Empréstimo mais barato? Procure as cooperativas financeiras.

Empréstimo mais barato? Procure as cooperativas financeiras.

Cooperativas podem oferecer taxas menores e mais agilidade que bancos comuns.

Vantagens da Cooperação - 21 dez, 2015

Você já ouviu falar das cooperativas de crédito? Também chamadas de cooperativas financeiras, essas instituições são opções aos bancos comuns. Os produtos e serviços financeiros oferecidos são os mesmos (contas, cartões, aplicações, pagamentos, recebimentos, investimentos, etc.). Mas em uma cooperativa, não há clientes e, sim, associados. Portanto, é possível ter acesso a diversas outras vantagens.

Não é a toa que já existem mais de 1.150 cooperativas financeiras em todo o Brasil. Somadas, elas já são a sexta maior instituição financeira do país. E têm sido cada vez mais procuradas, principalmente, pelos baixos juros que oferecem.

Que tipos de crédito e empréstimo uma cooperativa oferece?

Os mais diversos. Em geral, as cooperativas financeiras oferecem os mesmos serviços e produtos que um banco. Assim, as modalidades de empréstimos variam desde o crédito consignado e pessoal até microcrédito e financiamentos.

Só que cooperativas podem oferecer um atendimento mais personalizado.

Então, seja para reformar a casa, investir nos estudos, quitar dívidas, adquirir máquinas e equipamentos para seu negócio, comprar um carro ou fazer a viagem dos seus sonhos, certamente é possível encontrar uma linha de crédito adequada em uma cooperativa financeira.

Empréstimos em cooperativas podem sair mais rápido do que em bancos comuns?

Em geral, sim. Devido à estrutura mais simplificada, o processo pode ser menos complicado em uma cooperativa de crédito do que em um banco. Além disso, com a crise mundial, muitos bancos de varejo tem se delongado mais na autorização de empréstimos, o que não tem ocorrido nas cooperativas.

Por que cooperativas conseguem emprestar dinheiro com taxas menores?

O principal motivo é que cooperativas não visam lucro. Portanto, podem cobrar menos por todos os seus produtos e serviços (e se mesmo assim houver sobras, elas são repartidas entre todos os associados).

As taxas em cooperativas chegam a ser até 20% menores do que em bancos comuns. Para empréstimos, por exemplo, os juros de cooperativas são a partir de 1,5% ao mês.

Como conseguir um empréstimo em uma cooperativa?

Basta ser associado. Afinal, uma cooperativa não possui clientes, mas sim, sócios.

Então, você precisa adquirir pelo menos uma cota-parte (uma taxa mínima para associar-se). Mas a partir daí, possui os mesmos poderes que todos os demais associados. Inclusive, poder de voto e acesso às linhas de crédito e a todos os outros produtos e serviços disponíveis (conforme normas do Banco Central, o crédito é sujeito à análise e aprovação).

Quais as vantagens de ser associado de uma cooperativa financeira?

Sendo sócio, você pode participar de todas as decisões administrativas da cooperativa, com poder de voto igual ao de todos os associados, sem distinções. Além disso, você tem acesso a todos os produtos e serviços financeiros, com taxas bem menores do que as cobradas por bancos comuns. E, por não visar lucro, cooperativas também podem oferecer retornos melhores para investimentos. Sem falar nas sobras, que, a cada ano, são distribuídas entre todos os associados conforme a participação de cada um.

Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do Brasil, o Sicoob?

Porque uma cooperativa financeira pode ser a melhor opção.

Leia Também

Comentários