2020 de carro novo: dicas para financiamento

5 dicas para comprar seu carro ou moto gastando menos.

Guia de Bolso | 03 de janeiro de 2020
2020
Ano Novo
carro novo
carros
financiamento
financiamento de veículos
veículos
Confira dicas para comprar seu carro gastando menos
Confira dicas para comprar seu carro gastando menos

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

É verdade que trocar os deslocamentos de carro por caminhadas, pedaladas, caronas ou até pelo transporte público é mais sustentável. Porém, no dia a dia, nem sempre é fácil depender somente dessas alternativas. Mais do que uma comodidade, ter um veículo próprio, às vezes, é uma questão de necessidade. Quer saber como financiar o seu gastando menos?

Com a taxa básica de juros em queda e a inadimplência estabilizada, a concessão de crédito para financiamento de veículos bateu recordes históricos em 2019. Segundo o Banco Central, apenas no primeiro semestre, houve uma aumento de 19,4% nos financiamentos de automóveis para pessoas físicas em relação ao mesmo período de 2018. O contexto nacional, portanto, é favorável, mas também é imprescindível analisar as suas contas e planejar-se financeiramente para essa aquisição.

Comprar seu próprio veículo está nos seus planos para este ano? Quer trocar seu carro ou moto por um novo modelo? Acompanhe a seguir 5 dicas valiosas para financiar seu automóvel com as menores taxas e sem dores de cabeça.

1 – Modalidades de compra a prazo

Existem, basicamente, três formas de compra de veículos a prazo. A mais comum é por meio do Crédito Direto ao Consumidor (CDC), aquele tipo de financiamento feito usualmente por instituições financeiras em que o veículo já fica registrado no nome do comprador desde o início.

Outra opção é o leasing ou arrendamento mercantil , em que o veículo fica “alugado” para o usuário, mas registrado no nome da empresa credora até o final do pagamento e, só então, o usuário decide se quer arrematar a compra do automóvel ou não.

Por outro lado, para quem não tem necessidade imediata de uso do carro ou moto, o consórcio pode ser a melhor alternativa, já que se trata da opção mais barata de compra.

Antes de decidir por uma dessas modalidades, compare valores, vantagens e desvantagens, de acordo com suas prioridades, suas necessidades e seu orçamento.

2 – Considere seminovos

A decisão entre comprar um automóvel 0 km ou um seminovo depende de vários fatores. Muita gente argumenta pela compra do carro novo temendo os gastos com manutenção que um usado pode vir a requerer. Mas fazer uma boa pesquisa e contar com a avaliação de um mecânico pode contribuir na hora de fazer um bom negócio na compra de um veículo seminovo.

Além disso, é evidente que um veículo usado custa menos do que um novo. É possível inclusive encontrar seminovos de categoria superior e bem equipados com preços bem inferiores a um 0km. E a desvalorização de preço do carro usado ou seminovo também é menor, assim como as despesas com documentação. Portanto, considerar a compra de um automóvel seminovo pode ser uma alternativa mais vantajosa para o seu bolso.

3 – Fique atento ao CET e a outros custos

Ao comparar ofertas de instituições financeiras, revendedoras e credoras, não basta pensar só no preço das mensalidades que você terá que pagar. O anúncio de taxa zero e outras facilidades de pagamento pode ser bastante atraente. Mas é preciso ficar atento a várias outras cobranças, como tarifas, impostos, cadastro de crédito, etc. Quer uma boa dica? Observe o custo efetivo total (CET) cobrado pelo financiamento. É esse valor que você precisa realmente comparar para saber qual o melhor negócio.

Por outro lado, é preciso considerar também outros gastos com o novo veículo que deverão ser incluídos em seu orçamento, como licenciamento, emplacamento, IPVA, seguro, combustível, manutenção, etc. Planeje suas contas de forma que você possa arcar com os custos da compra e do uso do seu novo automóvel.

4 – Dê uma boa entrada

Para atrair o consumidor, muitos vendedores oferecem entradas de valores irrisórios. Mas esse não é o melhor negócio a se fazer. Quem investe pouco na entrada acaba tendo que comprometer-se com um financiamento mais longo e/ou com prestações maiores. Ou seja, a dívida aumenta e, em alguns casos, o valor final pode acabar sendo o dobro do preço do veículo.

O ideal é poupar para conseguir dar um bom valor de entrada. Assim, você já fornece uma garantia de pagamento maior para a instituição financeira ou revendedora e ganha poder de negociação. Quanto maior a entrada, mais chances de você conseguir um financiamento mais curto e com parcelas mais acessíveis.

5 – Onde encontrar juros menores?

Gastar tempo pesquisando e comparando ofertas é uma das principais dicas para gastar menos na hora de financiar seu automóvel. E vale a pena incluir nessa comparação as condições oferecidas pelas cooperativas financeiras.

Com produtos e serviços financeiros similares aos de bancos comuns, as cooperativas financeiras (ou de crédito) disponibilizam também linhas de financiamento automotivo. Só que nas cooperativas você pode encontrar taxas de juros muito menores, já que essas instituições não visam ao lucro, mas sim ao benefício de todos os seus associados.

Comparando taxas de juros de bancos e cooperativas fica fácil perceber esse diferencial. Um bom exemplo a se levar em conta é o financiamento automotivo oferecido pelo Sicoob, o maior sistema de cooperativas financeiras do Brasil. Confira aqui , compare as condições e faça o melhor negócio para o seu bolso.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar