2020 de bem com as contas

O passo a passo para um bom planejamento financeiro anual.

Guia de Bolso | 27 de dezembro de 2019
2020
Como economizar
despesas fixas
economizar
finanças
planejamento financeiro
poupar dinheiro
Confira o passo a passo para um bom planejamento financeiro em 2020
Confira o passo a passo para um bom planejamento financeiro em 2020

Não pode ler agora? Ouça a matéria clicando no player:

Com o fim de ano chegando, muita gente já começa a fazer planos para o novo ciclo. Há quem sonhe com o carro novo, quem pense na reforma da casa e há também aqueles que já estão preocupados com as contas de início de ano. Para ter mais tranquilidade financeira em 2020, uma boa estratégia é reunir todas as suas despesas e planos em um planejamento financeiro anual.

A ideia é fazer uma previsão geral dos seus ganhos e gastos por mês, prevenindo-se contra emergências e incluindo seus planos e sonhos entre suas prioridades financeiras, para que você possa planejar-se para poupar e realizar seus objetivos.

Quer saber passo a passo como criar o seu planejamento financeiro anual? Acompanhe:

1 – Estimativa geral de gastos por mês

Comece analisando seu orçamento dos últimos meses:

• Quais são as suas despesas fixas mensais?

• Qual a soma dos seus gastos fixos por mês?

• Que tipo de gastos variáveis você costuma ter?

• Quanto você gasta normalmente com lazer e outros supérfluos?

• Você tem dívidas ou prestações a pagar?

Inclua em seu planejamento financeiro anual o valor das suas despesas fixas mensais, uma média de gastos variáveis por mês e, se for o caso, suas pendências financeiras de acordo com os prazos de pagamentos programados.

Além disso, considere também as despesas obrigatórias que são variáveis ao longo do ano, como:

• pagamento de impostos (IPTU, IPVA, IR, etc.);

• despesas com volta às aulas (matrículas, uniformes, materiais);

• pagamentos de seguros, etc.

2 – Estimativa geral de renda

O segundo passo é fazer uma previsão mensal das suas receitas. Para isso, considere:

• Se você tem um salário fixo mensal, inclua esse valor em seu planejamento financeiro anual, sem esquecer do 13º ao final do ano.

• Se você é autônomo ou recebe por comissões, faça uma média dos seus ganhos por mês, ponderando sobre meses que costumam gerar maiores ou menores lucros.

• Você tem investimentos? Tem alguma aplicação com vencimento em 2020 ou algum ativo que pretende vender? Conte com essa renda se for o caso.

• Pagamentos e indenizações com prazos de recebimento já programados também podem ser incluídos.

3 – Organize sua declaração do Imposto de Renda

Adiantar-se na organização da sua prestação de contas com o fisco tem muitas vantagens. Afinal, começando a preparar-se com antecedência, você tem tempo de conferir cada item com cuidado e evita esquecer de alguma conta a declarar. E quem envia a declaração do IR antes também pode ser ressarcido antes no caso de restituição do imposto.

Além disso, você consegue fazer uma previsão para saber se vai ter que pagar o Imposto de Renda ou vai ser ressarcido por ele, o que contribui para um melhor delineamento dos seus ganhos e gastos em seu planejamento financeiro anual.

4 – Quais são seus planos para 2020?

Tendo uma noção geral das suas rendas e despesas ao longo do ano, é hora de pensar nos seus planos e sonhos para 2020. Quer reformar a casa? Comprar um carro novo? Entrar na academia? Voltar a estudar? Viajar no carnaval ou no final do ano? Comece a planejar-se já. Reflita:

• Quais dos seus planos são prioritários ou urgentes?

• Que valor você necessita para atingir seus objetivos?

• O pagamento será em prestações ou à vista?

Quanto você precisa poupar por mês para realizar seus planos no prazo que deseja?

• Com que tipos de gastos você pode economizar para conseguir poupar o que pretende mensalmente?

Considerar seus objetivos de longo prazo e os benefícios que podem ter ajuda a manter a disciplina para poupar com gastos mais imediatos. E para ajudar nesse planejamento de sonhos, você pode até usar um aplicativo, como o Sicoob Minhas Finanças, que tem uma ferramenta exclusiva para isso, entre outras funcionalidades que podem colaborar com o seu planejamento financeiro anual.

5 – Você tem uma Reserva de Emergência?

Para garantir sua tranquilidade financeira ao longo de 2020, é recomendável levar em conta que ninguém está livre de imprevistos. Portanto, além de considerar seus ganhos e gastos previsíveis a cada mês, também é válido manter uma margem para emergências financeiras. Uma reserva que você possa usar em casos de urgência para não ter que comprometer seu orçamento mensal. Descubra como economizar e começar a sua.

6 – Planeje-se para poupar

Ao analisar seu orçamento dos últimos meses com mais profundidade (conforme indicado no passo 1), você provavelmente já vai perceber alguns gastos com os quais poderia economizar. Algumas atitudes que podem ajudar nessa missão:

• Economize água e energia.

• Reveja seus gastos com assinaturas (de TV a cabo, de programas de streaming, de jogos, etc.).

• Sempre que possível, reutilize embalagens e outros objetos, evitando novas aquisições pontuais.

• No caso de eletrodomésticos e outros equipamentos de pouca utilização, considere o aluguel ou empréstimo em vez da compra.

• Se possui veículo próprio, não deixe de dar preferência, quando possível, a pedaladas, caminhadas ou caronas, contribuindo com o meio ambiente e com o seu bolso.

• Para economizar com restaurantes, lanchonetes, etc., dê preferência a comer em casa e, se possível, levar marmita para o trabalho. Também é bom ter sempre um lanche e uma garrafinha d'água na bolsa para evitar gastos pontuais.

• Estabeleça um limite mensal de gastos com lazer e tente seguí-lo.

• Revise seus gastos bancários (juros, taxas administrativas, tarifas, etc.). Sabia que ter uma conta em uma cooperativa financeira é um jeito de economizar e ganhar mais? Considere essa alternativa e aproveite para conhecer o maior Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil, o Sicoob.

7 - Reveja seu planejamento financeiro mensalmente

Para o seu planejamento financeiro anual funcionar de verdade, é importante que você mantenha um acompanhamento frequente do seu orçamento e reavalie seus planos ao longo do ano.

Você pode, por exemplo, determinar um dia de cada mês para fazer esse controle. O importante é tirar um tempo para avaliar: se as contas estão condizentes com o que foi planejado inicialmente, se há novas dívidas ou novas receitas, quanto você está conseguindo poupar, quanto mais precisa economizar, que outras metas deve alcançar para realizar seus objetivos, etc.

Fazendo um controle mensal do seu planejamento financeiro anual você fica mais tranquilo com relação ao seu orçamento e pode curtir 2020 de bem com as contas.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar