Economize energia usando a tinta térmica

Descubra como essa novidade pode ajudar a gastar menos.

Guia de Bolso | 22 de junho de 2016
alternativa eficiente na economia de energia
Como usar a tinta térmica
dicas de economia
economia de energia
economizar
Economize energia
Redução no consumo de energia
tinta térmica
tinta térmica ajuda a economizar
Descubra como essa novidade pode ajudar a gastar menos.
Descubra como essa novidade pode ajudar a gastar menos.

Já ouviu falar da tinta térmica? Sabia que ela pode ajudar a economizar até 60% de energia?

A tecnologia foi desenvolvida pela NASA (Agência Espacial Norte-Americana) para revestir aeronaves, navios e tubulações, como forma de diminuir o calor no interior dessas estruturas.

Mas agora esse tipo de tinta já está sendo comercializado como revestimento para os mais diversos ambientes, mostrando-se uma alternativa eficiente na economia de energia. Em alguns casos, dá até para dispensar o uso do ar-condicionado quando estiver calor. Saiba mais:

Tinta térmica x tinta comum

A tinta comum - formada por solvente, resina e pigmentos - costuma ter apenas funções estéticas. A tinta térmica, por outro lado, já é diferenciada desde sua composição, pois é feita à base de água e microesferas ocas de vidro. Essas microesferas impedem a passagem (entrada e saída) do calor, refletindo de 80% a 90% dos raios solares. Dessa forma, a tinta age como um isolante térmico, garantindo conforto tanto em situações de calor quanto de frio.

Como usar a tinta térmica?

A aplicação é simples. Não há nenhuma técnica especial. Basta pintar como qualquer outra tinta, seguindo as instruções para cada material de aplicação.

Aliás, são diversos os substratos em que a tinta térmica pode ser aplicada: sobre concreto, fibrocimento, coberturas metálicas, fibra, cerâmica, entre outros.

E a tinta térmica pode ser usada tanto nas paredes quanto no telhado, onde o resultado pode ser ainda melhor, já que essa é a parte da construção que recebe maior incidência de raios solares durante o dia.

Redução no consumo de energia

Devido a sua composição e forma especial de atuação, a tinta térmica pode reduzir de 35% a 60% o consumo de energia elétrica usada para refrigerar ambientes.

Assim, pode ser recomendável seu uso na cobertura de casas, galpões, prédios e armazéns, como forma de diminuir a temperatura interna, em alguns casos, dispensando até o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Uma opção mais sustentável

Além de ser uma ótima alternativa para economizar com a conta de energia elétrica, a tinta térmica também é uma opção mais sustentável e eficiente do que a espuma de poliuretano - material derivado do petróleo comumente usado no isolamento térmico de diversas obras.

Preço

O único porém da tinta térmica é que, por ser um produto relativamente novo no mercado, comparada com a tinta comum, ela ainda possui um preço um pouco maior na hora da compra. (o galão de 18 L de tinta comum sai, em média, R$ 225, enquanto o mesmo volume de tinta térmica custa em torno de R$ 350, de acordo com pesquisa feita no Mercado Livre em junho/2016) Porém, com a popularização dessa ideia, aumentando a procura e a oferta, como vem acontecendo, a tendência é que os preços comecem a baixar. E os custos iniciais ainda podem ser compensados (e até superados) pela economia mensal de energia.

Gostou dessas dicas de economia? Comece a economizar também com suas transações financeiras. Conheça o Sicoob - o maior sistema cooperativo de crédito do país.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar