5 gatilhos de vendas para identificar e não cair

Sem categoria | 04 de março de 2024
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O controle sobre seus hábitos de consumo permite que você esteja ainda mais perto dos objetivos financeiros que definiu. Uma das maneiras de ter segurança e autonomia durante as negociações, é entender como os gatilhos de vendas são usados para influenciar as suas decisões de compra.

Sabe quando você adquire algum item, mas na hora que chega em casa não entende direito porque comprou? Esse é um dos principais exemplos de gatilhos de venda em ação. Se você quer saber como se blindar desse tipo de abordagem no seu dia a dia, continue a leitura e confira nossas recomendações!

O que são gatilhos de vendas?

Os gatilhos de vendas são recursos utilizados para despertar seu interesse, influenciar suas emoções e, assim, aumentar as chances de concretização de uma transação. Ou seja, visam criar uma conexão emocional, conduzindo os consumidores ao ato da compra.

Essa estratégia explora aspectos relacionados à escassez, a urgência, a reciprocidade e a autoridade, ativando respostas automáticas no cérebro daqueles que foram expostos aos estímulos. Por exemplo, a sensação de perder uma oferta limitada pode desencadear o impulso de compra.

Por isso, é importante entender quais são eles para saber como evitar comprar itens que talvez você nem precise naquele momento, assim evitando compras impulsivas e permitindo que você mantenha sua saúde financeira em dia.

Exemplos de gatilhos de vendas

Conhecer os exemplos de gatilhos de vendas é um passo importante para evitar gastar mais do que o seu orçamento permite. Por isso, listamos os principais gatilhos, e trouxemos alguns exemplos de como são utilizados. Confira!

1. Prova Social

O gatilho da prova social se baseia no princípio de que as pessoas tendem a seguir o comportamento de outras pessoas para se sentirem socialmente aceitas, especialmente em situações de incerteza.

Por exemplo, é comum que quando um consumidor está em dúvida sobre um determinado produto ou serviço, ele procure por avaliações para saber o que outros indivíduos estão falando sobre tal item.

Essas avaliações têm potencial de influenciar positivamente os consumidores, indicando que outros já tiveram uma experiência positiva. Ou seja, ao ver que outras pessoas estão satisfeitas, você acaba se convencendo a comprar.

2. Autoridade

O gatilho da autoridade costuma explorar a tendência das pessoas em confiar e seguir figuras de autoridade reconhecidas, gerando uma tendência à compra pela indicação dela.

Um exemplo é quando você vê um comercial de pasta de dente com alguém famoso falando sobre a marca. Essa ação visa aproveitar a confiança que as pessoas têm em fontes consideradas conhecidas.

Ter atenção para evitar cair nesse gatilho de venda é importante para manter a sua saúde financeira. Além disso, ter controle sobre os seus gastos ao não entrar nesse tipo de estratégia é uma ótima maneira de economizar para alcançar os objetivos.

3. Escassez

A escassez é muito utilizada para criar a percepção de que os produtos ou serviços que estão sendo oferecidos são limitados e, portanto, podem acabar logo.

Esse recurso é muito utilizado em e-commerces para fazer com que os consumidores tomem decisões de forma ágil, evitando perder aquela condição especial. Em alguns casos a oferta imperdível nem existe, o que pode fazer com que você leve para casa algo que nem precisa.

Um exemplo clássico são os anúncios de um produto que está disponível por tempo limitado ou que há apenas um número restrito de unidades disponíveis, como “promoção válida somente para os primeiros X clientes”.

4. Novidade

O gatilho da novidade explora o fascínio humano pelo novo e pelo inexplorado. Ao destacar recursos exclusivos, atualizações recentes ou inovações em um produto, ou serviço, as empresas podem atrair a atenção dos consumidores, despertando seu interesse e curiosidade.

Ele pode ser combinado com outro gatilho, o da antecipação, para gerar um sentimento de que é exclusivo e que não terá muitas unidades disponíveis para a compra. Assim, levam os consumidores a agir impulsivamente.

5. Urgência

Por fim, vale mencionar o gatilho da urgência. Ele é muito parecido com a escassez, mas enfatiza a necessidade imediata de ação. Descontos ou ofertas especiais por um tempo limitado são exemplos de como a urgência pode ser criada.

Ao estabelecer um prazo para uma promoção, as empresas incentivam os consumidores a tomarem decisões rápidas, evitando com que tenham tempo de pensar no ato da compra.

Como não cair em gatilhos de vendas?

Após entender quais são os principais tipos de gatilhos utilizados, é hora de descobrir quais práticas ajudam a aumentar sua consciência e evitar que você se exponha a esse tipo de estratégia. Siga a leitura e descubra como se livrar de vez dos gatilhos de vendas.

Tenha o hábito de pesquisar

Seja na internet ou mesmo em lojas físicas, é importante fazer uma boa pesquisa antes de qualquer decisão de compra. Quanto maior o valor da compra, maior também tende a ser a pesquisa realizada para encontrar a melhor oferta.

Também é importante não confiar cegamente nos representantes comerciais que realizam seu atendimento. Isso não significa que há necessidade de desconfiar de todos, mas uma visão crítica contribui para evitar compras desnecessárias.

Defina limites para o orçamento

Um dos grandes aliados para o seu controle financeiro é estabelecer um limite para determinadas categorias de gastos. Ter critérios específicos pode evitar compras por impulso, especialmente aquelas motivadas pelos gatilhos de escassez, urgência e novidade.

Essa clareza sobre as restrições no orçamento ajuda a manter o hábito de poupar, mas sem renunciar a itens importantes para sua qualidade de vida. Selecionar os itens que oferecem maior satisfação, faz com que todo dinheiro gasto seja bem aproveitado.

Lembre-se das suas metas

Por fim, vale ter em mente as metas financeiras que você estipulou com o orçamento. Por exemplo, se deseja comprar um imóvel será necessário gastar menos do que ganha e cair em gatilhos de vendas pode acabar prejudicando os seus objetivos por te levar a gastar mais do que deve.

Ao conhecer os principais gatilhos de vendas e vendo as dicas que ajudam a evitá-los, você tem mais recursos para manter a disciplina financeira e caminhar rumo aos seus objetivos. Portanto, não deixe de aplicar cada uma das práticas que você viu ao longo deste texto. Além disso, continue a sua jornada de aprendizado sobre finanças.

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