publicações. Depende um pouco do seu tipo de negócio e não precisa exagerar, mas é indicado fazer pelo menos uma postagem por dia para manter o interesse dos seus seguidores.

Além das postagens em sua linha do tempo, as histórias (ou stories) também contam e podem ajudar a deixar seu público ainda mais por dentro do seu negócio.

4 - Conteúdo de qualidade

É verdade que você deve manter uma frequência regular de postagens, mas não vale postar qualquer coisa. O Instagram é uma rede social focada em imagens. Então, zele pela qualidade das imagens que vai publicar. Outra dica é priorizar fotos sem texto. Deixe o texto para a descrição.

Observe as contas de seus concorrentes e de outras marcas que possam lhe inspirar. Pense como cada vídeo ou imagem vai aparecer para o usuário e como vai se encaixar dentro do seu perfil (na grade de fotos, junto com as demais).

Se for o caso, você também pode usar outros aplicativos para otimizar a qualidade das imagens ou para criar diferenciais (como bordas e grades de fotos). Alguns exemplos: Canva, Photo Grid, Lightroom, Snapseed.

5 - Use hashtags

Muitos usuários fazem buscas por hashtags ou seguem hashtags específicas no Instagram. Ou seja, quando você acrescenta uma hashtag na descrição da sua postagem, facilita que os usuários encontrem sua publicação.

Você pode usar hashtags regionais, com o nome da sua cidade, do seu bairro, etc. e pode também apostar em hashtags de grande popularidade, mais genéricas, com o nome do produto ou da situação (ex.: #marketing, #startup, #inovação, #verão, etc.).

Leia também: Como criar um negócio online de sucesso?

6 - Anúncios, competições e sorteios valem a pena?

No Instagram, assim como em outras redes sociais, as publicações que fazemos não aparecem para todos os nossos seguidores. Apenas para uma pequena porcentagem (que varia segundo os algoritmos da rede).

Normalmente, essa porcentagem vai aumentando de acordo com as interações em cada publicação e de acordo com sua popularidade na rede.

Para aumentar o alcance das suas publicações (para que elas cheguem a mais pessoas), o Instagram oferece a possibilidade de fazer anúncios, quer dizer, impulsionar (ou promover) essas publicações, determinando um público-alvo e um valor a ser gasto.

A ferramenta de promoção indica quantas pessoas poderão ver sua publicação de acordo com o público, o valor e o período especificados. Essa é uma estratégia válida para que mais usuários vejam sua marca. Mas existem também outras formas de conseguir mais interações: as competições e os sorteios.

Você pode, por exemplo, sortear um produto ou serviço em troca de seguidores ou de curtidas e comentários em seu perfil. Há até grupos que se reúnem para sortear prêmios maiores em troca de seguidores para todos. Outra opção é criar uma competição de fotos (ex.: a foto com a hashtag #seuproduto que tiver mais curtidas ganha um prêmio).

Ou seja, o importante é interagir com seu público. E o Instagram oferece muitas possibilidades para isso. Aproveite! Mostre sua marca, aposte em aumentar a popularidade da sua empresa e explore todo o potencial dessa rede social para fazer sucesso nos negócios.

O maior sistema de cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob acredita no seu potencial. Faça parte!

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar