Planos de Ano-Novo: como realizá-los?

Planos de Ano-Novo: como realizá-los?

4 passos fundamentais para realizar seus sonhos e objetivos em 2018

Guia de Bolso - 19 jan, 2018

Fazer promessas e planos para o ano novo é uma prática bastante comum. Só que muitos desses planejamentos acabam sendo esquecidos ou deixados de lado ao longo do ano.

Mas, se você tem um sonho ou um grande objetivo e quer mesmo realizá-lo em 2018, é preciso ficar atento a alguns passos fundamentais.

  • Você quer comprar um carro?
  • Quer garantir sua casa própria?
  • Quer fazer um intercâmbio, um mochilão ou uma viagem pelo mundo?
  • Talvez, você queria abrir sua própria empresa ou expandi-la.
  • Ou deseje preparar-se para a aposentadoria.
  • Quem sabe, queira fazer uma faculdade ou uma especialização.

Seja qual for o seu sonho para 2018, temos algumas dicas imperdíveis para você conseguir realizá-lo. Confira:

 

1 – Considere todos os passos para atingir seu objetivo

Nenhuma conquista acontece de uma hora para outra. Para atingir um grande objetivo, como comprar uma casa, fazer um intercâmbio ou abrir uma empresa, por exemplo, é preciso dar um passo de cada vez.

Portanto, planeje tudo que precisará fazer para chegar ao seu sonho. E faça um cronograma reverso, da última à primeira atividade (geralmente, fica mais fácil planejar-se assim). Veja alguns exemplos:

Comprar casa própria

  • 1 mês antes – pedir financiamento
  • 2 meses antes – preparar documentos
  • 4 meses antes – pesquisar imóveis
  • 6 meses antes – pesquisar sobre tipos de financiamentos
  • 1 ano antes – começar a poupar e investir


Viagem de intercâmbio (mestrado)

  • 3 meses antes – pedir visto na Embaixada
  • 5 meses antes – entrar em contato com a universidade
  • 6 meses antes – preparar currículo e documentos p/ universidade
  • 1 ano antes – começar curso de aperfeiçoamento no idioma


Abrir sua própria empresa

  • 3 meses antes – locar e reformar o escritório e/ou criar seu site
  • 5 meses antes – pedir financiamento
  • 6 meses antes – pesquisar imóveis
  • 1 ano antes – pesquisar concorrência e fazer plano de negócio

Esses são exemplos hipotéticos com prazos médios. Informe-se, pesquise e defina você mesmo as atividades e prazos que vão levá-lo a realizar seu sonho.

E não deixe de comemorar todas as pequenas conquistas ao longo do processo. Isso vai ajuda-lo a perceber que você está caminhando rumo ao seu objetivo e mantê-lo motivado para continuar.

 

2 – Planeje-se financeiramente

A maioria dos nossos sonhos e objetivos envolve dinheiro. Mas, antes de pensar que é muito dinheiro ou que você nunca vai conseguir juntar tudo isso, que tal fazer uma simulação prática do seu sonho?

Para isso, você pode, por exemplo, baixar o app Sicoob Minhas Finanças no seu celular ou tablet. O aplicativo está disponível para todo mundo gratuitamente na Google Play ou na App Store. E conta com essa funcionalidade inovadora.

Você escolhe no menu o item ‘Sonhos’, descreve seu objetivo (pode ser comprar casa, carro, viajar, aposentar-se, financiar estudos, etc.) e escolhe se vai investir você mesmo ou financiar o valor.

Em seguida, você preenche o quanto já economizou, o custo total do seu sonho e o prazo em que deseja realizá-lo. Pronto. O app Sicoob Minhas Finanças calcula para você o quanto falta para você realizar seu sonho.

Assim, fica bem mais fácil saber quanto é preciso juntar por mês para chegar ao seu objetivo. E o aplicativo também pode ajudá-lo nisso. Olha só:

 

3 – Organize seu orçamento

Além de saber quanto você precisa economizar por mês, para realizar seu objetivo, é preciso economizar, efetivamente, o que requer, provavelmente, maior organização, planejamento e acompanhamento do seu orçamento mensal.

Para isso, você também pode contar com o app Sicoob Minhas Finanças, que pode ajuda-lo a fazer um controle financeiro completo, permitindo cadastrar recebimentos e despesas, receber alertas de pagamentos, armazenar comprovantes, simular transações e até receber notificações para ficar atento aos seus limites de gastos por categoria.

Digamos que você tenha o objetivo de comprar um carro, por exemplo, e que você perceba que precisa economizar. Mas economizar em quê?

Cadastrando suas despesas por categoria no app Sicoob Minhas Finanças, você vai poder ter melhor noção do que mais gasta e do que poderia economizar. É claro que você não precisa cortar totalmente seus gastos. É mais provável (e recomendado) que você consiga estabelecer um limite de gastos para cada categoria das suas despesas. E o app alerta você quando estiver chegando perto desses limites, para ajuda-lo a economizar.

Se, ainda assim, você preferir ter uma planilha financeira para ir acompanhando tudo, também pode baixar gratuitamente o Kit de Ferramentas para Finanças Pessoais.

 

4 – Foco e disciplina, sem esquecer das pausas

Se você quer mesmo realizar seu sonho ou objetivo, tenha força de vontade e determinação. Esforce-se um pouco todos os dias. Mantenha o foco no que deseja alcançar. Trace atividades a realizar e metas a atingir. Conquiste um passo de cada vez e siga rumo ao seu objetivo.

Mas lembre-se que as pausas também são importantes. Não deixe de lado suas questões pessoais. Curta a família e os amigos. Perceba que a vida também reserva surpresas e novos caminhos. Manter-se relaxado e com a mente arejada ainda ajuda a renovar as forças para realizar seus planos de Ano-Novo.

 

Gostou dessas dicas? Vocês também vai gostar de conhecer o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

 

Capa: Photo by NordWood Themes on Unsplash

Leia Também

Comentários

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *