Empreendedorismo sustentável: conheça bons exemplos

Meu Negócio Sustentável | 29 de novembro de 2022

Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo.

Pequenas, médias e grandes empresas que colocam a sustentabilidade em prática

É cada vez maior o número de pessoas que se preocupa em preservar o meio ambiente, frear os efeitos da mudança climática e apoiar causas sociais. Pesquisa da Valor Investe indica um aumento de 112% no número de consumidores de produtos que geram benefícios ao meio ambiente. De acordo ainda com a Você RH, a rentabilidade nos negócios sustentáveis na Bolsa de Valores (Ibovespa) é 28% maior do que a de negócios não sustentáveis. Não é por acaso, portanto, que o empreendedorismo sustentável tem feito cada vez mais sucesso.

Vale esclarecer que empreender de forma sustentável significa levar em conta, além da viabilidade econômica, os impactos ambientais e sociais do negócio, buscando adotar boas práticas de governança, cuidados com o meio ambiente e com a sociedade de forma geral.

Além disso, é importante reforçar que o empreendedorismo sustentável não é uma exclusividade de grandes empresas e corporações. Nós inclusive já comentamos por aqui anteriormente como aplicar ESG em micro e pequenas empresas. Agora, queremos trazer alguns bons exemplos para você se inspirar. Veja só:

A Magikjc é uma organização de empreendimentos imobiliários certificada pelo Sistema B e por isso é um ótimo exemplo de empreendedorismo sustentável.

Entre as ações de impacto social positivo da companhia estão: a doação de terrenos para as comunidades utilizarem como hortas comunitárias ou bicicletários; a realização de atividades educativas, culturais e artísticas para alunos de escolas públicas; e projetos sociais como o Sopão, que beneficia famílias em situação de vulnerabilidade.

A empresa ainda adota estratégias para o uso racional de água e energia, contribuindo para um menor impacto ambiental.

Um caso exemplar de empreendedorismo sustentável no e-commerce é a Morada da Floresta. A loja vende itens para a compostagem residencial, produtos de maternidade sustentável (como fraldas ecológicas) e outros acessórios que promovem o cuidado com o meio ambiente.

A marca ainda realiza a separação e destinação correta de resíduos, a captação e o reuso de água da chuva e o plantio de hortas urbanas, além de promover cursos e oficinas para comunidades e empresas abordando a educação socioambiental.

Como o próprio nome já sugere, a Papel Semente produz papéis plantáveis. E para isso a empresa faz uso de material reciclado biodegradável, adicionando sementes de flores, hortaliças e condimentos. O próprio negócio da empresa, portanto, já evita a derrubada de novas árvores, promove a reciclagem e o cuidado com o meio ambiente.

Além disso, a Papel Semente dá preferência à contratação de colaboradores que residem na comunidade onde está a sede da companhia. E para completar oferece palestras para universidades, escolas e empresas, sensibilizando sobre as causas ambientais, sociais e de empreendedorismo sustentável.

A Positiv.a é um exemplo de empreendedorismo sustentável do ramo da higiene e limpeza. Isso mesmo! A empresa produz produtos de higiene (como sabonetes, hidratantes e xampus) e produtos de limpeza (de lava-louças a limpadores multiuso) fabricados com materiais ecológicos, biodegradáveis e menos tóxicos para o meio ambiente. As embalagens dos produtos ainda são todas recicladas.

Para completar, a empresa trabalha diretamente com agricultores familiares na cocriação dos produtos e busca aproximar os clientes dos produtores por meio do projeto De Onde Vem.

A Revoada é uma empresa que combina moda e sustentabilidade. Câmaras de pneu e guarda-chuva descartados são as principais matérias-primas utilizadas na produção das bolsas e mochilas da marca.

Além disso, a Revoada também oferece consultorias para ajudar outras empresas e indústrias a repensar seus processos produtivos e a geração de resíduos, criar eco-produtos e implantar relações de consumo consciente.

Sicoob

O Sicoob é um sistema de cooperativas financeiras presente em todos os estados do Brasil. Firmado nos valores do cooperativismo, a instituição é centrada nas pessoas, envolvendo cooperados, colaboradores e comunidades.

Uma dos benefícios sociais de destaque da instituição é a promoção da inclusão financeira, levando produtos e serviços bancários a municípios e comunidades onde os bancos tradicionais não chegam.

Além disso, o Sicoob também desenvolve diversas iniciativas para a promoção da educação financeira, principalmente através do Instituto Sicoob – agência de investimento social da instituição. Aliás, esse Instituto também desenvolve variadas ações sociais, desde ações filantrópicas até iniciativas culturais.

Para completar, as próprias cooperativas que fazem parte do sistema também realizam ações e projetos socioambientais próprios. Conheça alguns deles aqui e aqui.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar