Dinheiro: você está usando corretamente?

8 questões essenciais para saber se você está administrando bem as suas finanças.

Guia de Bolso | 30 de dezembro de 2015
aposentadoria
como usar o dinheiro
dinheiro
dívidas no cartão de crédito
poupa dinheiro
Previdência Social
como usar o dinheiro
como usar o dinheiro

Salários reduzidos não são a única origem de problemas financeiros. Quem não usa corretamente seu dinheiro ou faz uma má administração do orçamento, mesmo que ganhe bem, pode vir a ter problemas com as contas.

Por outro lado, uma organização eficiente de ganhos e gastos aliada a uma boa consciência sobre o uso do dinheiro pode fazer com que um salário mediano renda muito mais.

Usar corretamente seu dinheiro pode lhe garantir mais tranquilidade e segurança, além de fazê-lo render mais e ajudar a realizar seus sonhos. Quer saber se você está fazendo isso do jeito certo? Então, responda sinceramente para você mesmo as questões a seguir e veja também sugestões para cuidar melhor do seu dinheiro:

1 - Você sabe exatamente quanto dinheiro ganha e quanto gasta por mês?

(  ) SIM      

(  ) NÃO   - Manter uma planilha financeira com seus lucros e despesas anotados (e mensalmente atualizados) é uma boa forma de controlar melhor seu orçamento. Assim, é possível perceber exatamente em que você costuma gastar mais e em que pontos pode economizar.

2 - Você tem dívidas no cartão de crédito?

(  ) SIM       - Procure quitá-las o mais rápido possível. Para isso, avalie a possibilidade de um empréstimo pessoal, que costuma cobrar taxas de juros menores do que as do cartão. Considere ainda que, em uma cooperativa de crédito, é possível encontrar cartões, empréstimos e outros produtos e serviços financeiros com taxas bem menores do que em bancos comuns.

(  ) NÃO    

3 - Você costuma levar um susto quando chegam as contas?

(  ) SIM       - Se você se assusta com o valor das suas contas usuais, o que faria em um caso de emergência? Talvez seja preciso repensar o uso do seu dinheiro. Comece a registrar seus gastos do dia a dia para manter um controle maior. Crie uma planilha financeira e passe a planejar melhor seu orçamento.

(  ) NÃO    

4 - Você tem uma reserva de emergência?

(  ) SIM      

(  ) NÃO     - Infelizmente, ninguém está livre de uma emergência ou fatalidade. E uma situação assim pode acabar fazendo um grande rombo em seu orçamento, caso você não esteja preparado. Então, comece a organizar melhor suas finanças e planejar melhor o uso do seu dinheiro, para criar sua reserva e ficar mais tranquilo em qualquer situação.

Aprenda a lidar com emergências financeiras

5 - Você poupa dinheiro todo mês?

(  ) SIM      

(  ) NÃO     - Seja para estar preparado em uma emergência, para cuidar do seu futuro ou                   para realizar sonhos, poupar é uma atitude fundamental. Não espere o dinheiro                      sobrar para começar a poupar. Replaneje-se. Registre seus ganhos e gastos e            economize pelo menos 10% do que ganha todo mês.

Descubra as melhores maneiras de se planejar para poupar

6 - Você investe seu dinheiro?

(  ) SIM      

(  ) NÃO     - Além de poupar dinheiro todo mês, uma atitude inteligente para fazê-lo render é investi-lo. E lembre-se que a poupança nem sempre é a melhor alternativa para isso. Considere, por exemplo, investimentos pós-fixados ou de renda fixa. Analise também as taxas de retorno oferecidas por cooperativas de crédito, que podem ser maiores que as dos bancos comuns.

7 - Você guarda dinheiro para sua aposentadoria?

(  ) SIM      

(  ) NÃO     - Confiar apenas na Previdência Social pode não ser a melhor opção. Se você quer garantir uma aposentadoria tranquila, pense em iniciar um plano de Previdência Privada que possa ter bons rendimentos em longo prazo. Quanto antes começar, mais seu dinheiro pode render. E com a ajuda dos juros compostos, você pode receber até mais do que investiu.

8 - Você conhece bem as taxas e as políticas do seu banco?

(  ) SIM      

(  ) NÃO     - Para administrar bem o seu dinheiro não basta coloca-lo em um grande banco. Se você não conhece as políticas da instituição e as taxas cobradas por produtos e serviços, como pode confiar que seu dinheiro está sendo bem cuidado e rendendo como deveria? Sabia que em cooperativas financeiras você, como um os associados, não só conhece, como participa de todas as decisões da instituição? E que ainda tem taxas até 20% menores do que em bancos comuns pelos mesmos produtos e serviços financeiros? Conheça os benefícios oferecidos pelas cooperativas e considere essa possibilidade para uma administração mais vantajosa das suas finanças. Saiba mais em sicoobsc.com.br

Por que uma cooperativa financeira pode ser a melhor opção?

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar