O ABC da economia com materiais escolares

8 dicas para gastar menos com a lista de material escolar.

Guia de Bolso | 03 de fevereiro de 2017
comprar material escolar
dicas imperdíveis para você economizar
dicas para economizar
economizar
lista de materiais escolares
materiais escolares
material escolar barato
preços dos materiais escolares
O ABC da economia com materiais escolares
O ABC da economia com materiais escolares

Descobrir onde comprar material escolar mais barato nem sempre é uma tarefa fácil. Ainda mais com os preços dos materiais escolares sofrendo acréscimos, muitas vezes, acima da inflação, como mostra pesquisa recente do Procon-SP.

O mesmo levantamento também mostra que o preço de um mesmo produto da lista de materiais escolares pode variar até 457,14% de um estabelecimento para o outro. E embora essa pesquisa tenha sido restrita a São Paulo, a realidade das demais cidades e estados do Brasil não é muito diferente.

Mas com algum planejamento e organização, ainda é possível comprar material escolar mais barato. Para facilitar, preparamos um abecedário com 8 dicas imperdíveis para você economizar na compra de materiais escolares. Confira:

A - Atenção à lista!

Antes de tudo, observe bem a lista de material escolar. Cuidado com as exigências abusivas. Confira se são solicitados itens de uso comum, como produtos de higiene e limpeza, ou itens usados na área administrativa. Se isso acontecer, questione a escola.

Para organizar-se melhor, procure classificar também quais são os livros didáticos e os literários, quais os materiais de papelaria, etc.

B - Busque o que já tem e reaproveite

Antes de sair às compras, confira quais dos itens da lista você já tem em casa: mochilas, estojos, lápis, cadernos, etc. Repare no que é possível reaproveitar.

Observe também os livros didáticos. Será que outro estudante não poderia reutiliza-los? Em alguns casos, vale fazer um esforço para apagar o que foi usado e tentar revender ou trocar os livros. Envolva as crianças nessa tarefa e, assim, ensine-as a cuidar bem dos livros para que possam sempre reaproveita-los.

C - Compare preços

Como mostra a mencionada pesquisa do Procon-SP, os preços de materiais escolares podem  variar muito de um estabelecimento para outro. Portanto, antes de sair de casa, pesquise bem os valores de tudo o que precisa comprar.

Caso o estabelecimento com menores preços não seja próximo de algum de seus trajetos habituais, considere também o valor do deslocamento (combustível/transporte).

D - Descubra sebos, bibliotecas e e-books

Em sebos, é possível encontrar livros didáticos e literários seminovos por um preço bem mais em conta. Apesar do nome, esse tipo de loja pode oferecer produtos em ótimo estado de conservação. E a pesquisa também pode ser feita pela Internet. O site estantevirtual.com.br, por exemplo, reúne sebos de todo o Brasil e traz descrição detalhada do estado dos exemplares.

No caso dos livros literários, também existe a opção de associar-se a uma biblioteca para alugar os exemplares. E se ter o livro nas mãos não for uma exigência, vale a pena considerar os e-books como opção. Existem até alguns e-books gratuitos. No site dominiopublico.gov.br, por exemplo, é possível ter acesso a obra completa de Machado de Assis, entre outras preciosidades.

E - Entre em contato com outros pais

Conversando com outros pais, você pode combinar alguns empréstimos, trocas ou até doações.

Além disso, o boca a boca sempre foi uma ótima fonte de informação. Então, outro propósito desse contato pode ser o de descobrir lojas mais em conta e outras promoções que podem ser aproveitadas.

F - Faça compras em grupo, se possível

Entrando em contato com outros pais, também é possível combinar compras em grupo de itens comuns para conseguir preços mais vantajosos.

Vocês podem, por exemplo, rachar o frete, caso peçam livros ou outros materiais para entrega. Também podem combinar de ir juntos à papelaria, dividir o combustível e pedir um desconto no valor total das compras e assim por diante.

Ou seja, reunindo-se a outras pessoas com um propósito comum, você pode conseguir mais vantagens. Aliás, esse é o princípio do cooperativismo. E cooperando, a gente pode mais.

G - Gaste dentro do planejado

Outra prática imprescindível antes de sair às compras é planejar seus gastos. Afinal, a compra de material escolar precisar ser encaixada no seu orçamento. Então, é fundamental que você reveja suas finanças previamente, usando sua pesquisa de preços (item C - Compare preços) para fazer uma previsão de gastos totais e planejar como realizará o pagamento.

Planeje-se. Leve uma lista com você quando for fazer as compras de material escolar. E atenha-se a ela.

Uma dica extra pra quem quiser se planejar com mais praticidade é adotar um aplicativo online de controle financeiro. Um bom exemplo é o Sicoob Minhas Finanças, app gratuito para celular ou tablet, que pode ser baixado por qualquer pessoa e tem funcionalidades que permitem classificar as despesas por categoria, definir limites de gastos e até receber alertas quando estiver próximo ao limite.

Você pode baixar o app Minhas Finanças gratuitamente pela Google Play ou pela App Store em seu smartphone ou tablet.

H - Há possibilidade de desconto?

Se possível, prefira pagar as compras de material escolar à vista. Assim, além de você não criar dívidas nem ficar com obrigações pendentes, ainda fica mais fácil negociar um desconto.

Gostou dessas dicas de economia com o material escolar? Compartilhando informação e cooperando, a gente cresce. Aliás, que tal conhecer o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar