Montar um negócio: tendências para este ano

Macrotendências do mercado e negócios em alta para você se inspirar.

Guia de Bolso | 14 de abril de 2022
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Se você está pensando em montar um negócio, é importante ficar atento às macrotendências do mercado e conhecer alguns dos principais setores e modelos de sucesso.
Se você está pensando em montar um negócio, é importante ficar atento às macrotendências do mercado e conhecer alguns dos principais setores e modelos de sucesso.


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Você sabia que, no ano passado, o número de pessoas que decidiram montar um negócio bateu recorde? De acordo com o Sebrae, mais de 3,9 milhões de empreendedores se registraram como microempreendedores individuais (MEI) ou formalizaram micro e pequenas empresas em 2021.

Por outro lado, durante este ano, o cenário macroeconômico apresenta alguns desafios extras. Inflação e juros em alta, variantes do coronavírus e eleições são alguns dos fatores de influência nesse sentido.

Ainda assim, é válido reconhecer que em toda crise há muitas oportunidades. Percebe-se, por exemplo, que a pandemia acarretou diversas mudanças no mercado e, com isso, fez surgir novas necessidades.

Segundo o próprio Sebrae, muitas das pessoas que decidiram abrir uma empresa no ano passado partiram da visualização de novas oportunidades frente às novas demandas do mercado. Por isso, o órgão avalia que essa tendência de crescimento no número de negócios abertos deve perdurar nos próximos anos.

Portanto, se você também está pensando em montar um negócio, é importante ficar atento às novas macrotendências do mercado e conhecer alguns dos principais setores e modelos que têm atraído a atenção de empreendedores e investidores.

Acompanhe:

Tendências de empreendedorismo

Além de saber que o mercado está mudando, na hora de abrir uma empresa é importante saber também que tipo de mudanças são essas e como elas têm influenciado os negócios. Confira as principais:

Além de dar mais liberdade aos colaboradores, contribuindo para sua motivação, o trabalho remoto também oferece oportunidades mais flexíveis de gestão e pode ajudar, inclusive, a reduzir gastos.

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O relacionamento com os consumidores ganha cada vez mais importância na conversão de leads e na fidelização de clientes. Nesse contexto, a criação de conteúdos interessantes e úteis tem sido considerada um fator estratégico. Vale destacar que esse conteúdo é cada vez mais omnicanal (abrangendo blogs, podcasts, redes sociais, etc.). Os influenciadores digitais, principalmente os microinfluenciadores, também têm chamado a atenção nesse panorama, assim como as vendas outbound – aquelas que priorizam o atendimento consultivo.

Com o aumento da disponibilidade de novas tecnologias, bem como do acesso a meios eletrônicos, aumenta também a utilização dessas novas ferramentas nos negócios em geral. Os chatbots, por exemplo, já estão bastante difundidos. A inteligência artificial, a internet das coisas (IoT em sua sigla em ingês) e a realidade aumentada são outros exemplos de tecnologias em ascensão no mercado.

Em paralelo ao avanço do comércio eletrônico e das transações digitais, aumenta também a preocupação com a segurança e a privacidade de dados. A consolidação da Lei Geral da Proteção de Dados Pessoais (LGPD) é um aspecto importante nesse sentido. Além disso, é cada vez maior o investimento em sistemas antifraude e outras ferramentas de segurança cibernética.

Mais que uma tendência, a sustentabilidade – sobretudo em sua abordagem ESG (ambiental, social e governança; em tradução ao português) – tem se tornado uma exigência do mercado. Preocupar-se apenas com o retorno financeiro já não é suficiente. É preciso ter atenção aos impactos socioambientais da empresa, com uma governança ética e transparente, voltada à geração de resultados positivos nessas áreas.

Negócios em alta

Agora que você já sabe quais são as principais macrotendências que têm guiado o mercado, confira também alguns dos setores e modelos de negócios que mais têm feito sucesso nos últimos tempos:

Desde o início da pandemia, o setor de saúde está em evidência. Mas engana-se quem pensa que apenas médicos e outros profissionais da área podem investir nessa ideia. Prova disso é o sucesso cada vez maior das healthtechs (startups de saúde) e dos aplicativos de fitness e saúde.

Nesse sentido, há boas oportunidades também para empreendedores que ofereçam plataformas digitais para o setor, locação de espaços, venda e aluguel de equipamentos.

Além disso, quem pensa em abrir uma empresa do tipo também deve ficar atento aos nichos existentes no setor de saúde. Já imaginou, por exemplo, montar um negócio voltado para a saúde da mulher, para a saúde da terceira idade, ou até uma clínica popular para a classe C ou para microempreendedores?

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Tendo em vista que a criação de conteúdo é uma estratégia cada vez mais importante para a atração de consumidores e manutenção de relacionamento com os clientes, este é outro modelo de negócio que deve seguir em destaque pelos próximos anos.

Sabendo ainda que esse conteúdo é cada vez mais omnicanal, há espaço para diversos tipos de profissionais e empreendedores que desejam investir nessa ideia, desde o desenvolvimento de sites à criação de conteúdo para a web, passando pela gestão de conteúdos para redes sociais e pela produção audiovisual.

Este é outro tipo de negócio que foi impulsionado pela pandemia ou, mais especificamente, pelo avanço do e-commerce durante a pandemia. Nesse sentido, ganham destaque não apenas os serviços de delivery (de alimentos e outros itens), como também as transportadoras de forma geral e até outros tipos de negócios relacionados ao setor, como aplicativos que conectam caminhoneiros autônomos, transportadoras e embarcadores.

Trabalhar vendendo o conhecimento que você já possui é outra tendência que tem se destacado na hora de montar um negócio. Nesse contexto, o setor de educação à distância (EaD) chama a atenção, apresentando crescimento contínuo no número de matrículas desde 2020. Sendo outro reflexo da pandemia que deve se prolongar por um bom tempo, ficam em evidência os negócios envolvendo cursos online, desde aulas particulares para crianças e adolescentes até o ensinamento de novas habilidades (idiomas, instrumentos, etc.).

Seguindo a tendência ESG, outros tipos de negócios que devem ganhar cada vez mais destaque são aqueles ligados à economia circular, que trata da redução, reutilização e reciclagem de materiais.

Nesse contexto, há espaço para diversos tipos de empresas, desde aquelas que produzem peças a partir de resíduos até aplicativos que conectam pessoas que tenham recursos sobrando a potenciais compradores, passando também por apps de revenda e negócios relacionados à reciclagem.

De acordo com a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), o agronegócio deve ser um dos setores responsáveis por sustentar o crescimento do PIB brasileiro este ano.

Por outra parte, a alta no preço dos insumos e do transporte é um desafio a ser superado – o que abre, por sua vez, diversas oportunidades de negócio, principalmente, para empresas que se dedicam a levar mais tecnologia ao agro.

Startups que ajudam a reduzir a utilização de agrotóxicos, empresas de tecnologia voltadas ao monitoramento de cultivos ou ao rastreamento da cadeia e aplicativos que conectam produtores rurais a desenvolvedores de tecnologia e/ou a consumidores são alguns exemplos de negócios promissores para quem pensa em abrir uma empresa do ramo.

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Segundo levantamento do Sebrae, a atividade que apresentou a maior adesão de microempreendedores individuais, entre 2020 e 2021, foi a de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios. Uma tendência que deve continuar em crescimento.

Quem pensa em montar um negócio do tipo deve, então, ter atenção à concorrência, buscando alternativas para diferenciar-se e atrair consumidores. Nesse sentido, podem ter destaque, por exemplo, os negócios circulares relacionados a ditos artigos, trabalhando com a customização e/ou com a criação de novas peças a partir de outras seminovas.

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