A definição do propósito tem relação com a sustentabilidade?

Meu Negócio Sustentável | 22 de outubro de 2022
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Entenda como a cadeia de valor de uma empresa influencia na prática da sustentabilidade

Seja em uma placa na recepção, em um site institucional ou em algum documento corporativo, você já deve ter se deparado com a cadeia de valor de algumas empresas – onde constam a definição do propósito, da missão, da visão e dos valores da organização.

Similarmente, é fácil encontrar referências às políticas de sustentabilidade corporativa e às declarações de responsabilidade social e/ou ambiental adotadas por muitas companhias.

Mas será que existe alguma relação entre a definição dessa cadeia de valor e a sustentabilidade corporativa? Quer saber como uma questão pode influenciar na outra? Veja só:

O planejamento estratégico e o propósito

Existe uma conhecida citação do escritor Lewis Carrol que diz: se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve. Essa máxima nos ajuda a perceber a importância da determinação da cadeia de valor para o sucesso empresarial. De fato, a definição do propósito, da missão, da visão e dos valores da empresa é o que deve guiar todo o planejamento estratégico do negócio.

O professor da USP,  doutor Marco Antonio Pereira, corrobora essa ideia ao afirmar que os principais elementos da gestão estratégica são: a declaração de missão, a visão de negócios, o diagnóstico estratégico (interno e externo), os fatores críticos de sucesso, a definição dos objetivos, a análise dos públicos de interesse (stakeholders), a formalização do plano e a auditoria de desempenho e resultados.

O autor britânico-americano Simon Sinek destaca ainda a importância de iniciar qualquer tipo de planejamento empresarial pela definição do propósito ou, em outras palavras, pela determinação do porquê. De acordo com Sinek, "as pessoas não compram o que você faz; elas compram o porquê você faz isso".

Muito além do marketing

As análises feitas por pesquisadores como Christopher Bart e Fred David sugerem que muitas empresas utilizam a cadeia de valor (propósito, missão, visão e valores) mais como um elemento de marketing do que como um guia efetivo do planejamento estratégico.

O professor de finanças da London Business School, Alex Edmans, confirma que muitas empresas ainda não entendem a importância que tem a definição do propósito.

Segundo Edmans, é fundamental perceber que "o propósito não é apenas um slogan genérico; ele está na base das ações e estratégias". É uma definição clara sobre como a organização vai servir à sociedade. Não é apenas um extra, um luxo. Quando o propósito está definido, ele passa a determinar as rotinas e processos"

A partir dessa afirmação feita por Edmans já é possível, então, começar a vislumbrar a relação entre a definição do propósito e a sustentabilidade corporativa. Para entender melhor, acompanhe o seguinte tópico.

A sustentabilidade é viabilizada pelo propósito

Segundo Alex Edmans, "a mentalidade de que é preciso reduzir custos e maximizar ganhos, fazendo mais com menos, independentemente do ambiente corporativo e das preocupações sociais e ambientais, está superada".

O professor comenta que – no contexto atual – a única forma de uma empresa sobreviver no longo prazo é aliando a geração de recursos financeiros com a geração de valor para a sociedade.

De fato, a transformação das políticas de sustentabilidade e das declarações de responsabilidade socioambiental em atitudes práticas tem se tornado, cada vez mais, uma demanda do mercado e da própria sociedade. A intensa discussão que tem ocorrido em torno da abordagem ESG - (sigla em inglês para ambiental, social e governança) é uma prova disso.

A questão é que "essa nova integração entre o econômico, o social e o ambiental somente se transformará em realidade se eles fizerem parte do core business da empresa – e não ser considerada uma atividade separada, ou ainda, complementar e delegada para uma área administrativa denominada de sustentabilidade, responsabilidade social ou filantropia", explicam os consultores Emílio Herrero Filho e João Herrero.

E como inserir a ideia de sustentabilidade no core business da empresa? Justamente através da definição do propósito.

Estabelecer um propósito corporativo transformador – que incorpore as preocupações sociais, ambientais, econômicas e de governança – é o ponto de partida para a configuração de um modelo de negócio sustentável e para a criação de estratégias empresariais que levem em conta todos esses fatores.

Um caso exemplar

Agora que você já entendeu qual a importância da definição do propósito corporativo e porque é fundamental inserir a sustentabilidade nessa declaração, vale a pena conhecer um exemplo prático de adoção dessa ideia.

Nesse sentido, é interessante observar o Relatório de Sustentabilidade 2021 do Sicoob SC/RS – uma das 16 centrais que integram o Sicoob, uma instituição financeira cooperativa presente em todos os estados do Brasil.

De acordo com esse Relatório, o propósito do Sicoob SC/RS é "conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade".

Vale reparar ainda que a instituição tem como visão "ser referência em cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades" e como missão "promover soluções inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação". Adicionalmente, os valores da Central SC/RS são: "respeito e valorização das pessoas, cooperativismo e sustentabilidade, ética e integridade, excelência e eficiência, liderança inspiradora, inovação e simplicidade".

É notável, portanto, como a geração de valor para a sociedade se manifesta desde o propósito da instituição, permeando toda a cadeia de valor.

Além disso, é proveitoso saber que, sendo uma cooperativa, o Sicoob SC/RS não visa ao lucro, distribuindo os resultados financeiros entre todos os seus associados. A instituição ainda é reconhecida por promover a inclusão financeira, com diversos pontos de atendimento onde os bancos tradicionais não chegam. Para mais, a instituição ainda facilita o acesso ao crédito, oferece taxas bem menores do que a de bancos comuns e incentiva a educação financeira, entre outros benefícios para associados e para as comunidades.

Percebe-se, portanto, que o Sicoob SC/RS não apenas conseguiu inserir a sustentabilidade na sua definição de propósito, como também parte desse propósito para colocar em prática um modelo de negócio muito mais sustentável.

Para saber mais sobre o tema, vale a pena conferir o Relatório completo.

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