Férias de Verão: 4 meses para poupar

Um cronograma para você juntar dinheiro para as férias.

Guia de Bolso | 22 de agosto de 2016
alternativa para economizar
economizar
economizar nos feriados
Férias de Verão
juntar dinheiro para as férias
planejar férias
planilha financeira
poupar
viaje gastando menos
juntar dinheiro para as férias
juntar dinheiro para as férias

Você já começou a se planejar e se organizar financeiramente para as férias de verão? Sabia que faltam só quatro meses? E você já deve saber que, para economizar, quanto mais antecedência, melhor, não é?! Mas calma que ainda dá tempo de juntar dinheiro para aproveitar as férias. Confira a seguir o cronograma mensal que preparamos para lhe ajudar a poupar e curtir as férias sem se preocupar com o orçamento:

1 - O que fazer agora mesmo?

O primeiro passo é organizar suas contas. Para isso, o mais recomendado é ter todos os seus ganhos e gastos registrados em uma planilha financeira, de forma a conseguir visualizar melhor o uso que está fazendo do seu dinheiro e descobrir em que itens pode economizar.

Ainda não tem uma planilha financeira? Baixe grátis a sua aqui.

Para quem pretende viajar, outro passo importante é decidir o destino e pesquisar preços (de passagens, hospedagens, passeios, etc.) para ter uma noção da quantia total que deverá gastar nas férias e planejar-se para isso.

Com seu orçamento organizado e sabendo o quanto precisa juntar de dinheiro ao todo, fica mais fácil saber quanto você precisará poupar por mês. A partir de então, a ideia é planejar-se para economizar. Fique de olho em suas contas, faça um acompanhamento frequente. Evite compras por impulso e parcelamentos longos. E mantenha-se focado em seu objetivo de poupança.

2 - Em setembro:

Em vez de esperar o dinheiro sobrar para poupa-lo, comece o mês enviando para a poupança a quantia que planejou poupar para suas férias. Não conte apenas com o 13o salário. Lembre-se que você também deve se planejar financeiramente para depois que voltar, quando, aliás, costumam haver contas extras, como impostos e material escolar, por exemplo. Planeje-se e poupe agora para não ter que se preocupar depois.

Se você conseguiu poupar algum dinheiro já em agosto, setembro pode ser um bom mês para comprar passagens ainda com alguma antecedência, economizando no valor.

Lembre-se também de economizar no feriado de Independência (7/9). Para isso, troque o restaurante ou o bar por programas em casa, com a família e os amigos. Descubra lugares públicos e outros passeios gratuitos. Programe um cinema em casa, leia, relaxe. Ou seja, aproveite o feriado para se divertir, mas lembrando-se de economizar para atingir seu objetivo.

3 - Em outubro:

Comece o mês poupando novamente. Continue acompanhando sua planilha financeira com frequência de forma a planejar-se para isso. Mas não espere o dinheiro sobrar no final do mês, para não cair na tentação de usa-lo para outros fins. Assim que receber seu salário, já reserve a quantia que planejou poupar para as férias.

Se for viajar, já é hora de pensar em fazer reservas de hospedagem, para conseguir ofertas com melhor custo-benefício. Se a ideia é economizar, você pode considerar alternativas como os hostels, aplicativos que lhe colocam em contato direto com os proprietários (como o airbnb.com) ou até hospedagens gratuitas pelo couchsurfing.org.

Outubro é também o mês das crianças. E pra quem tem filhos isso pode representar um gasto extra com presentes. Mas não vale deixar a data prejudicar os planos de toda a família. Então, converse com a criança; na medida de sua compreensão, explique a ela sobre prioridades e sobre os benefícios de poupar; e se for o caso, negocie uma lembrancinha menor no Dia das Crianças para engordar a poupança das férias. Uma conversa assim ainda pode render valiosas lições de educação financeira.

4 - Em novembro:

Faça da poupança no início do mês um hábito (isso pode lhe beneficiar mesmo depois das férias). Lembre-se de continuar acompanhando sua planilha financeira com frequência, para não se perder nas contas. E assim que receber, já reserve a quantia planejada, aumentando sua poupança para as férias.

Não deixe de economizar nos feriados de novembro (2 e 15/11). Aproveite para descansar e relaxar ou encontre formas mais econômicas de se divertir.

O mês é propício para antecipar as compras de Natal, com tempo suficiente para pesquisar preços e encontrar ofertas melhores. Para economizar, não deixe de fazer uma listinha de presentes antes, incluindo apenas o que julgar necessário. E lembre-se de evitar parcelamentos que possam comprometer seu orçamento.

Quem vai viajar também pode aproveitar que as férias já estão quase chegando para pesquisar atrações e eventos gratuitos no local de destino; que já é uma forma de economizar durante a viagem.

5 - Em dezembro:

Fazendo da poupança no início do mês um hábito, você ainda consegue juntar mais um dinheiro antes das férias chegarem. Então, comece o mês poupando.

Fique atento também aos gastos nas festas e compras de Natal e Ano-Novo. Não deixe de registrar tudo em sua planilha financeira para manter o controle das suas contas.

Aliás, a essa altura você já vai ter percebido que a planilha financeira é uma excelente aliada na organização do seu orçamento. Use a sua para planejar seus gastos durante as férias e também na volta. E aproveite sem preocupações.

EXTRA: como economizar na viagem?

A equipe do oseudinheirovalemais.com.br preparou um e-book gratuito com:

- passos práticos para planejar sua viagem gastando menos,

- detalhes especiais para quem planeja viagens internacionais,

- alternativas mais econômicas de hospedagem,

- formas de organizar a mala economizando no peso

- e ainda algumas maneiras práticas de fazer seu dinheiro render durante a viagem.

Faça o download gratuito do e-book Viaje Gastando Menos.

Cuide melhor do seu dinheiro. Conheça o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob. 

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar