Empreendedor ou empregado: qual o seu perfil?

Reconhecer sua personalidade e suas aptidões pode lhe levar além.

Guia de Bolso | 11 de julho de 2016
empreendedor
Empreendedor ou empregado
empregado
Empreendedor ou empregado
Empreendedor ou empregado

Ter seu próprio negócio, ser seu próprio patrão, controlar seus horários e seus lucros são ideias que motivam muita gente a empreender. Porém, um bom desempenho nos negócios, depende, principalmente, de um perfil empreendedor por parte dos administradores. E nem todo mundo que aposta em um negócio próprio possui realmente esse perfil. Há quem prefira, por exemplo, a segurança de um salário fixo mensal, em vez de correr os riscos inerentes a um novo empreendimento. Saiba mais sobre o assunto:

— Não há um perfil melhor ou pior

Não é de hoje que ser empresário é algo valorizado. Quando o termo “empresário” foi popularmente substituído pelo termo “empreendedor”, então, essa fama parece ter ganhado ainda mais força. Empreender tem um certo status (pelo menos, na teoria); o empreendedorismo “está na moda” e tem sido cada vez mais debatido. Mas para quem tem um perfil de empregado, empreender costuma não ser a melhor opção. Assim como, para quem tem um perfil de empreendedor, ser empregado não costuma ser satisfatório.

Na verdade, nenhum dos perfis pode ser considerado melhor ou pior que o outro. Tratam-se apenas de personalidades/aptidões diferentes e mais adequadas a um ou outro modo de trabalhar e ganhar dinheiro. Nenhum dos dois perfis está certo ou errado. O que pode realmente gerar insatisfação e incômodos maiores é ter um perfil e dedicar-se ao outro (ter perfil de empregado e ser empreendedor ou ter perfil de empreendedor e ser empregado). Portanto, conheça melhor cada perfil para descobrir com qual você se identifica mais:

— Perfil de empreendedor

Pode-se dizer, de forma geral, que um profissional com perfil de empreendedor é uma pessoa de atitudes ousadas, com grande senso de iniciativa e disposição para correr riscos calculados.

Além disso, é preciso notar que para administrar um negócio são necessárias características como determinação, organização e autodisciplina, além de uma grande dedicação de tempo. Geralmente, donos de novos negócios trabalham de 10 a 14 horas diárias, tendo muitas vezes que abrir mão de finais de semana, feriados ou férias.

Muita gente sonha em investir em um negócio próprio, ser seu próprio patrão e ter autonomia na tomada de decisões. Mas empreender está longe de ser uma alternativa fácil. Para ter sucesso é fundamental, ainda, ter comprometimento, persistência e fazer um bom planejamento, com acompanhamentos frequentes.

— Perfil de empregado

Um profissional com perfil de empregado costuma ser uma pessoa de atitudes mais comedidas, que se sente, em geral, desconfortável com mudanças e tem uma postura mais cautelosa em relação a riscos, preferindo ter sua segurança financeira garantida mensalmente.

Pessoas com perfil de empregado, em geral, preferem a execução de planos do que a elaboração de estratégias. Costumam ser mais ponderadas, contidas e condescendentes.

Isso não quer dizer que esse tipo de profissional não possa ser inovador, proativo, competente e dedicado. Pelo contrário, ele precisa somar todas essas características e outras mais. Para manter-se como empregado no mercado atual, é fundamental não se acomodar, renovar-se e reciclar-se com freqüência, mantendo-se bem informado e comprovando, continuamente, um desempenho superior.

— Descubra o seu perfil e aposte nisso

Conhecendo melhor cada um dos dois perfis, você já pode parar para analisar com qual deles você se identifica mais. Para ficar mais fácil, pense sobre questões rotineiras e sobre seus padrões de comportamento. Alguns exemplos:

– Você costuma tomar a frente na organização de eventos? Ou só ajuda no que lhe pedem?

– No dia a dia, você tem metas para realizar suas tarefas? Ou faz as coisas conforme a urgência, sem um plano traçado?

– Ao conversar, você gosta de ser o centro das atenções? Ou é melhor ouvindo e interagindo só de vez em quando?

– Você tem planos e objetivos traçados? Ou deixa as coisas irem acontecendo?

– Diante de um problema, você estuda soluções até superá-lo? Ou se sente inseguro para lidar com algumas situações?

– Você é uma pessoa aventureira? Ou prefere a calma e a tranquilidade?

– Você está sempre a frente nas novidades do mercado? Ou só busca as informações que precisa?

– Você tem uma planilha financeira com todo seu orçamento organizado? Ou só se preocupa com as datas de vencimento das contas?

Reflita e responda para si mesmo questões como essas. Não se trata de fazer um teste formal, mas de ponderar consigo mesmo, sendo sincero em suas observações, para tentar realmente descobrir com que perfil você mais se identifica: empregado ou empreendedor. Analise, aposte nisso e busque o sucesso!

Descubra um mundo mais colaborativo e cooperativo. Conheça o maior sistema cooperativo de crédito brasileiro, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar