20 truques econômicos de limpeza

20 truques econômicos de limpeza

Neste ano novo, deixe sua casa como nova

Guia de Bolso - 17 jan, 2018

Para limpar a casa, existem mil e um produtos de limpeza diferentes. Para cada cômodo e cada tipo de sujeira, um produto milagroso que promete deixar tudo limpinho sem esforço.

O que talvez você não saiba é que dá para deixar sua casa como nova sem gastar com tudo isso, usando produtos simples, como limão, vinagre, bicarbonato de sódio e até alguns jornais e roupas velhas.

Quer algumas dicas práticas para limpar a casa fazendo economia? Então, veja a seguir 20 truques para deixar sua casa como nova neste ano novo:

 

Use limão para:

Tirar ferrugem de torneiras
Corte o limão ao meio. Esfregue o miolo do limão diretamente sobre as torneiras de metal ou sobre o registro do chuveiro.

Limpar rejuntes
Faça uma papa com suco de limão e bicarbonato de sódio. Esfregue a papa formada nos rejuntes com o auxílio de uma escova de dentes velha e depois lave com água.

Limpar a tábua de cortar carne/legumes
Separe meio limão e um punhado de sal grosso. Salpique o sal sobre a tábua e esfregue o miolo do limão para limpar todos os resíduos e odores.

Limpar o micro-ondas por dentro
Coloque fatias de limão dentro de um recipiente com água. Leve o recipiente com água e fatias de limão para ferver no micro-ondas. Espere alguns segundos antes de abrir e limpar com um pano seco.

 

Use vinagre para:

Limpar torneiras de metal
Embeba um toalha ou outro pedaço de pano em vinagre branco. Envolva a torneira com o tecido e deixe agir por 40 minutos antes de lavar com água.

Limpar panelas com marcas de queimado
Misture uma porção de água com uma xícara de vinagre branco. Separe duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Leve a panela para ferver com a mistura de água e vinagre. Após a fervura, desligue o fogo e adicione o bicarbonato. Espere esfriar e lave normalmente.

Limpar manchas de carpetes e estofados claros
Faça uma pasta com vinagre branco, bicarbonato de sódio e sal. Aplique a pasta sobre a mancha com uma escova. Espere secar e escove o local novamente.

Limpar o armário e tirar o odor de mofo
Coloque 500 ml de vinagre branco em uma bacia aberta. Esvazie o armário e deixe a bacia com vinagre dentro do armário por uma noite. No dia seguinte, limpe o armário por dentro e por fora com o produto. Deixe secar antes de recolocar as roupas ou objetos.

Limpar as persianas
Misture água e vinagre branco na mesma proporção. Utilize a mistura para limpar as persianas. Se preferir, envolva um pano em um pegador de macarrão ou de salada para fazer a limpeza das abas com cuidado.

 

Use bicarbonato de sódio para:

Limpar a geladeira
Umedeça um pano limpo e salpique bicarbonato de sódio. Limpe toda a geladeira com água e detergente. Em seguida, passe o pano com bicarbonato interna e externamente para desinfetar.

Limpar fogão, forninho ou cooktop
Faça uma pasta com bicarbonato, água e sabão. Passe a pasta na boca do fogão, no interior do forno, nos ferros do forninho ou coloque uma toalha umedecida com a mistura sobre o cooktop. Depois, é só limpar com água.

Limpar a louça do banheiro
Misture água quente e bicarbonato de sódio. Passe a mistura nas pias, no exterior do vaso sanitário e nos azulejos para desinfetar.

Limpar utensílios de prata
Misture água fervendo, meio copo de sal e meio copo de bicarbonato de sódio. Coloque os utensílios em um recipiente forrado com papel alumínio, adicione a mistura feita, deixe descansar por 30 minutos e enxágue.

 Proteger os livros de fungos
Separe o bicarbonato de sódio puro em pó. Salpique o bicarbonato entre as páginas dos livros para protegê-los do mofo e evitar alergias. As capas podem ser limpas com álcool.

 

Use jornal para:

Limpar vidros sem deixar fiapos
Em vez de tecidos, use jornais com álcool para limpar janelas e outros vidros sem deixar fiapos.

Secar sapatos
Coloque jornais dentro de tênis molhados e coloque-os sobre outros jornais para secarem mais rápido.

Evitar vazamentos na lixeira
Coloque jornais no fundo da lixeira, para evitar vazamentos e atração de insetos.

 

Use roupas velhas:

Meiões como esfregão
Você pode adaptar um meião de frio no seu rodo para servir como esfregão.

Meias para limpar persianas
Vestindo uma meia na mão, você consegue limpar as abas das persianas com todo cuidado.

Camiseta para limpar ventiladores
Para não espalhar a sujeira do ventilador, vista cada hélice na camiseta e recolha a sujeira.

 

Gostou do artigo? Tem algum comentário para compartilhar? Compartilhando e cooperando, a gente cresce.
Aliás, você já conhece o maior Sistema Cooperativo Financeiro do Brasil, o Sicoob?

 

Capa: Photo by Lauren Mancke on Unsplash

Leia Também

Comentários

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *