Chefes x Líderes: conheça as diferenças

Ser um bom líder é cada vez mais valorizado, independente do cargo

Guia de Bolso | 06 de dezembro de 2018
chefes e líderes
diferenças
Chefes x Líderes: conheça as diferenças
Chefes x Líderes: conheça as diferenças

Na rotina corporativa, é comum que a visão de liderança esteja associada aos cargos de chefia da empresa, sejam conselheiros, gestores, diretores, etc. Contudo, nem sempre um chefe atua como líder, do mesmo modo que, nem sempre um líder tem um cargo de chefia.

Agora, quando a ideia é formar uma boa equipe de trabalho, compreender a diferença entre chefes e líderes é tão importante quanto reconhecer a relevância de cada um. Veja só:

 

A hierarquia e os chefes

O mercado de trabalho está mudando e isso inclui a visão de liderança, assim como a forma de atuar de muitos líderes e, em alguns casos, até a forma como se organiza o organograma de algumas empresas.

Porém é importante perceber que uma definição precisa de cargos e de responsabilidades continua sendo estratégica para as organizações. Afinal, seja qual for o setor ou ramo de atuação, toda corporação engloba atividades mais operacionais e outras mais administrativas, igualmente relevantes entre si.

Em todo caso, mesmo nas corporações com hierarquia horizontal de trabalho, a noção de chefia (no sentido de gestão) pode ser útil para a definição e o controle do planejamento estratégico da empresa.

Logo, percebe-se que o papel de gestores, diretores e chefes não deixa de ser relevante para a organização da estrutura empresarial. Agora, se esses cargos forem ocupados por líderes, ainda melhor.

 

A liderança independe do cargo

Um verdadeiro líder não é definido pelo cargo que possui, mas pela maneira como atua, já que exercer a liderança não significa necessariamente demonstrar poder, mas sim exercer a influência, inspirar, motivar, conduzir.

Além disso, entende-se que um bom líder é aquele que assume responsabilidades junto com a equipe, dividindo esforços e sucessos, o que contribui para que esse tipo de profissional seja respeitado (em vez de temido).

Assim, uma empresa só tem a ganhar quando os chefes – aqueles que têm a autoridade formal – são bons líderes.

Afinal, um bom líder também é reconhecido por saber valorizar os talentos da sua equipe, estimulando o desenvolvimento de cada um e, até, identificando (e ajudando a formar) outros líderes.

Leia também: Como funciona uma cooperativa? Quem decide, quem administra e quais os diferencias desse tipo de instituição.

 

Como é formada uma boa equipe?

Como vimos, a figura de gestores, diretores e chefes pode ter papel significativo em uma organização. E a empresa só tem a ganhar se esses cargos forem ocupados por verdadeiros líderes.

Por outro lado, por melhor que seja o líder, ele não trabalha sozinho. Aliás, como mencionado, os bons líderes são justamente aqueles que compreendem a importância de toda a sua equipe e valorizam o talento de cada um.

Assim, uma boa equipe não inclui apenas um chefe que seja um bom líder, como também engloba os próprios liderados, entre os quais pode, inclusive, haver outros líderes ou potenciais líderes, cada um com sua especialidade. O importante é que se crie uma sinergia entre toda a equipe, aproveitando o melhor de cada um, para alcançar os objetivos desejados.

 

O maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob acredita no seu potencial. Faça parte!

 

Leia agora: Prepare seu bolso para o fim de ano.

 

 

Foto: GettyImages

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar