Feriados 2018: aproveite gastando pouco

Feriados 2018: aproveite gastando pouco

10 ideias econômicas para viajar ou para curtir a própria cidade

Guia de Bolso - 8 fev, 2018

Neste ano, os brasileiros poderão aproveitar, pelo menos, oito feriados:

  • 13/02 (terça-feira) – Carnaval
  • 30/03 (sexta-feira) – Paixão de Cristo
  • 01/05 (terça-feira) – Dia Mundial do Trabalho
  • 31/05 (quinta-feira) – Corpus Christi
  • 07/09 (sexta-feira) – Independência do Brasil
  • 12/10 (sexta-feira) – Nossa Sra. Aparecida
  • 02/11 (sexta-feira) – Finados
  • 15/11 (quarta-feira) – Proclamação da República

Se você está pensando em viajar, planejar-se com antecedência é fundamental para ter tempo de economizar, conseguir bons descontos e informar-se sobre o destino para aproveitar ainda mais.

Mas você também pode aproveitar os feriados para curtir sua própria cidade, para relaxar e se divertir com quem você gosta.

Então, inspire-se com estas 5 dicas de programas que você pode fazer em sua própria cidade e mais 5 sugestões de destinos econômicos pelo Brasil, em 2018:

 

PARTE 1 – PROGRAMAS NA CIDADE

 

1 – Arte, cultura e café

Que tal dar uma turistada na sua própria cidade? Você pode visitar bibliotecas, museus, exposições, assistir a peças de teatro, o que preferir. A dica é fazer um programa cultural e diferente – pois isso pode ajudar a apurar sua percepção – de forma que você veja as coisas com outros olhos, digamos, com olhos de turistas, que buscam novidades e belezas onde forem.

Para arrematar, que tal sentar-se em um café ou lanchonete para comer algo gostoso e apreciar um pouco o movimento? Aproveite.

 

2 – Bate-volta nos arredores

Você não precisa, necessariamente, viajar e gastar com hospedagem. Pode descobrir locais próximos à sua cidade para visitar em um bate-volta. Verifique a existência de fazendas, rios, parques de diversão ou parques aquáticos, próximos de onde você mora e divirta-se nos feriados de 2018.

 

3 – Cinema com pipoca

Com a disseminação do Netflix e de outros serviços de video-on-demand, essa pode parecer uma dica óbvia para curtir um feriadão.

Mas você ainda pode incrementar o programa, convidando parentes e amigos para uma sessão temática do filme ou série favorito de vocês, com um jogo de adivinhações sobre as cenas e personagens (um interpreta e os outros têm que adivinhar). Não esqueça de acompanhar a sessão com muita pipoca ou o que preferirem de guloseimas.

 

4 – Esportes no parque

Aproveitar seu tempo livre para fazer exercícios é super recomendável. E a ideia fica ainda melhor se for para fazer o esporte que você gosta em um ambiente agradável, se for possível, junto à natureza. Pode ser bicicleta, patins, patinete, esportes com bola, caminhada, corrida, bete (ou taco) ou o que você preferir.

Se houver praia, rios ou lagos próximos, essas podem ser boas ideias. Mas você também pode ir a um parque, a uma praça ou até a um centro de treinamento, se for o caso. De qualquer forma, o contato social propiciado por ambientes assim só aumenta a diversão.

 

5 – Noite de jogos

Jogos de tabuleiro e jogos de cartas são ótimas opções para curtir o tempo em família de forma divertida. Outra opção são os jogos em grupo, com ou sem bebidas, muito comuns em rodas de amigos.

 

 

PARTE 2 – VIAGENS ECONÔMICAS PARA 2018

 

6 – Alfredo Chaves – ES

Localizada na Serra de Castelo, a poucos km da capital capixaba (Vitória), a cidade de Alfredo Chaves tem um charme sem igual, com clima fresco e ar puro das montanhas. Aliás, as montanhas e cachoeiras de Alfredo Chaves são maravilhosas descobertas para os amantes do ecoturismo e dos esportes de aventura.

No distrito de Matilde (o mais frequentado da região), ainda há cafeterias, lojinhas de artesanato e boas opções gastronômicas. Ideal para aproveitar o fim de tarde em clima bucólico.

A cidade pode ser visitada o ano todo, lembrando a quem deseje visitar as cachoeiras que o frio aumenta no inverno. Como o destino ainda não é muito turístico, os preços são bem em conta.

 

7 – Caldas Novas – GO

Para quem prefere o calor das águas termais, uma ótima dica é conhecer a maior estância hidrotermal do mundo: Caldas Novas. O destino é recomendado, principalmente, para famílias e casais, já que os parques têm opções de atividades, jogos e brinquedos para todas as idades, além de contar com uma animada programação.

Para economizar, a dica é preferir as pousadas em vez dos grandes resorts. Afinal, a entrada nos parques (repletos de piscinas de águas quentes) costuma ter valores acessíveis.

 

8 – Foz do Iguaçu – PR

Um dos destinos mais baratos e bonitos do Brasil. Afinal, em Foz, está localizado o parque das Cataratas do Iguaçu, com suas 275 quedas d’água, formando visuais impressionantes.

O espetáculo é garantido o ano inteiro, sendo que, no verão, há mais chuvas e as quedas estão em seu volume máximo, enquanto no inverno, a chance de chuvas é menor e as cataratas estão mais definidas.

A cidade tem opções de hospedagem e gastronômicas variadas e ainda permite fazer uma visita 3 em 1, já que fica na fronteira com o Paraguai e a Argentina.

 

9 – Itatiaia – RJ

Para ecoturistas e aventureiros de plantão, Itatiaia pode ser uma ótima opção, com cachoeiras, morros e trilhas diversas. Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade dá acesso ao Parque Nacional de Itatiaia (o mais antigo do Brasil), ao Pico das Agulhas Negras, entre outras maravilhas.

Para quem vai visitar as cachoeiras, o ideal é ir em fevereiro ou outubro. Já para quem prefere curtir as trilhas, maio é o mês mais indicado.

 

10 – São Miguel do Gostoso – RN

Cidade com ares de vilarejo, São Miguel do Gostoso é pura tranquilidade praiana. Aliás, as praias com longas faixas de areia branca e águas cristalinas são um convite ao relaxamento.

As dunas de areia são perfeitas para passeios de buggy. E as condições de vento locais favorecem a prática de esportes como o kitesurf e o windsurf. Inclusive, os surfistas são os maiores frequentadores dessa cidade potiguar, ainda cheia de encantos a explorar.

 

EXTRA: como economizar na viagem?

Faça o download gratuito do e-book Viaje Gastando Menos.

 

Gostou dessas dicas? Você também vai gostar de conhecer o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob.

 

 

Capa: Photo by Camila Cordeiro on Unsplash

Leia Também

Comentários

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *