Promoções: não deixe seu dinheiro ser levado pelas aparências.

Descubra quando vale a pena aproveitar uma promoção e quando não vale.

Guia de Bolso | 18 de dezembro de 2015
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"Ofertas inacreditáveis", "descontos imperdíveis", "preços imbatíveis". Você já deve ter visto muitas chamadas promocionais como essas por aí. E talvez até já se considere vacinado contra essas estratégias mais agressivas do varejo.

Mas e quando se trata da liquidação daquela loja ou daquele saldão de eletrônicos, você é impulsionado a comprar pela diminuição de preços? Em todo caso, é preciso ter cuidado.

Preços menores podem, aparentemente, ser uma boa economia à primeira vista. Mas é preciso ficar atento a alguns pontos importantes para saber se a promoção realmente vale a pena ou não. Veja só:

1 - Não pense só no preço.

Antes de tudo, lembre que promoções são estratégias comerciais. É verdade que, se você está tentando economizar, uma promoção pode vir bem a calhar. Mas de nada adianta comprar um produto ou serviço - mesmo que por um preço supervantajoso - se você não precisar realmente dele. Não se deixe impressionar por grandes porcentagens de descontos ou por preços reduzidos. Pense antes em suas reais necessidades de comprar ou não aquele produto ou serviço em promoção. Ou pode acabar desperdiçando dinheiro em vez de economizar.

2 - Desconfie e pergunte-se: por que está em promoção?

Estar barato nem sempre é sinônimo de bom negócio. É preciso estar atento à qualidade do que será adquirido. E até parar um pouco para pensar: por que está em promoção? Será um produto ou serviço de qualidade inferior aos concorrentes? Será que não está vendendo bem? É de uma coleção anterior ou modelo antigo? É de segunda mão? E ainda é importante refletir se o produto ou serviço em promoção atende às suas necessidades e se o custo-benefício é realmente bom, diante de tudo que foi avaliado.

3 - Atenção: vontade ≠ necessidade.

Evite ficar observando ofertas e promoções de produtos que você não está precisando. Encartes promocionais, folhetos de ofertas e vitrines são alguns dos maiores responsáveis por criar desejo de compra. E para economizar, é preciso saber diferenciar muito bem esse tipo de desejo de uma real necessidade. Porém, muitas vezes, quando queremos muito alguma coisa pode até parecer que precisamos daquilo. Como resolver isso?

4 - A regra do dia seguinte.

Para quem quer controlar ou reduzir os gastos, a recomendação dos especialistas, diante de uma promoção ou desejo de compra, é esperar pelo menos 24 horas. Assim, você terá tempo para refletir se a compra é apenas uma vontade ou uma real necessidade, se o preço do produto ou serviço realmente compensa e se estará gastando bem o seu dinheiro.

Ficando atento a esses passos, você aproveita somente as melhores promoções.

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