Itapiranga, a Capital do Cooperativismo de Crédito catarinense

Conheça a história da primeira cooperativa financeira de SC e saiba mais sobre o modelo

Vantagens da Cooperação | 10 de agosto de 2022
cooperativa
história


Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

Atualmente, Santa Catarina é um dos estados brasileiros em que o movimento cooperativista é mais difundido, sendo que as cooperativas do setor financeiro são algumas das mais populares na região. Você sabia que Itapiranga foi a cidade catarinense onde teve origem essa história? Não é por acaso que o governo de SC fez questão de reconhecer a cidade como Capital do Cooperativismo de Crédito catarinense, por meio da Lei 18.390, de 7 de junho de 2022. Acompanhe e saiba mais:

As raízes do Cooperativismo de Crédito Catarinense

O ano era 1932. Nessa época, Itapiranga era ainda uma pequena colônia fundada apenas seis anos antes, com o nome de Porto Novo.

Sabendo da necessidade de auxiliar no desenvolvimento e prosperidade da colonização, o Padre Theodor Amstad (pioneiro do cooperativismo no Brasil) trabalhava para fundar diversas caixas rurais na região, de forma que agricultores e outras pessoas pudessem ajudar-se mutuamente e ter acesso a serviços financeiros.

Inspirados por essa ideia, no dia 21 de outubro de 1932, 41 agricultores, comerciantes, artesãos e prestadores de serviços que viviam na pequena colônia se reuniram para fundar a Caixa Rural União Popular de Porto Novo. Essa sociedade cooperativa de crédito rural e responsabilidade ilimitada foi, de fato, a primeira cooperativa financeira do estado, dando o pontapé inicial para o cooperativismo de crédito catarinense se desenvolver.

Cabe destacar que, desde sua fundação, seguindo os princípios do cooperativismo, a Caixa Rural de Porto Novo destinava parte dos seus resultados positivos para promover benefícios na comunidade. Com vantagens para todos, o modelo começou, então, a espalhar-se pelo estado.

De Caixa Rural a cooperativa de livre admissão

Assim como a própria cidade, a Caixa Rural União Popular de Porto Novo também mudou de nome. Mas a instituição segue em atividade até hoje, sendo conhecida atualmente como Sicoob Creditapiranga – uma das cooperativas que integram a Central SC/RS do Sicoob, uma instituição financeira presente em todos os estados do Brasil.

E essa não foi a única modificação pela qual passou a cooperativa que, agora, atua no regime de livre admissão de associados. Aliás, é válido comentar que os 41 sócios-fundadores se multiplicaram e, atualmente, o Sicoob Creditapiranga conta com mais de 24.000 associados distribuídos por sete municípios onde a cooperativa possui pontos de atendimento.

Em Santa Catarina, além da cidade de Itapiranga (onde está a sede e a agência de Santa Tereza), a instituição ainda está presente em São João do Oeste e Tunápolis. E no Rio Grande do Sul, o Sicoob Creditapiranga está presente em Tenente Portela, Três Passos, Santa Rosa e Crissiumal.

Cooperativismo de Crédito catarinense hoje

De acordo com o Relatório Censo de Associados 2021 do Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), juntos, os três estados da Região Sul (PR, SC e RS) concentram 55,39% de todos os brasileiros associados a cooperativas financeiras.

Dados de 2021 da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (OCESC) demonstram ainda que SC possui, no total, 255 cooperativas com quase 3,5 milhões de associados, sendo que a maioria dessas instituições (65) são cooperativas financeiras que reúnem, juntas, 2.658.826 cooperados.

Para ter melhor noção, basta observar o exemplo do Sicoob SC/RS, que está presente em 403 municípios de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná com 591 agências e mais de 540 correspondentes bancários. A Central é formada por 38 cooperativas singulares (entre as quais está o Sicoob Creditapiranga) e reúne 1.179.259 associados.

Em Santa Catarina, especificamente, o Sicoob SC/RS está presente em 278 dos 295 municípios do estado (mais de 94% de cobertura).

Sabendo que todo esse sucesso do cooperativismo de crédito catarinense começou há 90 anos com a Caixa Rural de Porto Novo, é impossível não reconhecer a importância de Itapiranga em toda essa história.

Itapiranga e a Casa do Cooperativismo

Filha de pequenos agricultores, nascida em Itapiranga, a deputada Marlene Fengler foi a autora do projeto de lei que levou o município a ser reconhecido como Capital do Cooperativismo de Crédito Catarinense.

Quem deseja conhecer um pouco melhor a história do movimento no estado pode agendar uma visita à Casa do Cooperativismo – um espaço dentro da sede do Sicoob Creditapiranga, que reúne objetos, fotos e documentos da trajetória da primeira cooperativa financeira de SC.

Aproveitando a oportunidade, o visitante pode descobrir ainda outras atrações da cidade. Você sabia, por exemplo, que Itapiranga foi o primeiro município do Brasil a celebrar a Oktoberfest? E essa segue sendo uma das principais festas da cidade.

As ilhas e quedas d'água formadas nas sete corredeiras do Rio Uruguai, a igreja Matriz São Pedro Canísio, o Marco das Três Fronteiras (SC, RS e Argentina) e o Museu Almiro Theobaldo Müller são outras atrações de Itapiranga que vale a pena conhecer.

Sem contar que, com o cooperativismo de crédito sendo cada vez mais forte na cidade (e em todo o estado), Itapiranga não para de se desenvolver, com cada vez mais sustentabilidade e qualidade de vida para todos.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar