Como funcionam as operações em uma cooperativa financeira?

Que operações financeiras são possíveis em uma cooperativa de crédito e quais as vantagens?

Vantagens da Cooperação | 24 de abril de 2017
associar a uma cooperativa
Contas correntes e Cartões
cooperado
cooperativa
cooperativa financeira
cooperativas de crédito
crédito mais barato
Investimentos e Seguros
produtos financeiros
serviços financeiros
sistema cooperativo de crédito
Como funcionam as operações em uma cooperativa financeira?
Como funcionam as operações em uma cooperativa financeira?

As cooperativas de crédito (também chamadas de cooperativas financeiras) são parte do Sistema Financeiro Nacional. Aliás, essas instituições oferecem produtos e serviços financeiros similares aos de um banco comum, só que com taxas bem menores. Afinal, enquanto os bancos visam o capital e o lucro, em uma cooperativa, o foco é o associado.

Uma cooperativa de crédito é, justamente, formada por uma associação de pessoas que buscam uma melhor administração de seus recursos financeiros. Assim, o objetivo principal da instituição é o benefício ao cooperado com a expansão do crédito e oferta de outros serviços de natureza bancária a custos mais acessíveis.

Além disso, como todos são associados, todos podem participar da gestão da cooperativa, com iguais poderes de voto, independente de seu capital. Aliás, como associados e beneficiários diretos, são os próprios cooperados que aportam recursos na instituição. E quando há sobras, elas também são distribuídas entre todos os cooperados.

Confira outras características das cooperativas de crédito e outras vantagens oferecidas aos associados:

– Contas correntes e Cartões

Assim como os banco comuns, as cooperativas oferecem contas correntes de depósito. E em alguns casos, há, inclusive, variedades como Contas Universitárias e contas com limites de crédito pré-aprovado.

Cartões de débito e crédito também são produtos usuais em cooperativas financeiras e, em geral, estão disponíveis as maiores bandeiras do mercado, como Visa e MasterCard. Além disso, há cooperativas que oferecem cartões de bandeira própria.

Alguns cartões oferecidos por cooperativas ainda oferecem benefícios extras, pensando no melhor planejamento financeiro dos cooperados. É o caso do Sicoobcard, cartão que, além de possuir dois limites de crédito (um para compras à vista e outro para parceladas), ainda é o único cartão a operar com a cotação do dólar do dia anterior, no caso de compras no exterior.

Saiba mais sobre o Sicoobcard aqui.

– Crédito mais barato

Optar por uma cooperativa financeira na hora de pedir um empréstimo ou fazer financiamento é uma alternativa bastante vantajosa. Isso porque as taxas de juros que a cooperativa cobra de seus associados podem chegar à metade do percentual cobrado por bancos comuns, em alguns casos.

Os juros menores devem-se, em primeiro lugar, ao fato das cooperativas não visarem lucro. Além disso, por lei, os atos cooperativos (entre cooperativa e cooperados) não são tributados. E até pouco tempo, os empréstimos em cooperativas ainda eram isentos de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

Contudo, no último dia 29 de março, o Governo anunciou nova medida que institui a cobrança de IOF para cooperativas de crédito. Uma forma de aumentar a arrecadação e evitar um maior rombo nas contas públicas. Ainda assim, especialistas financeiros comentam que o crédito em cooperativas deve continuar atrativo.

O economista Richard Rytenband afirma: “Por não terem fins lucrativos, as cooperativas ainda têm uma margem para oferecerem taxas de juros melhores que outras instituições financeiras”. O planejador financeiro Hugo Alex Azevedo Ferraz ainda relembra que a atratividade das cooperativas não vêm só dos empréstimos, “a anuidade de cartão e as tarifas também são mais baratas”.

– Investimentos e Seguros

A depender do estágio da cooperativa, há os mais diversos tipos de seguros e aplicações. Muitas cooperativas financeiras oferecem, por exemplo, seguro auto, seguro patrimonial, seguro de vida e de acidentes pessoais. E a depender do tipo de cooperativa de crédito ainda podem haver seguros para o agronegócio, por exemplo, ou para outras especificidades.

As opções de investimentos também costumam ser variadas, desde a famosa poupança, passando por investimentos de renda fixa, como CDB e LCA, fundos de investimento, previdência privada e até algumas opções exclusivas, como o RDC - Recibo de Depósito Cooperativo - aplicação de baixo risco, similar ao RDB, com prazos que variam de 30 a 720 dias, liquidez diária e ótimos rendimentos.

Saiba mais em O que é RDC e quais as vantagens para você.

– Outros serviços financeiros

Além dos produtos financeiros, as cooperativas de crédito ainda podem oferecer uma diversidade de serviços de natureza bancária, para pagamento de contas, transferências, débito automático, saques sem cartão, câmbio, etc.

Em todo caso, todas as operações financeiras oferecidas pela cooperativa são sempre focadas no benefício de todos os seus associados, com atendimento mais personalizado, juros menores, taxas de serviços a preço de custo, remuneração mais altas nas aplicações, distribuição de sobras, entre outras vantagens.

Quer se associar a uma cooperativa? Clique aqui.

Ou conheça o passo a passo para tornar-se um cooperado aqui.

Conheça também o maior Sistema Cooperativo de Crédito do país, o Sicoob.

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar