Como armazenar, preparar e reaproveitar os alimentos

Com alguns cuidados e um pouco de imaginação é possível aproveitar ao máximo os alimentos

Guia de Bolso | 15 de setembro de 2017
alimentos
armazenar
preparar
reaproveitar

Há muitas vantagens em cozinhar o próprio alimento. Cozinhar uma refeição pode ser um momento relaxante, para esquecer das preocupações do dia. Pode também ser uma forma de ter um tempo em família, com todos reunidos na cozinha. Além de ser mais econômico e saudável, já que ao preparar sua comida você é quem escolherá todos os ingredientes e saberá exatamente o que está comendo.

Mas, na correria do dia a dia, conseguir preparar suas refeições pode ser um desafio. A saída é otimizar o tempo disponível. Que tal tirar um dia da semana para adiantar vários pratos e facilitar sua rotina? Assim você consegue ganhar tempo e também economiza no mercado.

Durante o preparo, você pode escolher algumas receitas que utilizem o mesmo ingrediente. Aproveite para descascar e picar tudo de uma vez só. Escolhendo produtos da estação, a economia será ainda maior. Vai usar o forno? Asse vários pratos de uma vez para gastar menos gás.

Para cozinhar mantenha as panelas tampadas. Assim o alimento fica pronto mais rápido e consome menos gás. Ao preparar carnes e legumes, não jogue fora a água do cozimento. Este caldo dará um sabor especial para sopas, refogados e até para o arroz do dia a dia. A carne está muito cara? Escolha dois dias na semana para um cardápio vegetariano.

Como armazenar os alimentos
Além do preparo, também é importante ter cuidado para armazenar os alimentos. Acondicionando tudo corretamente, você mantém o alimento fresco por mais tempo, evitando desperdícios.

- Ao chegar do mercado, já separe tudo o que for consumir na semana e deixe preparado. Higienize as folhas e seque bem. Uma secadora para saladas poupa trabalho nesta etapa. Com tudo bem seco, ponha uma folha de papel toalha no fundo de um recipiente e coloque as folhas em cima. Cubra com outra folha de papel toalha e tampe. O papel evitará a umidade e você terá salada pronta por até uma semana.

- Também é possível deixar frutas e legumes já higienizados e cortados em potes na geladeira para adiantar os preparos da semana. Agora ao perceber que não consumirá tudo, congele o que sobrar. Assim, você terá ingredientes à mão e evita o desperdício.

- Use o congelador como seu aliado. Ao preparar uma refeição, faça uma quantidade um pouco maior e congele o que sobrar. Você pode deixar marmitas prontas para aquele dia de preguiça ou de muita correria. Na hora de descongelar, o melhor é deixar o produto em temperatura ambiente ou tirar na noite anterior e colocar dentro da geladeira.

Dicas extra:
Foi na feira e um produto estava muito barato? Compre a mais e congele. Assim você pode ter aquele alimento por vários meses. A banana está amadurecendo e você percebe que não vai conseguir comer tudo? Descasque e leve para o congelador. Você pode usar as bananas congeladas para preparar vitaminas e smoothies. Outra maneira de aproveitar os produtos da estação é preparar conservas e geleias.

Para economizar, outra dica é reaproveitar os alimentos. Assim você pode aproveitar todos os nutrientes de cada ingrediente e gastar menos no mercado. Não desperdice folhas e talos. Além de serem ricos em nutrientes, podem ser usados em bolos, tortas, no arroz, em sopas e no cozido.

Não comeu todo o pão? Use as sobras para fazer pudim. Ou rale e tenha sua farinha de rosca caseira. Quer um aperitivo? Corte os pães em quadradinhos, tempere com azeite e ervas. Leve ao forno e pronto. Já as cascas de frutas, como maça e abacaxi, podem ser utilizadas para preparar chá ou suco.

As sobras do jantar de ontem podem ser reaproveitadas no almoço do dia seguinte. Basta adicionar ovos ou outros ingredientes. O frango cozido, por exemplo, pode ser o recheio para uma torta. O arroz pode virar bolinho e a abóbora cozida a base para uma sopa. Use sua imaginação.

Já conhece o maior sistema cooperativo de crédito do país, o Sicoob? Clique aqui e saiba mais!.

 

Gostou dessa dica? Cooperação começa por aqui, compartilhe esse conhecimento.


    Artigos que você também pode gostar