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7 dicas para economizar na volta às aulas

O início de ano costuma ser marcado pelos gastos com férias e com impostos, como IPTU e IPVA. Mas para pais e estudantes universitários, existe ainda outro motivo de preocupação: a volta às aulas. Como os gastos com matrículas e materiais podem ser bem significativos, quem não se planeja pode acabar estourando o orçamento.

Então, para começar a se organizar, descubra como economizar na compra do material escolar:

1 – Faça uma caça ao tesouro pela casa

A princípio, essa pode não parecer uma dica de economia, mas é. A ideia é procurar pela casa todos os materiais escolares de anos anteriores e reuni-los, para ver o que ainda pode ser aproveitado. Faça as crianças entrarem na brincadeira e aproveite para ensinar a importância de atitudes de reaproveitamento como essa, evitando o desperdício e o consumismo.

2 – Coloque tudo em uma planilha

Para organizar-se melhor, coloque todos os materiais escolares da lista em uma planilha (pode ser feita em um programa de computador ou em um caderno de anotações). Em seguida, marque os materiais que já encontrou em casa e serão reaproveitados. Depois, use essa planilha para auxiliar em sua pesquisa de preços.

3 – Como economizar com livros didáticos e literatura obrigatória

Em sebos, é possível encontrar livros didáticos e literários por um preço bem mais em conta. Apesar do nome, esse tipo de loja pode oferecer produtos em ótimo estado de conservação. E a pesquisa também pode ser feita pela Internet. O site estantevirtual.com.br, por exemplo, reúne sebos de todo o Brasil e traz descrição detalhada do estado dos exemplares. Vale a pena considerar essa opção.

Além disso, no caso da literatura obrigatória, é possível pesquisar se os livros existem em alguma biblioteca próxima ou até se existe a opção do e-book virtual gratuito. No site mantido pelo Ministério Público dominiopublico.gov.br, por exemplo, é possível ter acesso a obra completa de Machado de Assis, entre outras preciosidades.

Aproveite essas opções, pesquise e registre tudo em sua planilha de materiais: marque os livros que podem ser lidos em bibliotecas, os e-books gratuitos e os preços menores encontrados.

4 – Pesquise os preços de cada item que não possui

Com sua planilha de materiais em mãos, tendo marcado os materiais que serão reaproveitados e os livros já encontrados em sebos e na internet, comece a pesquisar o preço dos demais itens da lista (de preferência pela Internet mesmo, para economizar combustivel).

Você pode estabelecer uma coluna da planilha para cada loja pesquisada, registrar o preço dos itens ali encontrados e depois somar o total de cada uma, para saber onde vale mais fazer as compras.

5 – Converse com outros pais

Essa dica pode ter três finalidades: você pode se informar sobre lojas mais em conta e outras promoções que podem ser aproveitadas; pode combinar alguns empréstimos, trocas ou até uma doação; e pode também negociar uma compra conjunta de itens que podem sair mais barato no atacado.

Ser solidário e cooperativo é sempre uma ótima solução para economizar.

6 – Levar as crianças às compras ou não, eis a questão

Para não acabar gastando mais, pode ser preferível não levar seu filho às compras, já que o ambiente pode deixar a criança hiperestimulada e cheia de novos desejos.

Mas se decidir levá-lo, você pode fazer do passeio uma aula de economia. Antes de sair de casa, converse sobre a questão, deixando clara sua situação financeira e o objetivo de economizar. Peça ajuda da criança para cumprir esse objetivo e explique que terá que abrir mão de algumas coisas. Mostre que a escolha de uma mochila de herói, por exemplo, (em vez de uma mais em conta sem personagem) pode representar um presente de aniversário mais barato. E na hora das compras, peça ajuda da criança para escolher os materiais gastando o mínimo possível.

Dependendo da idade da criança, é possível pedir ajuda também para montar a própria planilha de materiais.

7 – Se você é estudante universitário

Se é você mesmo que está voltando às aulas e precisando economizar, quase todas as dicas anteriores continuam valendo:

– planilhe tudo que vai precisar (cadernos, canetas, livros, etc.);

– procure pela casa todos os materiais que possa reaproveitar;

– busque os livros necessários em sebos, em bibliotecas e na Internet;

– pesquise bem os preços de tudo que precisar comprar; e

– converse com amigos para se informar de locais de compra mais baratos, para combinar empréstimos, trocas e doações ou para negociar compras conjuntas.

Além disso, é preciso ter em mente que durante o semestre há diversos outros gastos que podem interferir em suas finanças. Então, para organizar-se melhor, pode ser interessante fazer uma planilha financeira, registrando todos os seus ganhos e gastos, incluindo os gastos com materiais e também seus possíveis gastos variáveis ao longo do semestre (apostilas, xerox, saídas de campo, etc.). Mantendo sua planilha financeira atualizada, você consegue ter mais controle do seu orçamento e ainda descobre onde é possível economizar.

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