Por que uma cooperativa financeira pode ser a melhor opção?

Muitas vezes, uma economia aqui e um resultado maior ali podem fazer toda a diferença no final do mês.

Veja, por exemplo, as vantagens que você tem em se associar a uma cooperativa financeira:

1 – Serviços financeiros com taxas muito menores.

As cooperativas financeiras (ou cooperativas de crédito) oferecem praticamente os mesmos serviços que os bancos – conta corrente, cartões de crédito e débito, poupanças e outras aplicações, linhas de crédito, etc.

Mas cooperativas são instituições sem fins lucrativos, portanto – baseadas apenas em seus custos e necessidades de reinvestimento – cobram taxas que chegam a ser até 20% menores que as dos bancos. Vale a pena conferir.

2 – Você é dono. Você opina.

Numa cooperativa financeira, você não é apenas um cliente. É um dos donos. Pode votar e ser votado. Você participa de todas as decisões, da política operacional à precificação. A gestão é democrática e transparente.

3 – Você recebe uma parte dos resultados.

Mesmo com taxas menores e produtos e serviços mais baratos, ao final do ano, as sobras (resultados financeiros da cooperativa) são distribuídas aos associados, conforme suas respectivas participações na utilização dos produtos e serviços da cooperativa.

4 – Remuneração maior.

Como a estrutura de custos de uma cooperativa costuma ser mais enxuta, a aplicação de recursos sob a modalidade de dispositivos a prazo pode gerar uma remuneração maior do que a oferecida pelos bancos locais.

5 – Crédito sob medida.

Além de oferecer acesso a financiamentos de investimentos fixos (Finame, BNDES Automático) e aos recursos subsidiários do crédito rural (PRONAF, Funcafé, etc), as cooperativas financeiras também disponibilizam linhas de crédito adequadas às condições de seus associados (valor, carência, amortização, etc). E ainda é possível fazer a antecipação de recebíveis (cheques pré-datados do comércio, duplicatas e notas promissórias); muito útil para empresários e empreendedores.

6 – Sua comunidade também sai ganhando.

As cooperativas retêm os recursos financeiros na sua área de atuação (cidade, comunidade). Assim, favorecem a democratização do crédito e a desconcentração de renda, promovendo uma verdadeira irrigação da economia local e beneficiando a comunidade. Por ser um modelo de negócios que muda o mundo, o cooperativismo foi até homenageado pela ONU em 2012.

Ainda tem dúvidas sobre como funciona uma cooperativa financeira? Saiba mais aqui.

Quer entender melhor as diferenças entre bancos e cooperativas financeiras? Clique aqui.

Conheça também o Sicoob: Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil.

Sicoob

View Comments

    • Oi Humberto, tudo bem? No Sicoob trabalhamos apenas com LCA. A rentabilidade da LCA pode ser definida por taxa de juro pré ou pós-fixada. No caso da LCA prefixada, o investidor sabe qual será a remuneração no momento da compra do título. Já quando adquire uma LCA pós-fixada, a rentabilidade geralmente é baseada em um percentual do CDI, quem por sua vez, oscila sempre muito próximo da Selic (Taxa Básica de Juros). A vatangem desse investimento é que ele é isento de IR. Para ter uma noção de simulação, indicamos esse simulador: http://mepoupenaweb.uol.com.br/simulador-lci-e-lca-pos-fixadas/
      Abraço!

Recent Posts

O que é crédito consignado e quais os tipos

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Entender o crédito…

4 semanas ago

Entenda a importância de criar uma reserva de emergência!

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Você descobre a…

1 mês ago

Confira 9 dicas sobre como se livrar das dívidas

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Diante dos desafios…

1 mês ago

5 dicas para proteger seu app financeiro

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Todo o cuidado…

1 mês ago

8 dicas para comprar o primeiro carro sem erros

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Comprar o primeiro…

1 mês ago

Golpes financeiros: quais são os mais comuns?

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Os golpes financeiros…

2 meses ago