Link de pagamento: o novo queridinho do comércio

Descubra como funciona, como emitir e quais as vantagens desse modelo de cobrança.

Guia de Bolso | 30 de junho de 2021
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SIPAG
Descubra como funciona, como emitir e quais as vantagens desse modelo de cobrança.
Descubra como funciona, como emitir e quais as vantagens desse modelo de cobrança.


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Aumentar o volume de vendas, reverter desistências e oferecer mais flexibilidade no pagamento são apenas algumas das vantagens que podem ser ocasionadas pela adoção das cobranças por meio de link de pagamento. Não é por acaso que essa modalidade tem se tornado cada vez mais popular entre vendedores de produtos e/ou serviços de todos os portes.

Deve-se levar em conta também que, em decorrência das medidas de distanciamento social, 2020 foi um ano histórico para o e-commerce. Mas essa tendência de crescimento – que foi acelerada pela pandemia – já se observava anteriormente e, de acordo com os especialistas, o comércio eletrônico deve continuar em ascensão pelos próximos anos.

Além disso, você sabia que mais de 96% das empresas estão presentes nas redes sociais? A esse dado – do Social Media Trends 2019 – soma-se outra informação – do Centro Regional de Estudos do Brasil – que diz que 57% das empresas usam essas mídias sociais exclusivamente para vendas online.

Diante de todo esse contexto, as vendas por meio de link de pagamento devem seguir ganhando cada vez mais adeptos.

Portanto, vale a pena entender melhor como funciona esse método, quais são as vantagens e as opções já oferecidas no mercado. Acompanhe a seguir.

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–  Como funciona para o vendedor?

Diversas instituições de pagamento, fintechs e, inclusive, algumas instituições cooperativistas, já começaram a oferecer ferramentas para que o empreendedor possa criar um link de pagamento e enviá-lo ao(s) seu(s) cliente(s) através das redes sociais, via e-mail, SMS ou WhatsApp.

O vendedor não precisa ter um site nem contar com uma plataforma de e-commerce ou possuir maquininha de cartão.

Em geral, basta acessar o app da instituição fornecedora desse serviço para criar o link de pagamento – definindo o nome do produto ou serviço, o valor a ser cobrado, a quantidade máxima de unidades a venda, a quantidade máxima de parcelas e o prazo de expiração do link – e copiá-lo ou compartilhá-lo diretamente com o(s) cliente(s).

Algumas empresas permitem oferecer a opção de pagamento por cartão de crédito ou por boleto bancário.

Em alguns casos, o empreendedor também pode personalizar a tela de pagamento, inserindo o logo de sua empresa ou alterando as cores.

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– Como funciona para o consumidor?

Ao receber um link de pagamento (seja via redes sociais, SMS, e-mail ou WhatsApp) e clicar sobre ele, o consumidor é redirecionado para uma página em que constam: o nome do vendedor ou da empresa, a descrição do produto ou serviço e o valor.

Normalmente, o cliente deve clicar em Aceitar ou Continuar para acessar a seguinte tela e preencher seus dados pessoais (identificação e endereço para entrega, por exemplo), além de escolher – se for o caso – entre pagamento em boleto ou cartão e inserir os dados do cartão (caso escolha essa alternativa) para efetuar o pagamento.

A própria ferramenta costuma gerar um comprovante para que o consumidor possa salvar ou enviar por e-mail.

– Quais as vantagens?

• Competitividade

Diversificar as modalidades de pagamento aceitas pelo seu negócio é uma maneira de facilitar a vida dos seus consumidores. Por isso, incluir as cobranças por link de pagamento entre as alternativas oferecidas aos seus clientes pode ajudar a diferenciar o seu negócio da concorrência.

• Facilidade de uso

Se para criar um link de pagamento basta preencher alguns dados, para compartilhá-lo, bastam apenas alguns cliques. Ou seja, o processo é rápido e fácil.

• Não é necessário ter um site

Para emitir um link de pagamento, o vendedor não precisa ter um site nem contar com uma plataforma de e-commerce. Basta estar cadastrado junto a uma instituição que ofereça esse serviço (como veremos no tópico a seguir).

• Reverter desistências

Mesmo para quem já tem um site ou e-commerce, o link de pagamento pode ser uma boa estratégia para a recuperação de carrinhos abandonados (compras não concluídas). Essas desistências nem sempre ocorrem por desinteresse do consumidor; pode ser por lentidão na página, por falta de informações, etc. E você pode virar esse jogo enviando a esses clientes um SMS ou e-mail, por exemplo, incluindo o link de pagamento e motivando-os a seguir com a compra.

• Simplificação da jornada de compra

Imagine que você divulga um produto para venda em um grupo de WhatsApp e, em vez de colocar o link do seu e-commerce, usa um link de pagamento. Nesse caso, o cliente não vai precisar navegar pelo site, encontrar o produto, colocar no carrinho, etc. Ele já é direcionado diretamente para a compra.

• Controle e fluxo de pagamentos

Em geral, nas próprias plataformas que oferecem o serviço de emissão de links de pagamento também é possível gerenciar esses links, ativando-os, pausando-os, desativando-os ou excluindo-os, além de ter acesso a todas as informações sobre cada um. Além disso, muitas das instituições prestadoras desses serviços disponibilizam também outras ferramentas relacionadas, como análise de risco, sistema antifraude, seguimento de contato em caso de interrupção do pagamento, etc.

Vale dizer também que, devido a todos esses fatores, o uso de links de pagamento pode contribuir também para o aumento do volume de vendas, seja por meio de vendas ativas pelas redes sociais, da promoção de produtos específicos, do estímulo direto à compra, etc.

– Como oferecer essa opção aos seus clientes?

Para emitir um link de pagamento, como comentamos, basta acessar a plataforma ou o app da instituição que presta esse serviço.

Mas é claro que, para o pagamento ser processado e transmitido para a sua conta, é necessário que você já tenha se cadastrado previamente junto a essa instituição e que seus dados estejam atualizados.

O Sicoob – um dos maiores sistemas cooperativos financeiros do país –, por exemplo, já começou a oferecer essa opção a alguns dos empreendedores que já são cadastrados como usuários da Sipag.

Em todo caso, como essa alternativa pode ser limitada a algumas atividades econômicas, é aconselhável procurar o seu gerente previamente para informar-se sobre a disponibilidade dessa opção.

Também é bom ficar atento às taxas cobradas por cada instituição, assim como aos prazos de recebimento e outras ferramentas correlatas oferecidas.

No caso de ter acesso a opções cooperativistas, como a citada Sipag, o vendedor pode desfrutar, ainda, de outras vantagens próprias do modelo, como taxas menores e outros benefícios.

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