5 ideias para driblar adversidades financeiras

Atitudes que podem fazer a diferença e render bons resultados.

Guia de Bolso | 30 de setembro de 2016
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5 ideias para driblar adversidades financeiras
5 ideias para driblar adversidades financeiras

Uma antiga máxima diz que “em época de crise, enquanto uns choram, outros vendem lenços”. O adágio é claramente relacionado à atitude das pessoas diante de um período de tensão, explicitando que existe sempre uma escolha: é possível lamentar-se da situação ou tentar aproveitar-se dela de alguma forma, buscando enxergar o fato não como um problema, mas como uma oportunidade. Afinal, se não é possível mudar o contexto, ainda é possível mudar de atitude.

Aliás, quer saber algumas atitudes que podem fazer toda a diferença para enfrentar a crise? Veja só:

1- Colaborar é sempre uma boa ideia

Cooperando e colaborando entre si, as pessoas unem forças em prol de um objetivo comum, facilitando sua realização. Em momentos de crise, essas atitudes podem ser ainda mais relevantes.

Bons exemplos disso têm sido dados pelos novos negócios ligados à economia colaborativa (ou economia compartilhada) - como o Uber e o Airbnb - que vêm crescendo e se firmando no mercado.

A ideia geral desse modelo é que as pessoas possam fazer uso de um bem sem possuí-lo (e sem precisar pagar seu valor total, pagando apenas uma fração pelo uso). Ou seja, um mesmo bem é compartilhado entre várias pessoas (e seu custo dissolvido entre elas). Compartilhar é o novo possuir. A experiência é o novo foco do consumo.

A startup de compartilhamento de carros ‘Fleety’ também faz parte desse novo modelo de negócios. Guilherme Nagüeva, responsável pela estratégia digital da empresa, afirma: “A crise tira as pessoas da zona de conforto, faz elas refletirem sobre o futuro. E automaticamente isso se relaciona com os questionamentos sobre bens que acumulamos e a real necessidade de posses”.

A proposta da empresa é interessante: uma plataforma digital que conecta proprietários e locatários de automóveis. Por um lado, o proprietário de um veículo pode disponibiliza-lo para aluguel quando não estiver usando; por outro, quem precisa de um carro só de vez em quando tem a oportunidade de alugar um veículo com mais praticidade e por um preço menor.

No final das contas, o crescimento de negócios colaborativos assim traz vantagens não só aos bolsos de seus proprietários, como a todos os demais envolvidos.

E por falar em benefícios financeiros para todos, outro bom exemplo de que colaborar é sempre uma boa ideia são as cooperativas de crédito. Essas instituições têm passado à margem da crise, comprovando crescimento contínuo e demonstrando definitivamente que a união faz a força. Saiba mais aqui.

2 - Investir em qualidade é essencial

De acordo com o senso comum, em momentos de crise, o preço seria um dos principais fatores na decisão do consumidor, prevalecendo até sobre a qualidade. Mas a prática tem mostrado que não é sempre assim.

Uma recente pesquisa da Dunnhumby (líder mundial em ciência do consumidor), envolvendo dados de 770 milhões de clientes globais, demonstrou que, muitas vezes, o consumidor não quer abrir mão de seus ganhos de padrão de vida conquistados ao longo do tempo e, por isso, economiza em produtos mais básicos ou essenciais para manter seus hábitos, gostos e indulgências (pelo menos alguns deles).

Ou seja, para quem é empresário ou empreendedor, investir em qualidade continua sendo essencial, mesmo em momentos de crise.

Um bom exemplo disso foi dado no Painel SC Que Dá Certo, em Florianópolis, pelo empresário e confeiteiro Thiago Ribeiro. Em 2011, ele criou a Dona Fulana, uma mistura de confeitaria, padaria e mercearia. Mas foi justo em 2015, no período mais tenso da economia, que o negócio deslanchou, com a primeira loja conceito da marca, que ficou conhecida por suas tortas de ingredientes mirabolantes e milk-shakes. A qualidade dos produtos fez toda diferença no crescimento da marca, que hoje já conta com três lojas e uma rede de franquias em expansão.

Quem não tem perfil empreendedor também precisa ficar atento a essa dica. Afinal, nada mais essencial do que investir em suas próprias qualidades. Buscar conhecimento, manter-se bem informado e atualizado é fundamental em qualquer que seja o ramo de atuação. E a autossuperação é sempre motivadora.

3 - Diversificar pode ser a saída

Outro bom exemplo de como superar a crise foi dado no Painel SC Que Dá Certo, dessa vez em Blumenau, pelo empresário Philipps. O Grupo GV, Maria’s e Ingresso Nacional, em que o empresário atua, já concentrava as casas noturnas Green Valley, Belvedere, Woods e Fields. Diante da crise, a ideia foi diversificar: “Expandimos as opções de mercado como espaços para casamentos, formaturas, eventos corporativos e shows. Nos estruturamos e enxergamos possibilidades de mercado”, comentou Philipps.

A lição é válida pra empreendedores e empresários, mas também para quem queira apenas fazer uma renda extra. Uma ideia interessante, por exemplo, pode ser diversificar as atividades, dedicando-se a um talento ou a um hobby nas horas extras. As possibilidades são inúmeras: oferecer reparos para o lar, dar aulas de idiomas, oferecer serviços de Internet, comercializar produtos artesanais ou alimentícios, etc.

4 - O digital está com tudo

Mesmo com a difícil situação econômica do país, algumas profissões continuam em alta no mercado, com boa oferta de vagas e boas remunerações. Entre elas, o setor digital e de tecnologia da informação tem se destacado. É o que mostra uma reportagem da revista Exame, divulgada há alguns meses, com as “10 profissões que estão driblando a crise no Brasil”. Na lista da publicação, estão profissionais como: analista de marketing digital, desenvolvedor de aplicativos para iOS e Android, desenvolvedores de plataformas digitais, especialistas em computação em nuvem e outros ramos ligados à TI.

Pra quem já tem interesse no assunto, buscar conhecimentos mais aprofundados, especializar-se e entrar nesse mercado podem ser alternativas interessantes, frente ao crescimento contínuo do universo digital e das oportunidades ligadas ao setor.

5 - Planejamento e organização nunca são demais

Como explicamos, para enfrentar a crise, você tem algumas alternativas, como: colaborar, cooperar, investir em qualidades pessoais e/ou na qualidade de seus produtos/serviços, diversificar suas atividades ou sua área de atuação ou apostar no setor digital. Em todo caso, para manter seu orçamento sob controle mesmo em momentos de crise, o mais indicado é organizar-se e planejar-se.

Quer uma boa dica para organizar e planejar melhor seu orçamento? Adote uma planilha financeira. Comece a registrar nela todos os seus ganhos e gastos. Se precisar, conte com a ajuda de um extrato bancário para começar e vá guardando seus comprovantes, para manter um acompanhamento constante. Tendo real noção de como você está gastando o dinheiro que recebe, fica mais fácil descobrir em que é possível economizar e planejar melhor suas contas.

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