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Como preparar sua propriedade para o turismo rural

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De acordo com a Organização Mundial do Turismo, até 2019, o turismo rural brasileiro crescia em torno de 30% ao ano. No entanto, com a pandemia de coronavírus (Covid-19), o setor turístico foi um dos mais afetados. Ainda assim, o turismo rural não chegou a sofrer paralisação total no período e, agora, já em fase de retomada, o segmento tem demonstrado amplo crescimento e potencial.

Segundo estudos de tendências do setor, segue em ascensão a busca por destinos mais próximos de casa, que proporcionam atividades ao ar livre e maior conexão com a natureza – o que contribui para esse aumento da atratividade de propriedades rurais que ofereçam serviços e atividades turíticas.

Vale esclarecer, aliás, que o turismo rural é “o conjunto de atividades desenvolvidas no meio rural, comprometidas com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade”, conforme estabelece o Ministério do Turismo.

Além disso, é válido comentar também sobre os benefícios desse tipo de atividade turística, entre os quais – como destaca o Sebrae – o principal é a geração de renda complementar para os produtores rurais. Mas outras vantagens também podem ser observadas, como:

  • valorização do patrimônio e cultura locais;
  • agregação de valor aos produtos desenvolvidos nas propriedades rurais;
  • fomento da economia regional por meio da criação de micro e pequenos negócios;
  • geração de oportunidades de trabalho;
  • atração de investimentos públicos e privados em infraestrutura para as localidades;
  • redução do êxodo rural (com incentivo à permanência de jovens e mulheres no campo);
  • promoção de intercâmbios entre o meio urbano e rural;
  • preservação ambiental.

Ficou interessado em saber como investir nessa ideia? Acompanhe e descubra como preparar sua propriedade para o turismo rural:

Que serviços oferecer?

Assim como qualquer tipo de negócio, no caso do turismo rural, o ideal também é começar com um bom planejamento. Nesse sentido, um dos primeiros passos é refletir sobre os serviços e atividades que você pode oferecer em sua propriedade rural.

Como nos demais segmentos turísticos, neste caso, também podem ser abrangidos serviços tradicionais, como recepção, hospedagem, alimentação e transporte. Adequar esses e outros tipos de serviços e atividades às especificidades do meio rural é o que faz a diferença.

É possível, por exemplo, oferecer café colonial, pratos típicos e caseiros, excursões com veículos tradicionais, como tratores, charretes ou 4×4, entre outros.

Além disso, de acordo com as características próprias da sua região, da sua propriedade e da sua produção, você também pode considerar oferecer opções, como:

  • Atividades agropecuárias e/ou de transformação

Os turistas podem ser convidados a conhecer parte da rotina da sua propriedade: visitar a plantação, acompanhar a colheita e/ou os processos de transformação de matérias-primas em produtos alimentícios, manuais e artesanais.

  • Oferta de produtos

O turismo rural expande as oportunidades de comercialização dos produtos desenvolvidos em sua propriedade, desde alimentos in natura (frutas, legumes, verduras) até pães, embutidos, artesanatos, etc.

  • Atividades interativas com animais

Podem ser atividades de observação, de lazer, esporte ou aventura, envolvendo: ordenhas, passeios de carroça, cavalgadas, pesca, etc.

  • Atividades ecoturísticas e/ou de aventura

Trata-se da interação com a natureza local, incluindo, por exemplo: trilhas, cicloturismo, observação da fauna e flora, banhos em rios e/ou cachoeiras, arvorismo, tirolesa, boia-cross, rapel, rafting, etc.

  • Atividades culturais

São aquelas que promovem o conhecimento das tradições locais e/ou o contato com manifestações populares, como folclore, artesanato, dança, teatro, artes plásticas, construções históricas, etc.

  • Atividades pedagógicas

Têm o objetivo de desenvolver valores como a consciência ambiental e a cidadania, e são comumente realizadas com crianças e adolescentes (ainda que também possam envolver outras faixas etárias). O acompanhamento de atividades agropecuárias e/ou de transformação – quando somado a explicações e orientações sobre os recursos locais e os cuidados com o meio – é um bom exemplo disso.

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Estrutura

Tendo em mente alguns dos serviços e atividades que você pode oferecer em sua propriedade rural, o seguinte passo é analisar os recursos que você já possui e o que ainda precisa ser adaptado ou desenvolvido.

Neste ponto, é favorável fazer, por um lado, uma boa avaliação da sua estrutura e dos seus recursos físicos. Considere, por exemplo:

  • Qual o tamanho da sua propriedade rural?
  • Quantos quartos livres existem atualmente?
  • Você poderia oferecer um espaço para turistas interessados em acampar?
  • Há suficientes banheiros disponíveis?
  • Onde poderia ser feita a recepção dos turistas?
  • No caso de oferecer refeições, em que espaço se daria o consumo?
  • Existe alguma área dedicada ao lazer infantil?
  • Seria possível reservar algum espaço para a comercialização de produtos desenvolvidos na propriedade?
  • No caso de convidar os turistas para acompanhar as atividades da propriedade ou observar os animais, como seria esse passeio?
  • É necessário fazer alguma reforma?
  • É preciso adquirir novos acessórios e eletrodomésticos (cobertores, ventiladores, televisores, etc.)?

Por outra parte, também é proveitoso analisar quais são os recursos da sua região, tanto os recursos naturais, quanto os serviços e atrativos já presentes. Avalie, por exemplo:

  • Existem rios, cachoeiras, represas, trilhas já mapeadas, pontos de observação panorâmica, parques naturais?
  • Há padarias e/ou restaurantes próximos à sua propriedade? Caso não haja ou sejam muito distantes, oferecer refeições pode ser fundamental.
  • Já existem outros alojamentos rurais e/ou empresas de serviços turísticos por perto? O que oferecem?
  • Existem construções históricas na região?
  • Há festas ou outros eventos tradicionais na região? Costumam atrair turistas?
  • O governo municipal ou estadual já possui algum tipo de programa, projeto ou rota turística que inclua sua região?

Pensar sobre perguntas como essas é fundamental na hora de planejar-se para preparar a sua propriedade para o turismo rural.

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Parcerias

Ao analisar os recursos já presentes em sua localidade, você provavelmente irá se deparar com outras pessoas e empresas que estejam interessadas em oferecer ou já ofereçam alguns serviços e atividades capazes de atrair turistas. Fazer parcerias com algumas dessas pessoas e empresas pode ser a chave do sucesso.

A turismóloga Claudiana Y Castro, instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (Senar-RS), confirma essa ideia:

“O principal é trabalhar com associativismo. Saber que uma andorinha só não faz verão. Saber que um turista não vai sair de Porto Alegre e ir para Getúlio Vargas só para ver uma agroindústria de mel. Mas vai para ver essa agroindústria, a que faz erva mate, uma igreja, um café colonial, um almoço típico, uma trilha, enfim… Para crescer, tem de ser de forma associativa, unindo várias ofertas”.

Em Relatório de Inteligência específico sobre o tema, os especialistas do Sebrae ainda afirmam:

“A cooperação é um atributo comum e importante no Turismo Rural. Com atuação conjunta, propriedades rurais e estabelecimentos situados na região conseguem fortalecer o potencial turístico por meio da construção de roteiros. A organização em cooperativas também permite a profissionalização da gestão dos negócios e facilita a divulgação, já que a localidade será promovida como um polo turístico. Além disso, a representatividade dos empreendedores frente ao poder público se torna mais robusta”.

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De olho nas contas

Assim como em todos os tipos de negócios, empreender no turismo rural também exige atenção às contas. Nesse sentido, é fundamental, antes de tudo, manter bem organizados o orçamento pessoal/familiar e o orçamento do seu negócio rural.

Assim, já fica mais fácil saber quanto você tem disponível para investir em melhorias e adaptações necessárias para receber os primeiros turistas em sua propriedade. Planejar gastos de acordo com seu orçamento é a melhor forma de manter a saúde do seu bolso.

Por outra parte, os produtores que desejam investir na construção, ampliação e/ou reforma de benfeitorias, também podem considerar a solicitação de crédito rural voltado para esse fim. Se este for o caso, é bom lembrar que as cooperativas financeiras costumam ser grandes parceiras dos produtores rurais e, além de oferecerem taxas menores, ainda apresentam outras vantagens.

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Outro fator importante é calcular quanto cobrar por cada tipo de serviço oferecido. Para isso, você pode começar calculando quanto gastará em média para oferecer os serviços planejados e somar uma porcentagem de retorno. Fazer uma pesquisa dos valores cobrados em outras propriedades da sua e de outras regiões também pode ajudar nessa precificação.

Os especialistas do Sebrae alertam ainda para a importância da manutenção das atividades de agropecuária e/ou de transformação já praticadas, uma vez que o Turismo Rural é uma atução complementar ao agronegócio.

“O potencial de crescimento e sobrevivência de empreendimentos de Turismo Rural está muito mais na regularidade da entrada de receita e na otimização de seus recursos do que através de crescimento da receita. Não se trata de expandir somente a renda do negócio, isoladamente, mas sim de consolidá-lo e integrá-lo a uma rede de sustentação composta pelas diversas dimensões do ambiente em que ele está inserido, uma vez que o Turismo Rural não acontece isoladamente e sim em cadeia”, esclarecem os especialistas.

daniele

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