A localização e o valor do imóvel

6 fatores localizacionais que influenciam no custo de um imóvel.

Guia de Bolso | 22 de fevereiro de 2017
imóveis
localização estratégica
valor de um imóvel
A localização e o valor do imóvel
A localização e o valor do imóvel

Quando o assunto trata de imóveis, falar em “localização estratégica” já virou até chavão. Mas o que isso realmente quer dizer?

Que fatores relativos à localização influenciam no valor de um imóvel?

Quer saber se a localização do imóvel que você pretende comprar ou vender realmente vale a pena? Veja só:

1 - Proximidade do transporte público

Se um imóvel fica localizado próximo à uma estação de metrô, perto de uma parada ou do próprio terminal de ônibus, pode ser mais valorizado por causa disso.

Se pelo contrário, o imóvel for de difícil acesso ao transporte público, isso pode influenciar negativamente em seu valor.

Contudo, é interessante observar que, em bairros mais elitizados, essa relação pode não ser tão direta, sendo que a existência de estacionamentos, pontos de táxi e até de um heliponto pode ser mais valorizada.

2 - Proximidade de comércios e serviços

Uma boa localização deve ter fácil acesso a serviços, como escolas, hospitais, bancos, etc. E isso também vale para comércios, como supermercados, padarias, restaurantes e assim por diante.

Além desses comércios e serviços básicos, podem ser considerados diferenciais na localização a existência de outros espaços próximos, como shoppings, cinemas, etc.

3 - Proximidade de áreas verdes e de lazer

Outro ponto que tem sido cada vez mais valorizado na localização dos imóveis é a existência de áreas verdes por perto. Mesmo em grandes conglomerados urbanos, as pessoas procuram cada vez mais por locais assim.

Por isso, a existência de parques e praças próximos ao imóvel podem ser considerados como fatores de valorização.

4 - Poluição sonora

Por outro lado, podem existir também pontos desfavoráveis na localização que afetem negativamente o valor do imóvel, como a alta ocorrência de poluição sonora, por exemplo.

É o caso de imóveis próximos a ruas muito movimentadas. Apesar de, muitas vezes, um imóvel assim ter acesso fácil a transportes, comércios e serviços, o trânsito e a poluição sonora gerada pelos carros podem ser fatores que acabem desvalorizando o imóvel.

Um imóvel próximo a uma casa noturna, por exemplo, ou perto de uma feira livre, em outro caso, também pode sofrer com a poluição sonora e, consequentemente, com a desvalorização da localização.

5 - Criminalidade e violência

O histórico da localização também conta para a valorização ou desvalorização de um imóvel. Se o imóvel fica em um bairro com alto índice de criminalidade, por exemplo, certamente será desvalorizado.

Por outro lado, se um imóvel ficar próximo a um posto policial, poderá ser valorizado pela segurança.

6 - Falta de infraestrutura

Caso o imóvel localize-se em um bairro sem saneamento ou em uma rua não asfaltada, por exemplo, esses também poderão ser fatores de desvalorização.

Inversamente, em locais bem pavimentados e com boa infraestrutura básica, os imóveis tendem a ser mais valorizados.

Gostou do artigo? Tem mais alguma informação sobre o assunto para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.

Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar