10 aplicativos superúteis para empresas

App’s para organizar finanças, gerir processos e muito mais.

Guia de Bolso | 22 de maio de 2017
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Com o avanço da tecnologia digital e do uso de smartphones e tablets, surgem a cada dia novos aplicativos com as mais diversas funções. Alguns, inclusive, podem ser muito úteis para otimizar a gestão da sua empresa (e o seu tempo). Ficou curioso? Conheça, então, 10 app’s empresariais que podem lhe ajudar em várias áreas do seu negócio:

 

1 – Asaas

Com versão desktop e aplicativo para Android, o Asaas é uma plataforma para otimizar a área de cobranças. Com ele, você pode enviar faturas e boletos via e-mail e SMS; tem avisos sobre vencimentos, pagamentos e atrasos; pode gerar 2ª via automaticamente com cálculo de juros e mora; e ainda consegue fazer a gestão de cobranças e mensalidades.

O empresário Gilson Ballman, sócio da Hábil assessoria contábil, comenta: “Usamos o Asaas para simplificar processos, mantendo um controle rigoroso das contas a receber e a pagar. Acabamos reduzindo horas de trabalho com a otimização das cobranças recorrentes e com a simplificação ao gerar boletos”.

 

2 – Aussi

Com versões para Android e iOS, o Aussi é um aplicativo colaborativo de compartilhamento de informações empresariais. Empreendedores de todo o Brasil conectados ao aplicativo postam suas dúvidas e desafios empresariais e recebem dicas e sugestões de outros empreendedores. O app é organizado por áreas de gestão e permite criar planos de ação para resolver os desafios propostos.

Vito Laselva, sócio de uma rede de delivery culinário, afirma: “Tenho utilizado bastante para obter informações sobre normas e legislação, mas ontem mesmo o utilizei para sanar uma dúvida quanto à motivação da minha equipe, como também já usei para ter ideias na áreas de marketing e vendas. Além disso, pelo app, posso ajudar outros empreendedores nos assuntos que tenho mais conhecimento e experiência”.

 

3 – Bling

Disponível para desktop e Android, o Bling é um sistema de gestão empresarial online. Ele permite organizar notas fiscais, estoques, cadastros, vendas e finanças. Além disso, possui integração com diversas plataformas de e-commerce e também com os Correios. É possível criar uma conta gratuita ou investir em um plano pago mais completo.

Para o empresário Cayo Sartori, co-fundador do e-commerce Paubrasil, o Bling ajuda a poupar tempo e dinheiro em todas as etapas. “Importamos os pedidos do site para o Bling, que consegue emitir as notas fiscais diretamente pelo aplicativo e enviar ao cliente automaticamente. Temos centenas de pedidos por mês, e se não fosse o Bling, precisaríamos contratar uma pessoa apenas para essa função”, comenta o empresário.

 

4 – ContaAzul

Com versões para desktop, Android e iOS, o ContaAzul é um sistema bem completo que facilita a gestão de micro e pequenas empresas, com funções de controle financeiro, de vendas e de estoques. Além disso, é possível integrar a conta bancária e importar informações, além de emitir boletos e notas fiscais eletrônicas, enviar recibos, propostas e contratos, bem como ter acesso a relatórios do seu negócio.

Sobre as funcionalidades oferecidas pelo ContaAzul, O CEO da empresa de tecnologia Cazamba, Victor Canô, ainda comenta: “Ele atualiza sozinho os extratos, vinculando-os ao nosso sistema financeiro, Isso ajuda muito na hora de verificar os recebimentos e pagamentos realizados, além de gerar relatórios de fluxo de caixa e de resultados, que são fundamentais para garantirmos a saúde financeira da empresa”.

 

5 – Controle de Vendas

O nome é autoexplicativo. O aplicativo, disponível apenas para Android, é indicado principalmente para o controle de vendas de profissionais autônomos. Totalmente em português e com boa usabilidade, o app permite cadastrar clientes, registrar vendas por categoria, receber notificações de cobrança, gerar relatórios por clientes e por categoria, classificar pagamentos totais e parciais e ainda oferece a função de proteger tudo isso com senha.

A empresária Malu Caroline comenta: “Eu amei o aplicativo. Me ajuda muito na parte financeira do meu pequeno salão de beleza”.

 

6 – Hootsuite

O Hootsuite é uma ferramenta para empresas que possuem fanpages e perfis em diversas redes sociais, permitindo o gerenciamento de todas as mídias sociais em um único lugar. Pode ser acessado por desktop, Android ou iOS. E você pode agendar posts em massa, gerenciar todo seu conteúdo social e medir o desempenho de todas as publicações em apenas uma plataforma.

Thoran Rodrigues, fundador da BigData Corp, relata sua experiência com o Hootsuite: “Estamos usando o app há 4 meses e vimos um incremento considerável em engajamento e adesão às nossas mídias. O app permite que planejemos o mês inteiro, fazendo pequenos ajustes ao longo do caminho. É ideal para um time enxuto como o nosso, que divide seu tempo em várias atividades simultâneas”.

 

7 – MailChimp

Plataforma para desktop, Android e iOS, o MailChimp permite criar e-mails marketing e newsletters, cadastrar mailing lists e automatizar envios em massa, além de ver estatísticas sobre cada ação – e-mails recebidos, lidos, clicados, etc. Uma ferramenta importante para empresas que apostam em estratégias de marketing digital para relacionarem-se com seus clientes.

Rafael Guerreiro, sócio-fundador da franquia Pintura a Jato, comenta os benefícios do MailChimp: “Controlamos as campanhas de e-mail marketing que estão sendo desenvolvidas ou as que já estão em andamento, verificando os relatórios de qualquer lugar. Por exemplo, no meio de uma reunião com potenciais franqueados, é possível informar a eles qual a taxa de interessados que abrem, leem e clicam em nossos e-mails, tendo assim um indicador de interesse do mercado em nossa franquia”.

 

8 – Qipu

Disponível para desktop, Android, iOS e Windows Phone, o Qipu é uma ferramenta lançada pelo Sebrae e pelo Buscapé, para ajudar na gestão das micro e pequenas empresas. A plataforma é gratuita e permite cadastrar clientes, realizar integração bancária, fazer controle financeiro e de fluxo de caixa, emitir notas fiscais eletrônicas, receber notificações sobre obrigações fiscais e ainda, para quem é MEI, sincronizar com o histórico do DAS para não esquecer nenhum pagamento.

Patrice Lamiral, co-fundadora da Skuad, afirma: “Para emitir notas fiscais, antes, era supercomplicado, pois eu ligava para meu contador e entrava na fila dos clientes que precisavam emitir notas fiscais. Com o aparecimento do Qipu, este problema foi resolvido e, melhor ainda, não prejudicamos mais nossos clientes com o atraso na emissão das notas”.

 

9 – Survey Monkey

Com versões para Android e iOS, a Survey Monkey é uma plataforma que permite criar questionários e pesquisas facilmente, coletando respostas por e-mail, mensagem de texto ou mídia social. Além disso, é possível filtrar, comparar e analisar os resultados em tempo real. Podem ser pesquisas de mercado, de clima organizacional, de satisfação do cliente, entre outras modalidades que podem ajudar o empresário a ter insights práticos e tomar melhores decisões.

Jamie Viggiano, diretor de marketing sênior da TaskRabbit, afirma: “A Survey Monkey é um de nossos recursos fundamentais”.

 

10 – Trello

O Trello é um gerenciador de projetos, disponível para desktop, Android e iOS. A plataforma permite trabalhar individualmente ou compartilhar projetos com um grupo. A ideia é que, em vez de usar e-mails, planilhas, post-its, etc., você concentre tudo sobre seu projeto no aplicativo. É possível adicionar membros aos projetos, controlar tarefas e prazos, fazer comentários, adicionar imagens e diversos outros tipos de documentos. Para facilitar, o Trello possui integração com Google Drive, Dropbox, entre outros.

O empresário Tomaz de Paula, dono de duas plataformas de advocacia, diz que: “os resultados obtidos foram espetaculares, pois conseguimos centralizar e organizar todas as tarefas dos diferentes projetos em uma única plataforma. Os prazos para entregas diminuíram e a produtividade aumentou”. O CEO da Cuponomia, Antônio Miranda, complementa: “Ele ajuda muito a diminuir os conflitos e possíveis desencontros de informações, já que todos sabem o que está sendo realizado, quem é o responsável e qual prazo estimado para a entrega de cada tarefa”.

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