Consórcios para o produtor rural

Da aquisição de máquinas agrícolas a terrenos rurais, consórcios beneficiam o agronegócio.

Guia de Bolso | 25 de abril de 2022
máquinas e implementos
semoventes e materiais genéticos
terreno rural
Conheça diversos tipos de consórcios para o produtor rural – de máquinas e implementos a drones, semoventes e terrenos.
Conheça diversos tipos de consórcios para o produtor rural – de máquinas e implementos a drones, semoventes e terrenos.


Se preferir, ouça a matéria clicando no player:

Você provavelmente já sabe que o consórcio é um modelo de compra alternativo ao financiamento e sem juros, que permite adquirir os mais variados tipos de bens e serviços. O que talvez você ainda não saiba é que os consórcios para o produtor rural têm feito cada vez mais sucesso no Brasil.

De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), dos consorciados ativos no setor de veículos pesados até agosto do ano passado, mais de 145 mil tinham a intenção de adquirir bens relacionados ao agronegócio.

O estudo ainda revela que, em 2015, havia 89 mil produtores rurais consorciados com esse objetivo. Entre 2016 e 2017, esse número chegou a 92 mil. Em 2018, já eram 99 mil, em 2019, 110 mil e em 2020, 120 mil.

Percebe-se, portanto, que é cada vez maior o número de produtores rurais (sejam pessoas físicas ou jurídicas) que reconhecem as vantagens do consórcio na hora de investir em máquinas e implementos agrícolas.

Agora, você sabia que também existem outros tipos de consórcios para o produtor rural?

Aproveitando os benefícios desse modelo de compra, também é possível investir na infraestrutura do seu agronegócio, adquirir aeronaves e equipamentos de segurança, incrementar a tecnologia, comprar imóveis e até contratar serviços. Veja só:

Consórcio para máquinas e implementos

Entre os consórcios para o produtor rural, esta é, provavelmente, a modalidade mais comum.

Enquadrados dentro do segmento de veículos pesados, os consórcios do tipo permitem adquirir tratores de roda e esteiras, roçadeiras, colheitadeiras, cultivadores motorizados, implementos agrícolas ou rodoviários, entre outros.

Tendo em vista o alto custo envolvido na hora de financiar maquinários agrícolas como esses, não é de se estranhar que essa seja uma das modalidades que mais tem crescido no país.

Afinal, com esse tipo de consórcio, você pode adquirir bens como esses sem pagar taxas de juros e com um valor bem abaixo do que um financiamento comum.

Leia também Diferenças entre Consórcio e Financiamento

Consórcio para aeronaves e drones

Outra boa opção para agricultores de todos os portes é optar por um consórcio que permita adquirir aeronaves voltadas ao manejo da lavoura, seja para a aplicação de fertilizantes, para a pulverização de defensivos ou para o combate a pragas ou a incêndios.

Existem também alguns consórcios para o produtor rural que permitem adquirir drones e outros equipamentos para observação, controle, segurança e até para a geração de energia.

Vale a pena observar com atenção o contrato do consórcio para verificar se a carta de crédito obtida pode ser utilizada para a aquisição desses tipos de bens.

Consórcio para semoventes e material genético

É importante esclarecer ainda que não são apenas os agricultores que podem aproveitar as vantagens dos consórcios para o produtor rural.

Os pecuaristas também podem beneficiar-se desse modelo de compra investindo, por exemplo, em uma cota de consórcio de bens duráveis que permita adquirir semoventes (como bovinos, equinos, bubalinos, caprinos e suínos) e material genético.

Dessa maneira, é possível aprimorar a seleção, controle e produtividade da sua criação, sem precisar se preocupar com os altos valores que teria que pagar por um financiamento.

Leia também 5 dicas para melhorar a gestão financeira do agronegócio

Consórcio para terreno rural

O consórcio de imóveis é outra modalidade que já é bastante conhecida no país.

O que muita gente talvez não saiba é que a carta de crédito obtida nesse caso, muitas vezes, pode ser utilizada com diferentes objetivos.

Além de adquirir uma residência ou um empreendimento na cidade ou no campo, também é possível investir em um imóvel na planta, em uma casa de veraneio ou, até mesmo, em um terreno rural, seja para plantar, criar gado ou para otimizar a infraestrutura do seu agronegócio.

Portanto, ainda que esta modalidade não seja especificamente voltada aos produtores rurais, é bom saber que o consórcio imobiliário também pode ser vantajoso em casos assim, seja para construir silos ou armazéns, expandir a área de plantação ou de curral, entre outros.

Consórcio para carros e motos

Os consórcios para aquisição de veículos leves e motos são outros bons exemplos de consórcios que não são específicos para os produtores rurais, mas também podem ser aproveitados por agricultores, pecuaristas e trabalhadores rurais em geral.

Existem, inclusive, alguns contratos de consórcios do tipo que permitem também adquirir implementos agrícolas e veículos com até 10 anos de fabricação.

Por meio dessa modalidade, podem ser adquiridos, por exemplo, carros ou motos para a realização de visitas a parceiros, para recorrer a propriedade mais facilmente, para realizar pequenas entregas, entre outros objetivos.

Leia também Financiamentos para projetos agropecuários sustentáveis

Consórcio para contratação de serviços

Outra modalidade cada vez mais comum de consórcios para o produtor rural e para empresas e indivíduos em geral é o consórcio para a contratação de serviços.

No caso dos produtores rurais, esse tipo de consórcio pode ser aproveitado, por exemplo, para contratar serviços de informatização, de gestão e controle do agronegócio, de meteorologia, entre outros.

Consórcios cooperativos

Ao buscar por consórcios para o produtor rural (sejam de veículos pesados, bens duráveis, imóveis, serviços ou automóveis), uma das opções mais vantajosas é considerar os consórcios oferecidos por cooperativas financeiras.

Com produtos e serviços similares aos de um banco comum, as cooperativas financeiras são instituições com valores mais justos e humanos, que não visam ao lucro e oferecem muitos outros benefícios aos seus associados.

É válido destacar, aliás, que o movimento cooperativista é um dos maiores parceiros dos produtores rurais brasileiros, oferecendo crédito rural com taxas mais justas e outras vantagens.

Um bom exemplo disso é o Sicoob  – sistema líder em cooperativismo financeiro no Brasil – que, além de ser um dos maiores financiadores do agronegócio brasileiro, ainda conta com uma administradora de consórcios que  já está entre as 10 maiores do país.

Leia também As vantagens de um consórcio cooperativo

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar