Como criar um negócio online de sucesso?

Um passo a passo com 8 etapas fundamentais para fazer sucesso online

Guia de Bolso | 31 de julho de 2018
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Como criar um negócio online de sucesso?
Como criar um negócio online de sucesso?



O universo online é relativamente recente (o primeiro navegador de internet só foi lançado em 1990). Porém, novas tendências e atualizações surgem com uma velocidade impressionante. E os novos negócios online também.

No início da popularização da internet, muitas empresas usavam a web apenas para apresentarem-se institucionalmente. Aos poucos, algumas delas passaram a expandir seus negócios para o mundo digital, com e-commerce’s e anúncios online. Com as redes sociais, a comunicação com o público tornou-se ainda mais facilitada e outros tipos de negócios começaram a surgir. Atualmente, já podemos encontrar os mais diversos tipos de empresas que funcionam totalmente online.

Está pensando em criar o seu negócio online ou expandir sua empresa para o mundo virtual e não sabe por onde começar? Então, confira a seguir um passo a passo com as 8 etapas fundamentais para criar um negócio online de sucesso:

1 - Busque conhecimento e capacitação

Quem quer montar um negócio online deve buscar conhecer o universo virtual. Você não precisa, necessariamente, fazer uma especialização formal sobre o assunto. Mas é útil conhecer conceitos básicos e expressões comuns, saber como funcionam alguns processos e ferramentas, além de manter-se bem informado sobre atualizações tecnológicas e do mercado.

É proveitoso, por exemplo, entender quais os critérios de rankeamento de páginas do Google (buscador mais utilizado no mundo); compreender como funciona a exibição de conteúdo nas redes sociais e como acontecem as interações; conhecer ferramentas online de análises de dados, entre outros.

É verdade que você pode contar com a ajuda de profissionais qualificados ou empresas especializadas, seja para alguns serviços – como criar um site ou configurar um e-commerce, por exemplo – ou para toda a administração do seu negócio online.

De toda forma, o conhecimento é sempre útil. Ainda mais se você mesmo for administrar o seu negócio. Uma boa dica é buscar os cursos online do Sebrae, como estes. Você também pode assistir a tutoriais no YouTube, ouvir podcasts sobre o assunto, informar-se em sites sobre empreendedorismo, o importante é manter-se bem informado e atualizado.

2 - Defina uma área de atuação e pesquise sobre ela

No mundo online, é possível criar os mais diversos tipos de negócios. Você pode, por exemplo, vender ou revender produtos pela internet, com um e-commerce; criar um curso online, com videoaulas, exercícios e contatos de apoio; montar um blog ou um videolog com conteúdo relevante e fazer parcerias com anunciantes ou vender espaços publicitários, entre outros.

Portanto, busque algo com que você se identifique e comece a pesquisar sobre a área em que deseja atuar. Confira que tipos de sites e páginas já existem, como se comunicam, o que oferecem, etc.

Como em todo novo empreendimento, é válido começar fazendo um plano de negócio, definindo sua área de atuação, seus objetivos, seus concorrentes diretos e indiretos, além de procurar compreender seus públicos e buscar um diferencial relevante para seus clientes.

3 - Crie o seu site (ou não)

Se você vai montar um negócio online, uma das primeiras decisões que precisa tomar são os canais virtuais que vai utilizar. Você pode ter um site, um e-commerce, além de páginas nas mais diversas redes sociais. Porém, o ideal é ater-se ao que realmente é essencial para o seu negócio. Afinal, cada canal online adotado exige manutenção e acompanhamento de dados constante, o que demanda tempo e dinheiro.

Há empresas que preferem ter seu próprio site na web, enquanto alguns negócios restringem-se a canais no Youtube, outros apenas vendem seus produtos em marketplaces e não podemos esquecer também da mais recente tendência dos youtubers e instagrammers, sendo que alguns mantêm negócios de sucesso com perfil apenas nestas redes sociais.

Se for o caso de criar o seu próprio site ou blog, comece pensando no tema ou template que deseja usar, quer dizer, no layout ou design do seu site. Você pode escolher um tema já pronto, seja gratuito ou pago, e também pode criar um template exclusivo. Para isso, você pode usar plataformas como o Wordpress.com, o Wordpress.org ou o Wix.com.

Além disso, é recomendável que você registre um domínio exclusivo para o seu site (um nome e uma extensão) que deve estar disponível e deve ser de fácil lembrança para seu público. Se você quer registrar um domínio com a extensão .com.br, deve procurar o Registro.br. Para domínios .com, .org, .net, entre outros, você pode também pode buscar plataformas como o próprio Wordpress ou o Godaddy.com, entre outras.

Para que seu site esteja visível e acessível na internet, é necessário também hospedá-lo junto a uma empresa especializada. Há inúmeras possibilidades disponíveis, então, pesquise bem sobre os preços, os serviços e o atendimento oferecidos.

4 - Planeje sua estratégia nas redes sociais

O seu negócio online pode ser totalmente baseado em uma ou mais redes sociais, como o YouTube, o Facebook, o Instagram, etc. Ou você pode usar esses canais como mídia para atrair visitantes para o seu site.

Mas, antes de criar perfis corporativos em todas as redes sociais, lembre-se que você precisará alimentar essas páginas constantemente, além de manter uma interação ativa com seu público e acompanhar os resultados com frequência. Portanto, considere sua área de atuação, assim como os estilos e os públicos de cada rede social para decidir qual(is) a(s) mais adequada(s) ao seu negócio.

Além disso, procure entender como funciona a exibição e a distribuição de conteúdo na(s) rede(s) social(is) escolhida(s). Perceba que suas postagens não são exibidas para todos os seus seguidores ou fãs e que há técnicas específicas para ampliar o alcance de suas postagens e o engajamento do público.

5 - Crie uma estratégia de e-mails marketing

Para aumentar o tráfego em seu site ou em sua(s) página(s) de redes sociais, uma das estratégias recomendadas por especialistas é contar com um serviço de e-mails marketing, para criar uma lista de contatos (mailing list) dos seus visitantes, permitindo automatizar o envio de e-mails com novidades publicadas em suas páginas ou ofertas, por exemplo.

6 - Organize o e-commerce

Se você pretende vender produtos ou serviços online, precisará também definir algumas questões específicas:

7 - Gere tráfego para suas páginas

Para seu negócio online ter sucesso, não basta criar um bom site ou diversas páginas nas redes sociais. É preciso que você mantenha todos esses canais atualizados e seja ativo na atração de visitantes e seguidores.

Para isso, uma boa dica é buscar conhecimentos sobre marketing digital e investir na divulgação online do seu negócio com anúncios bem segmentados (no Google, em outros sites e/ou nas redes sociais) para atingir seu público-alvo com mais precisão.

Você também pode aproveitar o dinamismo das redes sociais para fazer testes, publicando postagens com diferentes imagens ou títulos e analisando as que alcançam maior engajamento do público.

Nas redes sociais e no caso de profissionais que produzem conteúdo, também é importante manter um nível constante de publicações, primando pela qualidade e pela relevância de cada postagem.

8 - Conheça as ferramentas de análise de dados

Como em qualquer empreendimento, nos negócios online também é preciso fazer um acompanhamento constante de dados e resultados. E o universo virtual permite a mensuração de uma infinidade de métricas, sujeitas aos mais diversos tipos de análises.

É importante, portanto, que o empreendedor online conheça as ferramentas disponibilizadas pelo próprio Google, como o Google Analytics e o Google Trends, além de outras ferramentas específicas para análises de redes sociais, de sites da concorrência, etc. Assim, é possível refletir sobre as estratégias adotadas, tomar decisões mais embasadas e progredir na construção do seu negócio online de sucesso.

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Photo by Brooke Lark on Unsplash

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