Filmes, livros e músicas para refletir sobre as finanças

9 boas sugestões para pensar na sua relação com o dinheiro com descontração

Guia de Bolso | 28 de novembro de 2019
filmes
finanças
livros
músicas
refletir
celular ao lado de notebook e fones de ouvido em uma mesa
celular ao lado de notebook e fones de ouvido em uma mesa

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Como anda sua relação com suas finanças? Muita gente só para para pensar no orçamento quando está sem dinheiro ou quando tem que pagar uma conta. Porém, refletir sobre as finanças pode ser um exercício bastante interessante, seja para estabelecer a importância do dinheiro em nosso dia a dia, para entender melhor nosso estilo de vida e definir prioridades ou para planejar-se melhor.

A reflexão sobre o tema é tão comum que existem, inclusive, várias produções e composições sobre o assunto. Por isso, assistir um bom filme, ler um bom livro ou ouvir uma música podem ser formas divertidas de pensar sobre as finanças, aprender e rever conceitos. Confira uma lista de sugestões com 3 filmes, 3 livros e 3 músicas que podem ajudar a ponderar sobre sua relação com o dinheiro:

 

🎥 Proposta indecente

O que você faria por dinheiro? Qual a importância do dinheiro em sua vida? Este filme de 1993 de Adrian Lyne ajuda a pensar sobre temas como esses.

Longe das clássicas indicações que se costuma fazer quando o assunto é dinheiro (usando filmes de Wall Street), este instigante drama mostra uma situação muito mais comum: um casal (Demi Moore e Woody Harrelson) com problemas financeiros. Com a promessa de ajudá-los, um multimilionário (Robert Redford) lhes faz uma proposta indecente. Você aceitaria?

 

🎶 Esmola - Skank

Em ritmo de pop rock e com muita animação, a música de Samuel Rosa e Chico Amaral, da banda mineira Skank, traz uma forte crítica social e faz refletir sobre as finanças, denunciando uma realidade marcada pela concentração de renda nas mãos de poucos e pela desigualdade.

Sabia que o Brasil tem a maior concentração de renda do mundo, com quase 30% da receita nas mãos de apenas 1% da população? Os dados são da pesquisa “Desigualdade Mundial 2018”, coordenada pelo economista Thomas Piketty.

A boa notícia é que existe uma forma de mudar isso: incentivando o cooperativismo, um modelo socioeconômico que jeans foi até reconhecido pela ONU por seu potencial de atuar em prol da diminuição das desigualdades. Afinal, como diz um trecho da música, “se o país não for para cada um, pode estar certo, ele não vai ser pra nenhum”.

Veja: A importância do cooperativismo para o Brasil.

 

📚 Pai Rico Pai Pobre

Segundo o autor deste bestseller, Robert Kiyosaki, “gente demais se preocupa excessivamente com o dinheiro e não com a sua maior riqueza, a educação”. O livro de Kiyosaki, inclusive, é superindicado para quem busca educação financeira.

Além de explicar como a inteligência financeira ajuda na construção de um patrimônio pessoal sólido, a obra é interessante por contestar visões comuns, como “sua casa é o seu maior patrimônio”, “busque um emprego seguro”, etc. Leia e repense.

 

🎥 Quem quer ser um Milionário?

Quando se trata de ganhar dinheiro, provavelmente, as respostas estão em sua própria vida. Essa é uma das leituras que se pode fazer sobre o filme de Danny Boyle, de 2008, e uma das lições que pode tirar da obra.

Afinal, “o que faz um rapaz sem interesse no dinheiro num concurso televisivo? E como é que ele sabe todas as respostas?" A pergunta que aparece na abertura do filme é uma das chaves para descobrir essa valiosa lição. No fim das contas, você pode perceber que não se trata de ter sorte, mas de aprender com o que vivemos.

 

🎶 O vendedor de bananas - Jorge Ben Jor

“Olha a banana, olha o bananeiro”: é com essas palavras que o comerciante, personagem da música de Jorge Ben, anuncia seus produtos. Em seguida, ele ainda se explica: “Eu sou um menino que precisa de dinheiro. Mas pra ganhar de sol a sol, eu tenho que ser bananeiro”.

O trabalhador também faz questão de enfatizar que sua atividade é honrada e que ninguém tem o direito de depreciá-lo mandando-lhe arranjar uma ocupação. Uma lição que vale recordar, para evitar preconceitos e perceber que todo tipo de trabalho é importante na constituição da nossa sociedade.

 

📚 Me poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso

Já conhece o canal Me Poupe, da youtuber Nathalia Arcuri? A Nath (como ela gosta de ser chamada) é especialista em dar boas dicas financeiras e também em falar de um jeito que todo mundo entende.

Neste livro, ela mostra que existe cura para a “dinheirofobia" e explica de forma prática lições valiosas para quem quer economizar no dia a dia e poupar mesmo ganhando pouco. Vale a pena conferir.

Conheça a Nath neste vídeo:

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar