Qual a influência da geração de empregos na sustentabilidade

O ciclo virtuoso entre a criação de oportunidades de trabalho e a sustentabilidade

Meu Negócio Sustentável | 09 de novembro de 2022
emprego
negócios


Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

O ciclo virtuoso entre a criação de oportunidades de trabalho e a sustentabilidade

Durante a Cúpula Mundial da ONU sobre o Desenvolvimento Sustentável, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado afirmou: "Todos sabem que é impossível colocar uma cerca em volta da floresta e esperar que, por conta disso, não haja desmatamento. Se a decisão de proteger a floresta não for acompanhada de perspectivas de desenvolvimento econômico, de inclusão social e de geração de empregos, não há como garantir a proteção ambiental".

A afirmação de Machado faz referência às três dimensões do desenvolvimento sustentável – a econômica, a social e a ambiental – demonstrando que todos esses fatores são interdependentes e fundamentais para alcançar o desenvolvimento com sustentabilidade.

Mas como é exatamente que a geração de empregos influencia na sustentabilidade? Ou será que é a sustentabilidade que influencia na geração de empregos? Confira:

Trabalho Decente e Crescimento Econômico

Entre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU no âmbito da Agenda 2030, encontra-se o do Trabalho Decente e Crescimento Econômico (ODS 8).

"Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos" é o que se pretende com esse objetivo.

Para tanto, uma das metas incluídas no ODS 8 é a de "promover políticas orientadas para o desenvolvimento que apoiem as atividades produtivas, geração de emprego decente, empreendedorismo, criatividade e inovação, e incentivar a formalização e o crescimento das micro, pequenas e médias empresas, inclusive por meio do acesso a serviços financeiros".

Ou seja, a própria ONU reconhece que a geração de empregos é uma das formas de promover uma economia mais saudável, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

E se observarmos bem, podemos perceber ainda que a geração de empregos contribui diretamente para alcançar outros ODS estabelecidos pela ONU, como o da erradicação da pobreza (ODS 1), o da fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), o da saúde e bem-estar (ODS 3) e o da educação de qualidade (ODS 4), entre outros.

Fica claro, portanto, que gerar empregos decentes é uma das formas de promover a sustentabilidade em diversos níveis.

Economia sustentável e geração de empregos

De acordo com uma análise produzida pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), a transição global para economias sustentáveis e de baixa emissão de carbono tem potencial para gerar 24 milhões de novos empregos.

Segmentos como o das energias renováveis (como a solar, a eólica e a de biomassa), eficiência energética, veículos elétricos, reciclagem e reutilização devem ser alguns dos principais responsáveis pela geração de novas vagas, segundo o levantamento da OIT.

Como afirmou a diretora-geral da OIT, Deborah Greenfield, "as conclusões do nosso relatório ressaltam que os empregos dependem fortemente de um ambiente saudável e dos serviços que fornece. A economia sustentável pode permitir que milhões de pessoas superem a pobreza e proporcionem melhores condições de vida para esta e para as futuras gerações".

Ou seja, se por um lado, a geração de empregos promove a sustentabilidade, o inverso também é verdadeiro. Quer dizer, a sustentabilidade também é capaz de promover a geração de empregos. Trata-se, portanto, de um ciclo virtuoso.

Um bom exemplo

Trazendo para o nosso dia a dia toda essa relação entre a geração de empregos e a sustentabilidade, queremos comentar sobre um caso exemplar.

Para começar, é bom saber que, além do compromisso global assumido por diferentes países para promover os 17 ODS da ONU, existem também diversas iniciativas regionais nesse sentido, como por exemplo o Movimento Nacional ODS. Formada pela articulação de voluntários de diferentes setores da sociedade, essa rede nacional tem "o propósito de facilitar a incorporação dos ODS na prática das pessoas e das organizações brasileiras". Para tanto, conta, atualmente, com 15 núcleos estaduais.

Entre os signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, está o Sicoob Central SC/RS – apoiador oficial do ODS 8, Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Vale observar que o Sicoob SC/RS é uma das 16 centrais que formam o Sicoob, um sistema de cooperativas financeiras presente em todos os estados do Brasil. Sabendo disso, já fica mais fácil entender porque se trata de um caso exemplar.

Afinal, as cooperativas são instituições já reconhecidas pela valorização das pessoas e por promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável. As cooperativas financeiras, como o Sicoob, ainda contribuem para promover a inclusão financeira e a educação financeira.

Cabe destacar, ainda, que todas as cooperativas financeiras do país, juntas, foram responsáveis por gerar, entre 2020 e 2021, 10.260 novos empregos, de acordo com o AnuárioCoop 2022.

No caso específico do Sicoob SC/RS, conforme o Relatório de Sustentabilidade 2021 da instituição, houve um aumento de 14,9% no quadro de profissionais da Central entre 2020 e 2021, passando de 6.347 para 7.295 colaboradores. A instituição foi responsável, portanto, pela geração de 948 empregos em apenas um ano, mesmo sendo um período ainda marcado pela crise gerada pela pandemia de Covid-19.

O documento ainda destaca que "para o Sicoob, investir em capital humano é dar sustentabilidade aos negócios, pois quanto mais conhecimento e retenção de talentos, maior a nossa produção de valor econômico".

Em coerência com essa afirmação, a instituição ainda promove capacitações através da Escola de Dirigentes e Executivos (Edex), do Sicoob Universidade e de treinamentos realizados pelas próprias cooperativas. Em 2021, o total de treinamentos realizados pelos 7.295 colaboradores do Sicoob SC/RS somou 780.725 horas.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar