Com o avanço da tecnologia digital e do uso de smartphones e tablets, surgem a cada dia novos aplicativos com as mais diversas funções. Alguns, inclusive, podem ser muito úteis para otimizar a gestão da sua empresa (e o seu tempo). Ficou curioso? Conheça, então, 10 app’s empresariais que podem lhe ajudar em várias áreas do seu negócio:
Com versão desktop e aplicativo para Android, o Asaas é uma plataforma para otimizar a área de cobranças. Com ele, você pode enviar faturas e boletos via e-mail e SMS; tem avisos sobre vencimentos, pagamentos e atrasos; pode gerar 2ª via automaticamente com cálculo de juros e mora; e ainda consegue fazer a gestão de cobranças e mensalidades.
O empresário Gilson Ballman, sócio da Hábil assessoria contábil, comenta: “Usamos o Asaas para simplificar processos, mantendo um controle rigoroso das contas a receber e a pagar. Acabamos reduzindo horas de trabalho com a otimização das cobranças recorrentes e com a simplificação ao gerar boletos”.
Com versões para Android e iOS, o Aussi é um aplicativo colaborativo de compartilhamento de informações empresariais. Empreendedores de todo o Brasil conectados ao aplicativo postam suas dúvidas e desafios empresariais e recebem dicas e sugestões de outros empreendedores. O app é organizado por áreas de gestão e permite criar planos de ação para resolver os desafios propostos.
Vito Laselva, sócio de uma rede de delivery culinário, afirma: “Tenho utilizado bastante para obter informações sobre normas e legislação, mas ontem mesmo o utilizei para sanar uma dúvida quanto à motivação da minha equipe, como também já usei para ter ideias na áreas de marketing e vendas. Além disso, pelo app, posso ajudar outros empreendedores nos assuntos que tenho mais conhecimento e experiência”.
Disponível para desktop e Android, o Bling é um sistema de gestão empresarial online. Ele permite organizar notas fiscais, estoques, cadastros, vendas e finanças. Além disso, possui integração com diversas plataformas de e-commerce e também com os Correios. É possível criar uma conta gratuita ou investir em um plano pago mais completo.
Para o empresário Cayo Sartori, co-fundador do e-commerce Paubrasil, o Bling ajuda a poupar tempo e dinheiro em todas as etapas. “Importamos os pedidos do site para o Bling, que consegue emitir as notas fiscais diretamente pelo aplicativo e enviar ao cliente automaticamente. Temos centenas de pedidos por mês, e se não fosse o Bling, precisaríamos contratar uma pessoa apenas para essa função”, comenta o empresário.
Com versões para desktop, Android e iOS, o ContaAzul é um sistema bem completo que facilita a gestão de micro e pequenas empresas, com funções de controle financeiro, de vendas e de estoques. Além disso, é possível integrar a conta bancária e importar informações, além de emitir boletos e notas fiscais eletrônicas, enviar recibos, propostas e contratos, bem como ter acesso a relatórios do seu negócio.
Sobre as funcionalidades oferecidas pelo ContaAzul, O CEO da empresa de tecnologia Cazamba, Victor Canô, ainda comenta: “Ele atualiza sozinho os extratos, vinculando-os ao nosso sistema financeiro, Isso ajuda muito na hora de verificar os recebimentos e pagamentos realizados, além de gerar relatórios de fluxo de caixa e de resultados, que são fundamentais para garantirmos a saúde financeira da empresa”.
O nome é autoexplicativo. O aplicativo, disponível apenas para Android, é indicado principalmente para o controle de vendas de profissionais autônomos. Totalmente em português e com boa usabilidade, o app permite cadastrar clientes, registrar vendas por categoria, receber notificações de cobrança, gerar relatórios por clientes e por categoria, classificar pagamentos totais e parciais e ainda oferece a função de proteger tudo isso com senha.
A empresária Malu Caroline comenta: “Eu amei o aplicativo. Me ajuda muito na parte financeira do meu pequeno salão de beleza”.
O Hootsuite é uma ferramenta para empresas que possuem fanpages e perfis em diversas redes sociais, permitindo o gerenciamento de todas as mídias sociais em um único lugar. Pode ser acessado por desktop, Android ou iOS. E você pode agendar posts em massa, gerenciar todo seu conteúdo social e medir o desempenho de todas as publicações em apenas uma plataforma.
Thoran Rodrigues, fundador da BigData Corp, relata sua experiência com o Hootsuite: “Estamos usando o app há 4 meses e vimos um incremento considerável em engajamento e adesão às nossas mídias. O app permite que planejemos o mês inteiro, fazendo pequenos ajustes ao longo do caminho. É ideal para um time enxuto como o nosso, que divide seu tempo em várias atividades simultâneas”.
Plataforma para desktop, Android e iOS, o MailChimp permite criar e-mails marketing e newsletters, cadastrar mailing lists e automatizar envios em massa, além de ver estatísticas sobre cada ação – e-mails recebidos, lidos, clicados, etc. Uma ferramenta importante para empresas que apostam em estratégias de marketing digital para relacionarem-se com seus clientes.
Rafael Guerreiro, sócio-fundador da franquia Pintura a Jato, comenta os benefícios do MailChimp: “Controlamos as campanhas de e-mail marketing que estão sendo desenvolvidas ou as que já estão em andamento, verificando os relatórios de qualquer lugar. Por exemplo, no meio de uma reunião com potenciais franqueados, é possível informar a eles qual a taxa de interessados que abrem, leem e clicam em nossos e-mails, tendo assim um indicador de interesse do mercado em nossa franquia”.
Disponível para desktop, Android, iOS e Windows Phone, o Qipu é uma ferramenta lançada pelo Sebrae e pelo Buscapé, para ajudar na gestão das micro e pequenas empresas. A plataforma é gratuita e permite cadastrar clientes, realizar integração bancária, fazer controle financeiro e de fluxo de caixa, emitir notas fiscais eletrônicas, receber notificações sobre obrigações fiscais e ainda, para quem é MEI, sincronizar com o histórico do DAS para não esquecer nenhum pagamento.
Patrice Lamiral, co-fundadora da Skuad, afirma: “Para emitir notas fiscais, antes, era supercomplicado, pois eu ligava para meu contador e entrava na fila dos clientes que precisavam emitir notas fiscais. Com o aparecimento do Qipu, este problema foi resolvido e, melhor ainda, não prejudicamos mais nossos clientes com o atraso na emissão das notas”.
Com versões para Android e iOS, a Survey Monkey é uma plataforma que permite criar questionários e pesquisas facilmente, coletando respostas por e-mail, mensagem de texto ou mídia social. Além disso, é possível filtrar, comparar e analisar os resultados em tempo real. Podem ser pesquisas de mercado, de clima organizacional, de satisfação do cliente, entre outras modalidades que podem ajudar o empresário a ter insights práticos e tomar melhores decisões.
Jamie Viggiano, diretor de marketing sênior da TaskRabbit, afirma: “A Survey Monkey é um de nossos recursos fundamentais”.
O Trello é um gerenciador de projetos, disponível para desktop, Android e iOS. A plataforma permite trabalhar individualmente ou compartilhar projetos com um grupo. A ideia é que, em vez de usar e-mails, planilhas, post-its, etc., você concentre tudo sobre seu projeto no aplicativo. É possível adicionar membros aos projetos, controlar tarefas e prazos, fazer comentários, adicionar imagens e diversos outros tipos de documentos. Para facilitar, o Trello possui integração com Google Drive, Dropbox, entre outros.
O empresário Tomaz de Paula, dono de duas plataformas de advocacia, diz que: “os resultados obtidos foram espetaculares, pois conseguimos centralizar e organizar todas as tarefas dos diferentes projetos em uma única plataforma. Os prazos para entregas diminuíram e a produtividade aumentou”. O CEO da Cuponomia, Antônio Miranda, complementa: “Ele ajuda muito a diminuir os conflitos e possíveis desencontros de informações, já que todos sabem o que está sendo realizado, quem é o responsável e qual prazo estimado para a entrega de cada tarefa”.
Gostou do artigo? Conhece outros bons app’s empresariais? Compartilhe com a gente. Compartilhando e cooperando, a gente cresce.
Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Entender o crédito…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Você descobre a…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Diante dos desafios…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Todo o cuidado…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Comprar o primeiro…
Sem tempo para ler? Clique no play abaixo para ouvir esse conteúdo. Os golpes financeiros…