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Ações sociais no foco da sustentabilidade corporativa

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“Daqui a cinco anos, existirão dois tipos de empresas: as que são ESG e as que não têm mais valor”, comenta o presidente do Instituto Capitalismo Consciente, Hugo Bethlem, fazendo referência à importância da adoção de práticas corporativas mais sustentáveis, incluindo as ações sociais.

Não se trata, porém, de fazer filantropia, muito menos, ações de fachada. Tendo em conta que o ser humano é o denominador comum entre todos os negócios, o mercado consumidor e a sociedade em geral, as empresas deveriam estar genuinamente preocupadas com o seu impacto socioambiental.

Mas nem sempre é fácil saber por onde começar, não é mesmo? Afinal, que tipos de ações sociais uma empresa pode realizar? Como aplicar essas novas práticas?

Confira a seguir boas dicas para implementar uma política de responsabilidade social em sua empresa e descubra também alguns exemplos inspiradores de ações sociais de sustentabilidade corporativa.

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Tipos de ações de sustentabilidade social

Para começar, é válido conhecer alguns dos principais tipos de ações sociais e projetos que uma empresa pode colocar em prática para ampliar a sustentabilidade corporativa, entre eles:

  • Ações e projetos educativos gratuitos ou de baixo custo, principalmente para pessoas de baixa renda. Podem ser voltados à educação básica, a conhecimentos específicos, ao desenvolvimento de novas habilidades, à qualificação profissional ou até à sensibilização em relação a temas relevantes, como a sustentabilidade, por exemplo.
  • Ações e projetos voltados à inclusão social e à defesa de direitos, sejam direcionados a crianças e jovens, mulheres, idosos, pessoas com deficiência ou a outros grupos.
  • Ações e projetos que visam incrementar a saúde e o bem-estar da população. Podem ser eventos esportivos, campanhas informativas e/ou de prevenção, mutirões para doação de sangue, distribuição ou doação de itens de higiene e outros acessórios úteis relacionados (máscaras, equipamentos de proteção individual, etc.), projetos de hortas comunitárias, entre outros.
  • Ações e projetos relacionados ao saneamento básico e à proteção do meio ambiente, desde mutirões de limpeza e de coleta seletiva até propostas de estímulo à reciclagem.
  • Ações e projetos culturais, artísticos, esportivos e/ou recreativos.

Além disso, as empresas ainda podem prestar assistência social direta (com campanhas do agasalho, de combate à fome ou em situações climáticas emergenciais, entre outros), apoiar entidades assistenciais e ONGs locais ou até mesmo oferecer auxílio financeiro para a construção ou manutenção de infraestruturas locais (como escolas, creches, hospitais, parques, praças, etc.).

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Como aplicar a sustentabilidade social

Atuar de maneira mais sustentável é a conduta mais indicada para todos os tipos de empresas. Negócios de todos os portes e setores de atuação deveriam parar para pensar em seus impactos socioambientais, tanto positivos como negativos.

De fato, o primeiro passo para implementar um padrão de responsabilidade social é refletir sobre o tema e sobre a situação atual do seu negócio. Nesse sentido, não basta apenas avaliar os projetos socioambientais que são ou poderiam ser realizados/apoiados. É preciso pensar também na própria cultura organizacional, nas políticas internas, desde o tratamento com seus colaboradores até as formas de uso de recursos e descarte de resíduos.

Deve-se levar em conta, portanto, tanto fatores internos quanto fatores externos.

Nesse processo de implementação, também é importante ter em conta que as ações isoladas têm efeito pontual, enquanto a mudança de atitude e os projetos de longo prazo costumam ser mais efetivos de forma perene.

Outro fator relevante é a realização de ações sociais ou projetos que realmente estejam em sintonia com as necessidades e demandas da comunidade local.

Além disso, cada tipo de empresa pode realizar diferentes tipos de ações associadas à sua área de atuação. Uma madeireira ou um comércio de tintas, por exemplo, podem contribuir para a manutenção de um parque infantil. Uma empresa de informática pode oferecer cursos sobre o tema. Uma loja de artigos esportivos pode organizar uma corrida ou outro tipo de competição. E essas são apenas algumas ideias.

Ações sociais de cooperativas

O cooperativismo é um modelo socioeconômico alternativo que tem no social sua principal razão de ser. Sem fins lucrativos, as instituições cooperativistas são constituídas por seus cooperados com o objetivo de atender a um interesse comum dos associados (administrar melhor suas finaças, por exemplo) com mais benefícios para todos, inclusive para as comunidades.

Aliás, o Interesse pela Comunidade é um dos 7 princípios do cooperativismo, conjunto de diretrizes que orienta a atuação desse tipo de instituição.

Comprovando a aplicação prática dessa ideia, o Sicoob SC/RS – central sulista de um dos maiores sistemas de cooperativas financeiras do Brasil – apresenta em seu Relatório de Sustentabilidade 2020 o conjunto de ações e projetos de engajamento da comunidade local desenvolvidos durante o ano passado pelo Instituto Sicoob e pelas cooperativas singulares que formam a instituição.

Diante do contexto nacional e global, destacam-se entre as iniciativas de caráter social, aquelas de enfrentamento da pandemia. Como resultado, 77 municípios da região foram beneficiados com um investimento total de R$ 604.717,77 (em alimentos, produtos de higiene, limpeza e proteção individual, além de insumos hospitalares) gerados por 116 ações de 31 cooperativas do Sistema SC/RS.

Além disso, entre as ações sociais das cooperativas singulares dessa central, merecem menção também:

  • Doação de lacres de alumínio para a produção de cadeiras de rodas – foram 44 quilos de lacres arrecadados pelo Sicoob MaxiCrédito e doados à Fundação Fritz Müller.
  • Doação de Móveis e Microcomputadores – Sicoob Credija e Sicoob MaxiCrédito realizam regularmente a doação de móveis e microcomputadores em bom estado substituídos nas agências.
  • Doação de uniformes utilizados para a produção de máscaras – ação realizada pelo Sicoob Oestecredi inspirada em ação já efetuada pelo Sicoob Credija que faz a doação de uniformes utilizados para a confecção de estojos e mochilas.
  • Gibi Sicoobito – publicação para o público infantil sobre educação cooperativista e conscientização ambiental produzida pelo Sicoob São Miguel e distribuída para vários municípios.
  • Oficina Gerenciar no Campo e Programa Evolua – projetos educativos e de conscientização voltados, respectivamente, para produtores rurais e empreendedores, realizados pelo Sicoob Alto Vale em parceria com o Sebrae.
  • Foco no Cooperativismo – projeto de fotografia que abre espaço nas agências do Sicoob Credisulca para a exposição de obras produzidas pelos associados.
  • Feira de produtos regionais – ação realizada pelo Sicoob Credicaru permitindo que seus associados pudessem divulgar seus produtos alimentícios e artesanais.

Campanhas do agasalho, lives solidárias, campanhas preventivas de saúde e encontros com associados e comunidades são outros exemplos das ações sociais das singulares do Sicoob SC/RS durante 2020.

Além disso, é interessante observar também os projetos desenvolvidos pelo Instituto Sicoob regional, agência de investimento social estratégico da instituição. Nesse caso, vale saber que são três as frentes de atuação do Instituto: cidadania financeira; cooperativismo e empreendedorismo; e desenvolvimento sustentável.

Nesses âmbitos, destacam-se iniciativas como a disponibilização da Coleção Financinhas para o público infantil, do curso-game Se Liga Finanças Online, voltado a um público mais jovem, a realização da Semana ENEF, assim como o apoio a projetos culturais e esportivos por meio do Edital Cooperação para o Desenvolvimento, entre outros.

Para conhecer todas as ações sociais e projetos da Central durante o ano passado, confira o tópico Engajamento das Comunidades no Relatório de Sustentabilidade 2020 do Sicoob SC/RS.

Abraça Sicoob Natal

Já que o assunto aqui são as ações sociais, nós não poderíamos deixar de comentar também sobre o projeto Abraça Sicoob. A ideia nasceu no ano passado, na própria Central SC/RS, com o objetivo de auxiliar as comunidades da região frente aos novos desafios impostos pela pandemia.

Em 2020, a campanha foi focada, então, na arrecadação de alimentos. Como resultado, 204 municípios foram beneficiados com um total de 70 toneladas de não perecíveis.

Entre junho e julho, com a chegada do inverno (mais rigoroso na região), foi realizada uma nova edição do Abraça Sicoob, dessa vez, envolvendo a arrecadação de roupas e alimentos. Nesse caso, mais de 46 mil pessoas foram beneficiadas pela doação de 46 mil peças de roupas e mais de 116 toneladas de alimentos.

Agora, chegou a vez do Abraça Sicoob Natal. A campanha já está em andamento desde novembro e, desta vez, além de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, macarrão, café, soja, açúcar, etc., também estão sendo arrecadados brinquedos novos ou usados (desde que estejam em bom estado).

As doações podem ser feitas até o dia 10 de dezembro em uma das agências do Sicoob SC/RS. Você pode consultar o ponto de coleta mais próximo de você no site oficial do Abraça Sicoob Natal.

daniele

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