Como organizar um evento online de sucesso?

Tipos de eventos, plataformas, equipamentos, divulgação e muito mais.

Guia de Bolso | 29 de janeiro de 2021
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Saiba como organizar um evento online de sucesso
Saiba como organizar um evento online de sucesso


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Durante a quarentena, os eventos online ganharam grande impulso no Brasil. De acordo com a 1ª edição do Painel TIC Covid-19 – realizado pelo Nic.br, entre junho e julho – as lives e as videoconferências foram alguns dos formatos que mais tiveram projeção no período.

Vale notar, porém, que essa tendência foi, sim, acelerada pelas medidas de distanciamento social, mas não é de hoje que esses fenômenos têm sido explorados (por empresas, profissionais de educação e outros) e há também outros tipos de eventos virtuais que podem ser realizados, dependendo dos seus objetivos.

Além disso, existem diversas vantagens na realização de um evento online, uma vez que, optando por esse formato, é possível: 

Por outra parte, é claro que os eventos presenciais não deixam de ser relevantes. Mas a transmissão online pode ser realizada, inclusive, de forma paralela ao acontecimento físico, ampliando a participação e o número de pessoas impactadas pela ação.

Somando essa possibilidade à contínua expansão da comunicação digital, é bastante provável que os eventos online sigam ganhando cada vez mais adeptos.

Mas afinal, como organizar um evento online de sucesso? Para te ajudar nessa missão, preparamos um passo a passo detalhado a seguir. Confira:

Antes de tudo

Por que você deseja realizar um evento online? 

Para quem seu evento será dirigido? 

O que costuma despertar a atenção e o interesse dessas pessoas? 

Antes de pensar no nome do evento, na data ou em qualquer outro detalhe, você precisa responder a essas perguntas e, de preferência, de maneira detalhada.

Vale saber que, de forma geral, os eventos podem ter fins corporativos, educacionais, esportivos, de entretenimento ou sociais. Porém, respostas genéricas como “quero realizar um evento para reunir seguidores” ou “o evento será direcionado para o público em geral” não ajudam a balizar o planejamento da ação e, portanto, devem ser evitadas. 

O ideal é buscar explicações mais precisas, por exemplo: “quero realizar um evento para divertir e entreter os participantes de modo que simpatizem mais com minha marca" ou “para transmitir um conhecimento” ou "para debater determinado tema”.

Igualmente importante é definir e pesquisar sobre o público-alvo do evento. Trata-se de um evento para jovens ou para pessoas mais velhas? É para algum tipo de profissionais ou estudantes específicos? Quem sabe seja para algum grupo restrito (de colaboradores e parceiros de uma empresa, por exemplo) ou para um público genérico desde que esteja interessado em determinado assunto.

Refletir sobre questões como essas, além de gerar insights, ajuda a definir vários detalhes sobre o evento previamente.

Definições iniciais

Tendo noção dos seus objetivos e de quem é o seu público, é o momento de definir algumas questões prioritárias, como a data, o horário, o tema central e o nome do seu evento online.

Em relação à data e ao horário, além de coordenar a agenda dos principais convidados e da equipe técnica, também é interessante verificar os possíveis horários de maior audiência do seu público.

Para isso:

No que diz respeito ao nome do evento, é válido refletir bem para criar uma denominação explicativa do tema, mas que não seja demasiado longa, com mais chances de ser memorizada pelo público. Pesquise pelo nome de outros eventos similares para se inspirar, mas procure criar um nome único que transmita a essência da ação e atraia seu público.

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Transmissão gravada ou ao vivo?

O universo dos eventos virtuais vai muito além das já famosas lives. Na verdade, nem todo evento digital precisa ser transmitido ao vivo e pode, até, misturar partes ao vivo com outras gravadas previamente.

Mas antes de tomar uma decisão, é bom conhecer os principais tipos de eventos online:

Plataformas

Já existe pelo menos uma centena de plataformas relacionadas à realização de eventos virtuais, seja para a gestão de marketing (divulgação da ação, inscrições, emissão de certificados, pesquisa de satisfação, etc.) e/ou para a própria transmissão desses conteúdos, sejam gravados ou ao vivo. 

Você pode optar por uma delas ou até decidir realizar transmissões simultâneas, conectando algumas dessas ferramentas.

Para tomar essa decisão, confira mais detalhes sobre algumas das plataformas mais populares:

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Equipamentos necessários

A escolha da plataforma de gestão e transmissão do seu evento online também tem relação com os equipamentos que serão utilizados para gravação de áudio e vídeo. 

Algumas redes, como o Instagram, só permitem a captura de imagem por meio da própria câmera integrada no smartphone. Neste caso, para otimizar o áudio, é aconselhável o uso de fones de ouvido com microfone.

Outras plataformas, como Youtube e Facebook, permitem escolher entre o uso da webcam e do microfone do dispositivo ou a adoção de câmera e microfone externos – caso em que é necessário adotar um software de streaming ou codificador para realizar a transmissão.

Além disso, para transmissões ao vivo, também é válido checar se a conexão de internet é boa, com no mínimo, 2 MB.

Para fazer um evento online de sucesso, contar com equipamentos de qualidade que ajudem a transmitir cenas com boa resolução e áudio com boa definição também é fundamental, assim como testar todos os seus equipamentos e programas previamente.

Divulgue seu evento online

Para um evento virtual realmente ter êxito, é fundamental divulgá-lo bem, com foco no seu público-alvo e de forma a despertar seu interesse em participar.

Crie postagens variadas para as redes sociais relacionadas ao seu evento: fotos ou vídeos curtos dos apresentadores convidando para o evento; cards ou gifs com informações de data, hora e link para acompanhar; perguntas ou enquetes sobre os temas do evento, etc.

Pense em uma hashtag com o nome ou tema do evento, que desperte em seu público o interesse de usá-la.

Entre em contato com influenciadores que tenham relação com o tema do evento e tente fazer uma parceria para a divulgação do evento.

Se for o caso, envie à imprensa especializada (de acordo com o tema da ação), comunicados sobre a realização, com todas as informações de interesse.

Pós evento

Após finalizar o seu evento, não deixe de guardar o material captado (vídeo), compartilhando-o em suas redes sociais, de forma a mantê-lo disponível para o público que não pôde acompanhar ao vivo ou quer rever a transmissão.

Aproveite também as ferramentas de análise das plataformas de transmissão de streaming para verificar o impacto do evento, após a sua realização.

Outra ação recomendável é manter essa linha de contato com os participantes, enviando uma pesquisa de satisfação ou fazendo uma enquete em suas redes sociais, por exemplo. 

Afinal, os eventos online são uma forma de relacionamento cada vez mais em alta. E a ideia principal é justamente conectar cada vez mais as pessoas, seja no âmbito corporativo, profissional ou pessoal. 

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