Iniciativas cooperativas de sustentabilidade ambiental

Práticas de sustentabilidade ambiental corporativa que são ótimos exemplos.

Meu Negócio Sustentável | 11 de novembro de 2021
cooperativas
cooperativismo
sustentabilidade


Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Você sabia que, segundo a ONU, as iniciativas de sustentabilidade ambiental – como a reciclagem – podem ajudar a reduzir em um terço os prejuízos no meio ambiente até 2030, colaborando para manter o aquecimento global abaixo de 2ºC?

De acordo com matéria da CNN Brasil de junho deste ano, essa redução do impacto ambiental é só uma das motivações que têm levado as empresas brasileiras a investirem cada vez mais em iniciativas sustentáveis.

É bom reparar que esse universo corporativo nacional também inclui as instituições cooperativistas, entre as quais têm aumentado, igualmente, a preocupação e o cuidado com o meio ambiente.

Só que, no caso das cooperativas, essa consciência ambiental já vem de muito antes, integrando a própria essência do movimento, uma vez que está arraigada ao princípio cooperativista do ‘Interesse pela Comunidade’, que orienta as instituições cooperativistas a atuarem sempre com responsabilidade socioambiental.

Na prática, isso quer dizer que as cooperativas, além de atuarem em conformidade com as leis e normas ambientais, também realizam e apoiam projetos e ações visando a preservação e o desenvolvimento do meio ambiente.

Para entender melhor como isso acontece, confira a seguir alguns bons exemplos de iniciativas cooperativas de sustentabilidade ambiental.

Conformidade ambiental

Integralmente publicado online, o mais recente Relatório de Sustentabilidade do Sicoob SC/RS – central sulista que integra um dos maiores sistemas de cooperativas financeiras do Brasil –, é um documento que permite conhecer diversas práticas sustentáveis adotadas por cooperativas, incluindo as iniciativas de sustentabilidade ambiental da instituição e de suas 38 singulares.

Nesse contexto, vale a pena destacar, em primeiro lugar, que “o Sicoob preza pela conformidade com as leis e regulamentos relacionados às questões ambientais” (conforme o Relatório), disponibilizando aos seus públicos diversos canais para o registro de denúncias sobre inconformidades ambientais.

Durante o ano de 2020, a instituição não teve, porém, nenhum registro de multa ou notificação relacionadas ao descumprimento de leis e regulamentos ambientais.

Além disso, é válido saber que, sendo uma instituição financeira, o Sicoob SC/RS monitora o Risco Socioalmbiental das operações de concessão de crédito por meio de fiscalizações e questionários, para classificar as operações com exposição ao risco ambiental.

Água e energia

Outras iniciativas de sustentabilidade ambiental exemplares trazidas pelo Relatório do Sicoob SC/RS são relativas ao consumo consciente de água e energia.

De acordo com o documento, referente à 2020, "neste ano tão atípico, não foi possível mensurar o consumo de energia e água de forma precisa”, "pois aderimos ao Home office para preservar a saúde dos nossos empregados e associados”. De todo modo, é perceptível que, de maneira geral, devido a essa mesma razão, “houve baixas tanto no consumo de energia quanto no consumo de água".

Sobre o tema, o Relatório esclarece ainda que, quando ocorre a abertura de novos postos de atendimento (em 2020 foram inauguradas 41 novas agências), é normal haver um aumento no consumo desses recursos.

“Em contrapartida, nossas cooperativas possuem projetos de instalação de placas de captação de energia solar e cisternas, além de propagar o consumo consciente aos nossos empregados”, afirma a instituição.

Um bom exemplo disso é o do Sicoob Noroeste, cujo edifício sede, em São Lourenço do Oeste (SC), recebeu, já em 2016, o Selo “Procel A”, após a instalação de 120 painéis fotovoltaicos em sua cobertura, para a geração de energia limpa.

Além disso, o Sicoob SC/RS também disponibiliza aos seus associados "linhas de crédito para adquirir meios renováveis de energia como placas fotovoltaicas, construção de mini hidrelétricas, entre outras".

Leia também Conheças as Cooperativas de Energia Solar

Economia circular

Além de preocupar-se com o uso consciente de água e energia, o Relatório de Sustentabilidade 2020 do Sicoob SC/RS demonstra que a instituição também incentiva a responsabilidade no consumo de outros recursos.

A primeira prova disso é o Programa 'Recicla' da própria Central SC/RS. Reconhecido com o selo Instituto Sicoob, esse programa representa uma importante medida de sustentabilidade ambiental.

Outro bom exemplo nesse mesmo âmbito é o do Sicoob Credisulca que produz quase 500 quilos de resíduos de papel por mês, os quais, após serem separados e passados por uma fragmentadora, são doados à Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis do Município de Turvo, para reciclagem.

“Reciclar também é cooperar” – comenta o presidente da cooperativa, Romanim Dagostin – "é um gesto simples, mas muito significativo para o meio ambiente”.

Por outro lado, o Sicoob SC/RS também estimula a reutilização e o reaproveitamento de recursos variados, tanto dentro quanto fora da instituição.

O mencionado Relatório traz, por exemplo, o caso do Sicoob MaxiCrédito, que em 2020, arrecadou 44 quilos de lacres de alumínio, que foram doados à Fundação Fritz Müller, para serem transformados em cadeiras de rodas.

Outro caso citado pelo documento é o do Sicoob Credija que, desde 2019, tem uma parceria com artesão locais e realiza a doação de uniformes utilizados para que esses profissionais os transformem em estojos e mochilas, posteriormente doados a estudantes carentes integrantes de escolas parceiras do Cooperjovem.

Em 2020, o Sicoob Oestecredi também arrecadou e doou uniformes usados ao grupo de escoteiros de Palmitos (SC), para a confecção de máscaras de proteção para pessoas carentes do município.

Leia também Já conhece a Economia Circular?

Recuperação de nascentes

Indo além do uso consciente de recursos, como medida de sustentabilidade ambiental, o Sicoob SC/RS e suas cooperativas singulares também se envolvem em projetos de recuperação do meio ambiente e de educação ambiental.

Destaca-se, nesse contexto, o trabalho desenvolvido pelo Sicoob São Miguel que auxilia na preservação do meio, no financiamento da recuperação de nascentes e na educação ambiental das comunidades onde atua, por meio de projetos como:

Leia também Sustentabilidade e saúde têm alguma relação?

Plantio de árvores

Para completar esse conjunto de bons exemplos de iniciativas cooperativas de sustentabilidade ambiental trazidas pelo Relatório do Sicoob SC/RS, não podemos deixar de comentar sobre as ações realizadas no Dia da Árvore (21 de setembro).

Nessa oportunidade, diversas cooperativas da Central SC/RS fizeram parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) para a distribuição de mudas de plantas, tanto para funcionários, quanto para associados e comunidade.

Além disso, a data também motivou outras ações de conscientização, desde a substituição de copos descartáveis por canecas de uso pessoal até a coleta de resíduos eletrônicos para destinação correta desses componentes.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar