Quanto custa viajar de férias em família?

Planeje-se agora para aproveitar melhor depois.

Guia de Bolso | 16 de dezembro de 2016
Como economizar na viagem
férias
Planeje-se
Quanto custa viajar
viagem
Quanto custa viajar de férias em família?
Quanto custa viajar de férias em família?

Está pensando em viajar, mas acha que as férias podem acabar saindo caras? O valor total gasto por uma família em uma viagem de férias pode variar muito, dependendo do tamanho da família, do local de destino, do tamanho da viagem e dos hábitos de cada um. Mas com uma boa pesquisa, é possível fazer um cálculo aproximado.

Então, que tal pegar lápis e papel e fazer uma previsão média de cada um dos gastos que a família terá? Assim você pode ter melhor noção de quanto, mais ou menos, precisará desembolsar pela viagem. Então, poderá se planejar e tomar decisões melhores, para aproveitar as férias tranquilo, sem ter surpresas na volta.

Confira este passo a passo:

1 - Carro ou avião?

Como a família chegará ao destino? De carro, de ônibus ou de avião?

Comece contabilizando o preço das passagens, se for o caso. Ou calcule o valor de combustível a ser gasto, se a viagem for feita de automóvel. Se precisar, conte com a ajuda da Internet para traçar a rota da viagem e simular o gasto com combustível e pedágios, em sites como este.

Não esqueça de pensar também nos deslocamentos que a família fará no local de destino (para passeios, refeições, etc.). Se forem viajar de carro, calcule uma margem extra de combustível para esses deslocamentos no local. Se forem de ônibus ou de avião, consulte a disponibilidade de transportes públicos e outras alternativas no destino (como táxis, Uber, etc.).

2 - Pesquise as opções de hospedagem

Se ainda não estão com hospedagem reservada, é bom pesquisar bem as opções ainda disponíveis. Deixar para a última hora, geralmente, acarreta em preços e gastos maiores.

Na busca por melhores preços, você pode considerar incluir em sua pesquisa, além de hotéis e pousadas, imóveis próprios negociados diretamente com os donos, em sites como o airbnb.com.br. Apenas fique atento às políticas estabelecidas por cada proprietário para não ter surpresas. Alugar um imóvel próprio certamente é diferente de hospedar-se em um hotel, mas também tem vantagens diferenciais, como em alguns casos, a possibilidade de cozinhar no local.

3 - Alimentação no destino

Pesquisar preços de alimentação no local de destino pode ser um pouquinho mais complicado. Mas você pode, por exemplo, encontrar comunidades da cidade de destino nas redes sociais e perguntar aos membros do grupo. Ao menos, tente fazer uma média de quanto a família gastaria fazendo, no mínimo, uma refeição por dia em um grande restaurante.

Para economizar no destino, procurem restaurantes mais afastados dos principais pontos turísticos. Para facilitar a busca, você pode usar aplicativos como o Trip Advisor, que mostra os valores médios de cada estabelecimento. Além disso, ao passar por um supermercado com bons preços, levem alguns itens para café da manhã e lanche, para não precisarem comer sempre na rua, sujeitos aos preços que encontrarem. Também é importante carregar garrafinhas de água e reabastecê-las quando possível, para todos se manterem hidratados.

4 - Passeios

Para preparar melhor seu bolso, pesquise também sobre os passeios que a família deverá fazer no local de destino. Confira preços de ingressos (que podem variar conforme as datas e as idades), valores de passeios, preços de estacionamento (se for o caso), etc.

5 - Presentes

Muita gente encontra, nas viagens, motivos para voltar com as malas cheias de presentes e lembrancinhas. É importante notar que as lembranças sempre estarão com a família, independente das aquisições materiais. Mas se a compra de presentes já é um costume nas viagens familiares, não deixe de contabilizar também esse gasto. Ao menos, tente fazer uma média do que poderão despender para essa finalidade.

6 - Gastos extras

Além dos gastos citados acima, especialistas financeiros aconselham a somar 20% a mais do total. Essa é a média de gastos extras que uma família costuma fazer em viagens de férias.

7 - Some tudo e planeje-se

Fazendo uma boa pesquisa sobre o local de destino das férias em família e pensando no consumo e nos hábitos de cada um, você já deve ter chegado a um valor médio para cada gasto que terão durante a viagem. Agora é só somar tudo e analisar seu orçamento para ver se as contas cabem no bolso. Com consciência e um bom planejamento, é só arrumar as malas e aproveitar a viagem.

EXTRA: como economizar na viagem?

A equipe do oseudinheirovalemais.com.br preparou um e-book gratuito com:

- passos práticos para planejar sua viagem gastando menos,

- detalhes especiais para quem planeja viagens internacionais,

- alternativas mais econômicas de hospedagem,

- formas de organizar a mala economizando no peso

- e ainda algumas maneiras práticas de fazer seu dinheiro render durante a viagem.

Faça o download gratuito do e-book Viaje Gastando Menos.

Cuide melhor do seu dinheiro. Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar