Como administrar os gastos com seu pet

Dicas para economizar e controlar as despesas sem comprometer a saúde do seu mascote.

Guia de Bolso | 23 de março de 2020
Como economizar
dicas de economia
pets
Como administrar os gastos com seu pet
Como administrar os gastos com seu pet

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:


Ter um bichinho de estimação é tudo de bom, seja um cachorro, um gato, um coelho ou até uma tartaruga. Só que, em alguns casos, os gastos com o pet podem pesar no orçamento.

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abrinpet), ter um cachorro de porte médio (entre 11 e 25kg), por exemplo, custa em torno de R$ 278 por mês.

Afinal, os mascotes são como filhos: dependem de cuidados de alimentação, de higiene, de tratamentos médicos, etc. E algumas vezes ainda surgem gastos imprevistos.

Quer saber como economizar com alguns desses itens, sem comprometer a qualidade de vida do seu animal de estimação e como administrar mensalmente os gastos com seu pet? Acompanhe:

1 – Como economizar com a alimentação

• Pesquise outras marcas e preços de ração. Nem sempre a mais cara é a melhor para seu pet. Fique atento também à marcas novas e promoções.

• Prefira comprar embalagens de ração maiores, armazenando-a em condições adequadas para melhor conservação do produto. Mas fique atento à validade da embalagem.

• Considere fazer acordos com vizinhos e amigos para a compra coletiva de ração, em maior quantidade, em atacados, por preços menores.

• Ofereça ao seu bichinho de estimação a quantidade adequada de alimentação. Encher o pote de comida a cada vez que se esvazia não faz bem para o seu pet nem para o seu bolso.

• Pela própria saúde do animal, “o petisco precisa ser um agrado bem esporádico” e não pode substituir uma alimentação de verdade, explica a veterinária Leocádia Chalita de Lima.

• Esses petiscos ocasionais também podem ser substituídos, com moderação, por algumas frutas e verduras, como maçã (sem caroço), banana (sem casca), tomate e couve-flor.

2 – Como economizar com higiene

• Diminua a frequência dos banhos no pet shop. Para cachorros, em geral, o ideal é um banho por semana. Para gatos de pelos longos, a cada duas semanas. Mas os banhos podem ser dados em casa, usando produtos adequados.

• O corte de unhas também pode ser feito em casa, com todo o cuidado.

• Você pode tentar negociar com o pet shop um pacote mensal ou bimestral para tentar reduzir os preços unitários dos serviços.

3 – Como economizar com veterinário

• Manter as vacinas do seu animal de estimação em dia, fazer a desvermifugação com mais frequência (até 4x ao ano) e usar antipulgas são exemplos de atitudes que previnem o seu pet de doenças e o seu orçamento de gastos imprevistos maiores.

• Igualmente, evitar o sedentarismo, passeando, brincando e mantendo atividades diárias com seu mascote também contribui para a saúde dele e, indiretamente, com o seu bolso.

• Você pode tentar fechar pacotes com a clínica veterinária que costuma frequentar, incluindo consultas regulares, vacinas e outros cuidados, para baratear o preço unitário dessas operações.

• Pesquise se em sua região há clínicas universitárias que ofereçam tratamentos veterinários gratuitos ou mais baratos.

• Considere o custo-benefício de contratar um plano de saúde para o seu pet. O preço do serviço varia conforme as coberturas incluídas, que podem abranger desde atendimento emergencial e medicação até internações e terapias alternativas.

4 – Como administrar os gastos mensalmente

• Faça um cofrinho específico para gastos imprevistos com seu animal de estimação. Algumas moedas e notas poupadas por mês já podem ajudar na hora de comprar um remédio ou um acessório novo.

• Quando possível, improvise nos brinquedos e acessórios. Caixas vazias e toalhas e lençóis velhos podem ajudar na acomodação dos bichinhos. Garrafas pet com pequenos furos cheias de ração ou simples bolas de meia podem ser bons brinquedos. Você também pode confeccionar você mesmo algumas roupas para o seu pet reaproveitando tecidos usados.

• Antes de sair de casa para comprar algo para o seu pet, pesquise preços em lojas online. Algumas redes especializadas oferecem descontos virtuais. Mas não deixe de considerar o preço da entrega.

• Crie um cronograma de gastos mensais para controlar as despesas que você tem com seu mascote. Além do tipo de compra, você pode especificar valores e formas de pagamento. Assim, você consegue planejar melhor os gastos do seu pet dentro do seu orçamento.

Veja um exemplo de cronograma de gastos com seu pet:

Gostou dessas dicas? Tem alguma sugestão ou comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce. Conheça também o maior sistema cooperativo financeiro do Brasil, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar