Inovações tecnológicas de cooperativas

Clínicas Financeiras virtuais, tradução para Libras e muito mais.

Vantagens da Cooperação | 04 de dezembro de 2020
inovações tecnológicas
Sicoob
Conheça as inovações tecnológicas cooperativistas
Conheça as inovações tecnológicas cooperativistas

Você sabia que o cooperativismo é um modelo socioeconômico alternativo que já tem mais de um século de existência? Só que, desde que foram criadas – em 1844, em plena Revolução Industrial – as cooperativas não param de se reinventar, aproveitando-se das inovações tecnológicas em vigor para levar a cabo seu propósito fundamental, de oferecer mais benefícios a todos os seus cooperados e às comunidades.

Tomemos como exemplo o cooperativismo financeiro. Sabia que mais de 10 milhões de brasileiros já são associados a cooperativas como essas? E que juntas as cooperativas financeiras brasileiras já possuem a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional (SFN)? E é claro que essas instituições – assim como os bancos tradicionais – também costumam oferecer aos seus cooperados o acesso por meio de Internet Banking e/ou de aplicativos para dispositivos móveis. 

Mas não para por aí. Para ter uma noção, confira algumas das inovações tecnológicas que têm sido adotadas pelo maior sistema cooperativista financeiro nacional – o Sicoob:

Associação remota por app

Não é de hoje que o Sicoob está presente em todos os estados do país (e também no Distrito Federal), reunindo milhares de associados. Mas entre 2019 e 2020, o aumento na quantidade de cooperados foi expressivo, fazendo com que o Sistema já chegue a mais de 5 milhões de pessoas.

Além de ser resultado dos diferenciais do próprio modelo cooperativista – como taxas muito mais acessíveis, oportunidade de participação nas decisões e nas sobras da instituição – parte desse crescimento se deve também à possibilidade de associação remota, por meio do aplicativo Faça Parte.

A ferramenta se torna ainda mais relevante diante das recomendações de isolamento social como forma de prevenção ao novo coronavírus, já que os interessados em se tornarem cooperados podem filiar-se ao Sicoob de maneira facilitada, com apenas alguns cliques, e a partir daí, já podem começar a usufruir de todas as vantagens do cooperativismo.

Saiba mais em nosso novo e-book: O Cooperativismo Financeiro é para você! O download é gratuito.

Assistente virtual

Você já visitou algum site ou app em que é possível abrir um chat e ser respondido por um assistente virtual, para tirar dúvidas simples? Já faz algum tempo que o Sicoob adota essa tecnologia. Mas desde abril, a assistente virtual do Sicoob – a Alice – ganhou o rosto de uma simpática figura feminina.

O superintendente de Soluções Corporativas do Sicoob, Angelo Curbani comenta: “Nossa solução se destaca ao trazer uma experiência de conversação muito próxima a dos seres humanos. Por um bate papo, a Alice responde a perguntas primárias, tratando questões sem a necessidade de intermediação da Central de Atendimento. Identificamos que em mais de 70% dos casos as questões são solucionadas via Alice e, quando não o são, ela mesma direciona automaticamente para a Central ou até mesmo para o gerente de relacionamento do cooperado.”

Outra curiosidade interessante é que a assistente virtual do Sicoob foi inspirada em uma personagem real: Alice Acland, britânica responsável por organizar a primeira reunião feminina dedicada ao cooperativismo, em 1883, em Edimburgo, fundando a Aliança Cooperativa das Mulheres.

Leia também: Cooperativismo e o empoderamento feminino

Tradução para Libras

Sabia que, no Brasil, existem cerca de 9,7 milhões de pessoas surdas? Se somamos a isso as pessoas com deficiência visual e/ou intelectual, os analfabetos funcionais, idosos, disléxicos e outras pessoas com dificuldades de leitura e de compreensão de texto, podemos ter melhor noção da importância que tem uma outra inovação tecnológica recém-lançada pelo Sicoob: a Helen, uma assistente virtual para leitura do conteúdo ou tradução do texto na Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Neste caso, a inspiração veio de Helen Keller, uma escritora e ativista social norte-americana surda e cega, que lutou em defesa dos direitos sociais e, principalmente, das pessoas com necessidades especiais, além de ter sido a primeira pessoa surda e cega a entrar na faculdade.

Nesse sentido, o diretor de Tecnologia do Centro Corporativo Sicoob, Antonio Vilaça Júnior, faz questão de relembrar que todas as inovações tecnológicas adotadas pelas cooperativas servem ao propósito maior de beneficiar a todos os associados, o que, neste caso, significa “gerar conforto e inclusão para todos os nossos cooperados, não só em termos financeiros, mas de dignidade e respeito".

Seguindo essa ideia, em setembro, mês em que foi lançada esta novidade no site do Sicoob, o Sistema também apresentou uma live sobre Educação Financeira em Libras, demonstrando novamente que, para cooperar não existem barreiras.

Comunidade virtual com soluções educacionais

Em agosto de 2019, o sistema líder em cooperativismo financeiro do Brasil lançou o Sicoob Moob, um app que já se tornou uma verdadeira comunidade virtual cooperativa, permitindo a interação entre os cooperados, a participação remota em Assembleias e outros eventos do Sistema, além do acompanhamento da saúde financeira das cooperativas integrantes.

Com expansões e atualizações frequentes, o app é cada vez mais útil e funcional para todos os cooperados, incluindo, por exemplo, 27 soluções educacionais, abordando questões como liderança, gestão de pessoas, planejamento de carreira e, claro, cooperativismo.

Outros destaques do Sicoob Universidade incluídos no app:

Clínicas Financeiras Virtuais

Imagine poder conversar diretamente com um especialista para tirar dúvidas e receber dicas sobre sua situação financeira pessoal ou familiar. É exatamente essa a ideia das Clínicas Financeiras promovidas pelo Instituto Sicoob desde 2017. Só no ano passado, o programa atendeu presencialmente a mais de 16 mil pessoas em 42 municípios brasileiros.

A novidade é que, este ano, esses atendimentos estão sendo realizados online. Ou seja, o Brasil inteiro pode participar. Basta acessar o site das Clínicas Financeiras Virtuais, escolher um orientador de sua preferência e agendar sua consulta virtual na data e horário mais conveniente para você.

Colaboradores do Sicoob que aderem ao programa de voluntariado e são capacitados em Educação Financeira atendem os participantes individualmente, ouvindo suas dúvidas e oferecendo orientações sobre temas relacionados à quitação de dívidas, imposto de renda, investimentos e orçamento pessoal ou familiar. E o melhor: é totalmente gratuito.

Feirão de Agronegócios Virtual

Entre 31 de julho e 7 de agosto deste ano, o Sicoob realizou o seu primeiro Feirão Virtual de Agronegócios. Segundo Raphael Silva Santana, gerente do setor na instituição, foi notado um gargalo devido aos negócios que seriam realizados em feiras que acabaram não acontecendo, e o evento virtual foi pensado como uma alternativa viável.

Organizado dentro do app Sicoob Moob, o Feirão Virtual acabou representando muito mais que isso. De acordo com o executivo, a página do evento chegou a ter mais de 31 mil acessos e o valor prospectado em propostas chegou a R$ 43,9 milhões. 

Além disso, antes do evento, o app contava com 8 mil produtores rurais cadastrados e, ao fim do Feirão, o Sicoob Moob já tinha o dobro disso, 16 mil produtores cooperados registrados.

“Foi uma ótima oportunidade para que os cooperados realizassem negócios de forma prática e segura, em uma ambiente virtual, contando com ótimas condições para seu desenvolvimento”, completa Raphael.

Leia também: Crédito rural cooperativo

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar