Volta às aulas: considere as cooperativas de ensino

8 exemplos de cooperativas de ensino de Norte a Sul do Brasil

Vantagens da Cooperação | 21 de janeiro de 2020
cooperativas de ensino
Cooperativas educacionais
cooperativismo
8 exemplos de cooperativas de ensino de Norte a Sul do Brasil
8 exemplos de cooperativas de ensino de Norte a Sul do Brasil

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Educação de qualidade é o que todo pai deseja para seus filhos. Melhor ainda se a instituição educacional souber transmitir, além dos ensinamentos curriculares tradicionais, valores como cooperação, convivência democrática, solidariedade, etc. Nesse sentido, as cooperativas de ensino se destacam. Na volta às aulas, vale a pena considerar essa opção.

Formadas normalmente por pais de alunos e/ou por professores e outros profissionais de educação, as cooperativas de ensino permitem um maior envolvimento desses responsáveis no processo de aprendizagem dos estudantes. Além disso, como as cooperativas, por lei, não visam ao lucro, os preços cobrados por matrícula e mensalidades costumam ser relativamente menores.

Não é por acaso que, de acordo com a OCB, de Norte a Sul do Brasil, já são mais de 300 cooperativas educacionais com mais de 60 mil associados. Você conhece alguma no seu município? Informe-se e considere alternativas como essas! Para ajudar, confira a seguir 8 exemplos de cooperativas de ensino nas mais diversas regiões do país.

1 – Coeducar - MG

Com um “projeto educacional voltado para a formação humanista de indivíduos autônomos, criativos, atuantes, construtores da própria realidade, éticos e socialmente comprometidos”, a Cooperativa Educacional de Viçosa - Coeducar atende atualmente a estudantes de 2 a 18 anos (da Educação Infantil ao Ensino Médio) e está em processo de implantação de novos cursos de graduação e de pós-graduação.

A cooperativa foi formada em 1992 por um grupo de profissionais de Educação, com o objetivo de propiciar a melhoria da qualidade de ensino e permitir maior participação dos pais na vida escolar de seus filhos. Desde 2011, a Coeducar funciona em sede própria, o Centro de Ensino Coeducar.

2 – Colégio Coopel - SP

A Cooperativa Educacional de Leme - Colégio Coopel nasceu em 1994, a partir da reunião de um grupo de pais que buscavam oferecer aos seus filhos uma educação de qualidade, associando valores éticos e morais à formação acadêmica, com ênfase no espírito de corresponsabilidade.

Educação corresponsável, formação cidadã e valorização de vivências são alguns dos principais pontos da proposta pedagógica da instituição, que oferece Ensino Infantil, Fundamental e Médio.

3 – Cooeduba - SP

Fundada por um grupo de pais de alunos no ano 2000, a Cooperativa Educacional Ubatuba - Cooeduba também oferece Ensino Infantil, Fundamental e Médio. O diferencial da escola está na realização de projetos extracurriculares de transformação social envolvendo crianças, jovens, educadores, pais e comunidade, como forma de relacionar os aprendizados de sala de aula com situações reais.

A instituição ainda esclarece que “baseia-se na aplicação de uma filosofia de educação sócio-construtiva com ênfase no cooperativismo, dinâmica que busca a renovação permanente de uma consciência social, crítica, solidária e democrática”.

4 – Coopeducar - BA

Promover educação de caráter democrático, buscar a coletividade em detrimento do individualismo e oportunizar a formação do ser humano para a cidadania, criando condições para a especialização profissional são alguns dos princípios da Cooperativa Educacional de Santo Antônio de Jesus, a Coopeducar.

Fundada em 1991, a cooperativa atende estudantes do maternal ao Ensino Médio, sempre focada nos ideais cooperativistas, como alternativa de convivência econômica e social mais solidária, justa, autônoma, democrática e participativa.

5 – Coopeimb - SC

Unidos para conseguir ensino de qualidade a um preço justo, um grupo de pais de estudantes catarinenses formou, em 1994, a Cooperativa Educacional de Imbituba - Coopeimb, promovendo a educação com base na democracia, na cidadania, no desenvolvimento da comunidade e na cooperação.

Atualmente, o colégio cooperativo imbitubense oferece Ensino Fundamental e Médio, adotando o método de ensino Anglo. A instituição ainda reforça como diferencial o envolvimento de pais e professores nesse processo educativo, participando dos Conselhos e das decisões da instituição.

6 – Coopen - GO

A Cooperativa de Ensino de Rio Verde - Coopen já é tradicional na região. Fundada por um grupo de pais em 1988, a instituição iniciou suas atividades no ano seguinte, já contando com 231 alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Atualmente, a Coopen também oferece Ensino Infantil. E, em todos os níveis, procura aliar a equipe pedagógica, as famílias e a comunidade no processo de formação integral do indivíduo, considerando não apenas o conhecimento, mas também a constituição de valores e a preparação dos estudantes para a melhoria do mundo que vivemos.

7 – Cooperativa Educacional Alternativa - PA

“Contribuir com responsabilidade para a educação e formação de cidadãos críticos e conscientes, valorizando os princípios éticos, morais e cooperativistas" é a missão da Cooperativa Educacional Alternativa, localizada em Belém.

Atuando desde o ano 2000, a cooperativa oferece Educação Infantil e Ensino Fundamental, com uma proposta curricular que abrange, além das tradicionais áreas de conhecimento, os processos de socialização e o desenvolvimento motor e afetivo.

8 – EIDUC - RJ

Fundada em 2003 por um grupo de educadores, a Cooperativa Educacional EIDUC  - Espaço Integrado de Educação e Cultura de Bom Jardim - atua baseada nos princípios da cooperação, da ética, da verdade, da democracia, da reflexão e do respeito pelo homem e pelo planeta.

Da Educação Infantil ao Ensino Fundamental, a prática pedagógica da EIDUC é focada na aprendizagem mediada e significativa, em que o professor é visto como um mediador e o aluno é parte ativa do processo educativo. Segundo a instituição, assim, é possível formar cidadãos comprometidos com o bem comum da sociedade.

– DICA EXTRA:

Além das cooperativas educacionais, nesta volta às aulas, vale a pena considerar também outras alternativas cooperativas. É possível cooperar na compra de materiais e uniformes, no transporte escolar e até na hora do lanche. Confira aqui.

Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Faça parte do maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar